Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Apresentação do livro “Cool Dog” na Biblioteca Municipal. Parte da receita reverte a favor da Escola de Cães-Guia de Mortágua.

2016-02-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 19, na Biblioteca Municipal, a apresentação do livro “Cool Dog”, da autoria de Sónia Miranda e Inês Fonseca.

A apresentação pública do livro contou com a presença de dezenas de pessoas. Entre a assistência encontravam-se Vereadores do Executivo Municipal, responsáveis da Direção da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual - Escola de Cães-Guia para Cegos, técnicos, associados e famílias de acolhimento desta Escola, e público em geral.  

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, presidiu à sessão de apresentação do livro, tendo dado as boas vindas às autoras, Médicas Veterinárias por formação académica, exercendo atividade clinica nesta área.

O livro fornece dicas e conselhos para que o cão tenha uma vida saudável, abrangendo temas como Alimentação, Higiene, Exercício Físico, Obesidade, Reprodução e Geriatria. O livro não pretende ser uma manual médico, mas tão só um guia informativo que ajuda a compreender cada etapa da vida de um cão e os cuidados que devem ser observados para uma vida mais saudável do amigo de quatro patas. Porque mais do que um animal, o cão é também um amigo, um companheiro, do dia-a-dia, e nalguns casos, um auxiliar em muitas tarefas nobres, como acontece com os cães-guia para cegos, os cães utilizados em missões de salvamento e resgaste, só para dar alguns exemplos.

Além de constituir uma preciosa ajuda para quem tem ou pensa em ter um cão, este livro tem ainda uma finalidade solidária, uma vez que 1 euro da venda de cada livro reverte em favor da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, sediada em Mortágua.

O Presidente da Câmara agradeceu em nome do Município e da comunidade a iniciativa das duas autoras e felicitou-as pelo seu “gesto digno” e “exemplo extraordinário”, referindo-se à oferta de um euro da receita de cada livro para a Escola. Lembrou que a Escola entrega gratuitamente os cães-guia aos deficientes visuais e vive muito do voluntarismo, dizendo: “se muita gente no nosso país tivesse o mesmo gesto, a sustentabilidade da nossa Escola estava assegurada”. E reafirmou que o Município vai continuar a apoiar a Escola no que estiver ao seu alcance, sem deixar de frisar que esse papel devia competir sobretudo ao Estado.

Júlio Norte salientou o trabalho que a Escola desenvolve, de âmbito nacional, e as 169 duplas cego-cão/guia que a Escola já formou até ao final de 2015. E afirmou que este “é um projeto que o Município e os Mortaguenses consideram como seu e no qual temos muito orgulho”. E destacou o papel que o Prof. Júlio Paiva, ali presente, teve no nascimento deste projeto, mostrando sempre uma grande força e tenacidade na sua concretização.

Júlio Norte referiu o significado que um cão representa para muitas pessoas e famílias, em termos de vivência, partilha, amizade, companheirismo, afirmando que “para muitas famílias o cão é quase como um elemento do agregado familiar”, tais os laços que se criam.

Sónia Miranda e Inês Fonseca prestam assistência técnica à Escola de Cães-Guia de Mortágua, desde há dez anos. “Trabalhamos diretamente com os cães que estão na Escola, com as famílias de acolhimento dos cães e com os utilizadores de cães em trabalho, e eu em particular ainda trabalhei com a Escola nas minhas provas de doutoramento. Ao longo destes anos criámos uma forte ligação de trabalho, respeito e empatia com os formadores e com as pessoas que estão à frente da Associação”, explicou Sónia Miranda.

Inês Fonseca referiu que a decisão de ter um cão deve ser muito bem ponderada, porque exige tempo e responsabilidade. “Tempo para passear, dar atenção e carinho, praticar desportos, estimular do ponto de vista intelectual, e prestar todos os cuidados médicos e outros que ele necessita. Todos esses aspetos terão de ser ponderados na decisão de adquirir ou adotar um cão”.

Sónia Miranda destaca o “papel social” fundamental que o cão desempenha para muitas pessoas e famílias. “Desde a pessoa que vive sozinha, as famílias com crianças, as pessoas que veem os filhos partirem e se sentem sozinhas. O cão como animal de companhia tem e tende cada vez mais a ter um papel fundamental”. Além disso, acrescenta, o cão é um animal excelente para fazer as pessoas saírem de casa, fazerem exercício físico e relacionarem-se socialmente.

Filipa Paiva, Diretora Técnica da Escola de Cães-Guia de Mortágua, referiu que a iniciativa de doar um euro por cada livro foi da iniciativa das próprias autoras e constituiu uma “agradável surpresa”. Quanto ao manual, refere que é uma “grande ajuda” para qualquer pessoa que quer ter um cão educado em casa. O trabalho da Escola é em parte suportado pelas chamadas “famílias de acolhimento”, que de forma voluntária e com acompanhamento dos técnicos da Escola, colaboram na educação/formação dos cachorros nos dois primeiros anos de vida.

No final, as duas autoras autografaram os livros adquiridos pelos presentes.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade