Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Abertura da exposição de Banda Desenhada – “O Magriço”, no Centro de Animação Cultural

2016-03-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Integrada no programa de comemoração do aniversário da Biblioteca Municipal, decorreu no passado dia 27, a abertura da exposição de Banda Desenhada d`“O Magriço” e dos Doze de Inglaterra.

Trata-se de um exposição que retrata as aventuras da figura histórica de Álvaro Goncalves Coutinho, lendário cavaleiro de Penedono, que ficou conhecido por “O Magriço”. Segundo reza a história ou a lenda, este “Magriço” fez parte do grupo de cavaleiros que no século XIV partiu para Inglaterra para defender a honra de 12 damas inglesas que teriam sido ultrajadas na sua honra por nobres ingleses. Deles viria a destacar-se o “Magriço”, pela sua valentia e bravura em combate e em torneios.

É preciso contextualizar este tempo histórico e lembrar que a princesa inglesa Philippa of Lancaster (Filipa de Lencaste), tornou-se rainha consorte de Portugal através do casamento com o rei D. João I, celebrado em 1387 na cidade do Porto, e acordado no âmbito da Aliança Luso-Inglesa contra o eixo França-Castela.

Sabe-se que este cavaleiro andou pelas terras da Flandres, ao serviço do Duque de Borgonha, e que terá participado em torneios. Por outro lado, nesta época surgem as novelas de cavalaria com a criação de heróis que alimentavam o imaginário popular, heróis apostados em dar a vida pela defesa da honra e da pátria.

Tão famosos foram os seus feitos além-fronteiras, que a figura do Magriço e a saga dos Doze de Inglaterra aparecem referenciados nos “Lusíadas” - Luís de Camões, sobretudo no Canto VI, estrofes 42 e 69. Este exemplo de bravura e valentia passou também para os tempos modernos. A seleção nacional de futebol que alcançou o terceiro lugar no Mundial de 1966 na Inglaterra, foi denominada de “Os Magriços”.

Na abertura da exposição, além do Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, marcaram também presença o Presidente da Câmara Municipal de Penedono, António Carlos Saraiva, e o autor da obra, Pedro Emanuel dos Santos. A exposição é patrocinada pelo Município de Penedono e já percorreu vários concelhos da região.

Pedro Emanuel dos Santos, é natural da vila de Gonçalo, do concelho da Guarda, mas reside em Viseu. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Coimbra, sendo Mestre em Política Cultural, pela  mesma Faculdade. É atualmente professor do Ensino Secundário. Desde cedo se interessou pelos domínios da arte, nomeadamente no campo das artes plásticas, do desenho, da pintura e da ilustração, áreas onde tem desenvolvido, de forma autodidática, inúmeros trabalhos.

“O Magriço” foi a primeira obra de Banda Desenhada que produziu, tendo sido editada em 2011. Entretanto já foi produzida uma segunda obra, também com contornos históricos, sobre a lenda da princesa Ardinia e D. Tedon, referente ao concelho de Tabuaço. Neste momento está a preparar uma obra sobre o “Soldado Milhões”, herói português da 1ª Guerra Mundial.

A convite da Câmara Municipal de Mortágua, o autor está a preparar uma ilustração sobre a história do Juiz de Fora, que relata um episódio histórico passado em Mortágua no século XIV, que também combina facto histórico e lenda.

A Exposição pode ser vista até ao próximo dia 21 de março, no Centro de Animação Cultural.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade