Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



1º Festival de Percussão de Mortágua constituiu um assinalável sucesso

2016-03-08
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O 1º Festival de Percussão de Mortágua constituiu um assinalável sucesso, registando-se a presença de cerca de 300 pessoas ao longo dos três dias do evento (4, 5 e 6 de março).

O Festival, organizado pela Filarmónica de Mortágua, com a colaboração do Município de Mortágua, deu a conhecer ao público as virtualidades e a versatilidade deste género de instrumentos, e ao mesmo tempo proporcionou a troca de experiências e conhecimentos entre os “aficionados” da percussão.

O primeiro dia do Festival foi dedicado aos “Talentos de Mortágua” e deu a possibilidade aos bateristas de bandas locais de fazer uma demonstração livre dos seus atributos. Registaram-se apresentações a solo e em coletivo, chegando a estar em palco sete bateristas a atuar, num momento verdadeiramente empolgante. Houve ainda a atuação da dupla de percussionistas Cowbell, que são finalistas da Escola Profissional de Música de Espinho, mas naturais da nossa região.

O segundo dia contou com dois momentos distintos. À tarde decorreu uma Masterclass de bateria orientada por Sérgio Marques e Francisco Lima. Estes dois bateristas profissionais dão formação nesta área e participam em várias bandas e projetos musicais. Sérgio Marques fez o Curso de Percussão no Conservatório, é Professor de Música e está no atelier de Percussão do Porto. Integra a banda “Cheers Aquela Banda” e é organizador da maior concentração de bateristas que tem lugar na Península Ibérica, denominado “Dia do Ritmo” que decorre no mês de junho. Estudou com Pete Lockett, baterista que trabalhou com nomes como Amy Winehouse, The Verve, Peter Gabriel, entre outros.

Francisco Lima frequentou o atelier de Percussão do Porto, sendo professor na Escola de Música de Lavra e no Armazém 508. Integra o quarteto de jazz “Entre Paredes”, um projeto baseado nos temas de Carlos Paredes, e na banda Zebra, uma banda de pop/rock cantado em português. É coordenador do Festival de Percussão e Bateria de Lavra. Estudou bateria com Klaus Hessler, um dos nomes mais sonantes da percussão. Atualmente está também a participar no novo disco do cantor/ator Ricardo Carriço.

Os dois formadores partilharam dicas e conselhos com o público, constituído sobretudo por executantes de bateria, e realizaram alguns exercícios/demonstrações para mostrar como se pode obter os melhores resultados da bateria e todas as potencialidades e combinações que se podem fazer com instrumentos de percussão.

À noite com a atuação dos Grouve Coorporation. Esta banda, formada por Francisco Lima (bateria), Daniel Fonte (guitarra elétrica), Nuno Costa (teclados), Sérgio Valmont (baixo) e Ana Alvarez, (voz), interpreta temas conhecidos de artistas como Bob Marley, Led Zeppelin, Franz Ferdinand, Robbie Williams, mas dando-lhes uma nova sonoridade ou roupagem, convertendo-os para estilos Funk, Soul e R&B.

No domingo foi a vez da atuação do grupo de percussão Simantra. O grupo, constituído por Andrés Perez, Leandro Teixeira, Luiz Ferreira e Ricardo Monteiro, já venceu vários prémios nacionais e internacionais. Simantra -Grupo de Percussão, formou-se em 2009, nascendo da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado ao repertório da música escrita para percussão nos séculos XX e XXI.

O grupo já realizou concertos no CIANTEC’09 - International Congress of Art, New Technologies and Communication, na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, no CísterMúsica – Festival de Música de Alcobaça, em várias edições do Tomarimbando – Festival Internacional de Percussão de Tomar, no Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão, no Musicalvão – Festival de Música da cidade de Vila Real e no Festival Internacional de Percussão da Patagónia 2015 (Argentina), entre outros eventos.

Em 2011 o Simantra recebeu o 1º Prémio no CIMCA’11 – Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”.

Atuou em espetáculo com o famoso Quórum Ballet e acompanhou os solistas internacionais Mark Ford (EUA), Katarzyna Mycka (POL) e Kuniko Kato (JAP).

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, marcou presença no encerramento do festival. Chamado ao palco para fazer a entrega de algumas lembranças do concelho aos artistas em palco, Júlio Norte aproveitou o momento para felicitar a Filarmónica de Mortágua pela iniciativa, pelo sucesso desta primeira edição e pelo brilhante espetáculo a que todos puderam assistir. Júlio Norte referiu que o sucesso do evento era mérito da Direção e dos jovens da Filarmónica, “que agarraram e ganharam o desafio”. E incentivou os jovens da Filarmónica a darem continuidade ao evento, dizendo que o primeiro passo já foi dado, “Naturalmente não vos faltará apoio se quiserem daqui a um ano realizar uma segunda edição”, disse. Ao que acrescentou: “É preciso acreditar nos jovens”.

O Presidente da Direção da Filarmónica, João Jorge, agradeceu no final a todas as entidades, empresas e pessoas que colaboraram na logística e organização do evento, e considerou que o balanço foi “muito positivo” para uma primeira vez, tendo até superado as expectativas iniciais. “Acho que a Filarmónica e as gentes de Mortágua devem sentir-se orgulhosos por aquilo que realizámos nestes três dias, porque tivemos aqui excelentes espetáculos e com pessoas de vários pontos do país.”, afirmou. Razão para que se pense já na edição do próximo ano.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade