Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Lar Residencial para Pessoas Portadoras de Deficiência assinalou 2º aniversário do seu funcionamento

2016-03-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foi em 17 de março de 2014 que abriu as portas o Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais para Pessoas Portadoras de Deficiência (CAO), da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. A comemorar dois anos de funcionamento, a data foi assinalada no mesmo dia com um lanche-convívio especial, que reuniu Utentes das duas valências, Funcionários, Órgãos Sociais da Santa Casa e Convidados, num ambiente animado e muito familiar.

Na celebração não podia faltar o bolo de aniversário. Cantaram-se os parabéns por mais um ano de vida e os utentes surpreenderam com uma canção dedicada aos funcionários, ao Provedor e aos convidados. A letra foi criada pelos utentes no âmbito da Oficina Artística, uma das áreas ocupacionais que são desenvolvidas no CAO.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Vítor Fernandes, agradeceu o trabalho, a dedicação e o carinho dos Funcionários e Técnicos, que tudo fazem para que os utentes possam sentir-se num ambiente de tranquilidade e felicidade. Agradeceu depois a presença do Presidente da Câmara e lembrou que a concretização deste equipamento social tem a sua marca, na medida em que foi o seu grande obreiro, quando na altura exercia as funções de Provedor da Santa Casa. Agradeceu ainda o apoio que o Município tem dado sempre que é solicitado, como aconteceu com a cedência das instalações da antiga Escola de Vila Meã para funcionamento da oficina de madeiras do CAO.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, agradeceu o convite para estar presente e referiu que é sempre com muita emoção que vive estes momentos, lembrando toda a luta que foi necessário fazer para que este projeto viesse a tornar-se uma realidade. A construção de uma casa que fosse um porto de abrigo seguro para as pessoas com deficiência e lhes proporcionasse qualidade de vida e integração na sociedade.

Júlio Norte salientou que este projeto ajudou a recuperar a autoestima destas pessoas, a trazer a alegria de viver e a fazer sentir que são respeitadas, que são úteis, que são cidadãos de pleno direito, com as suas diferenças. Para Júlio Norte esta foi sem dúvida uma das obras mais importantes que se fizeram no concelho, porque dirigida aqueles que mais precisam da sociedade e que tantas vezes são esquecidos ou abandonados.

E elogiou a dedicação, o carinho e a compreensão com que Funcionários, Técnicos e responsáveis da Instituição, tratam e cuidam dos utentes, desempenhando uma tarefa que não é fácil mas que certamente é gratificante e enriquecedora do ponto de vista humano e pessoal.  

No final, o Presidente da Câmara felicitou todos os que estão ligados àquela “casa”, Provedor, Órgãos Sociais, Diretora do Lar Residencial, Funcionários, enaltecendo o seu trabalho feito de dedicação e coração, e deixou ainda palavras de incentivo e encorajamento.

Atualmente o Lar Residencial acolhe 26 pessoas, em regime de internamento permanente. O Centro de Atividades Ocupacionais tem 28 utentes, a grande maioria utentes do próprio Lar, havendo seis que frequentam apenas as atividades ocupacionais e regressam a casa no final da tarde.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade