Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Semana das Profissões” auxilia alunos do Agrupamento de Escolas a tomar a melhor opção para o seu futuro

2016-02-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Termina hoje a “Semana das Profissões”, uma iniciativa do Projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido em parceria pelo Município e Agrupamento de Escolas de Mortágua.

O “Painel de Profissionais” foi a primeira atividade da “Semana das Profissões”, tendo decorrido no Polivalente da Escola Básica 2.3, com a presença de cinco profissionais de diferentes áreas que deixaram o testemunho da sua profissão, tanto em termos práticos como pessoais.

Uma Engenheira Mecânica, uma Médica Ortopedista, uma Coach, um Polícia do Grupo de Operações Especiais e um Piloto, foram os intervenientes, tendo sido indicados pelos alunos, em função dos seus interesses. Na plateia, a ouvir os diferentes profissionais, estiveram cerca de 150 alunos do 8º, 9º e 12º ano que estão inscritos no programa de Orientação Escolar e Profissional do projeto.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada Costa, deu as boas vindas aos alunos, professores, palestrantes e entidades ali presentes, e salientou que o objetivo desta atividade é ajudar os alunos a fazer as suas escolhas futuras “de uma forma mais informada e esclarecida”.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, que presidiu à abertura da sessão, destacou a importância destas ações, lembrando aos jovens que estão numa fase crucial em que vão começar a ter que pensar no que querem para o seu futuro e a ter que tomar decisões.

Sensibilizou os alunos para estarem atentos ao mercado de trabalho, às suas oportunidades e perspetivas, e nesse sentido referiu que existem algumas áreas de futuro no concelho, nomeadamente na área das engenharias, tendo em consideração um conjunto de empresas que se estão a instalar e outras que pretendem instalar-se no Parque Industrial.

E alertou para o facto de que nem todos vão conseguir alcançar a profissão que idealizaram, mas se trabalharem e esforçarem é mais fácil alcançar a profissão dos seus sonhos.

Júlio Norte formulou votos de que a sessão fosse proveitosa para os alunos: “Espero que fiquem melhor informados, com ideias mais claras e que este dia possa ser recordado como um dia importante que vos ajudou a refletir e a tomar as melhores opções”.

A finalizar, manifestou a sua satisfação por ver, ano após ano, na Semana das Profissões, alunos que passaram por aquela mesma escola e pela Secundária, a intervir na qualidade de palestrantes, afirmando que são um exemplo a seguir.

Nas suas intervenções, cada um dos profissionais fez uma descrição global das características da profissão que exercem, das características pessoais essenciais para o desempenho da profissão, das atividades e funções que desenvolvem, dos especto mais e menos agradáveis no desempenho da sua profissão. Fizeram também referência aos motivos que levaram à escolha da profissão e ao percurso de formação escolar e profissional que tiveram de fazer para ingressar na profissão. Além disso, referiram também a realização pessoal e profissional que sentem no desempenho da sua atividade profissional. Todos os profissionais foram unânimes ao dizer que gostam da sua profissão e que se sentem realizados pessoal e profissionalmente na mesma. Alguns deles afirmaram mesmo que foi a concretização de um sonho de infância.

De um modo transversal, os profissionais deram alguns conselhos aos alunos que pretendem seguir alguma daquelas áreas, destacando valores como o trabalho, o empenho, a perseverança, o espírito de sacrifício, que foram determinantes para estarem hoje no lugar que ocupam.

A “Semana das Profissões” decorre entre 22 e 26 de fevereiro. Para além dos Painéis de Profissionais, o programa incluiu Mesas Redondas dos Cursos Cientifico-Humanísticos e dos Cursos Profissionais, e Visitas de Conhecimento a empresas do concelho e da região. Ontem os alunos visitaram as empresas “Planalto Beirão” e a Interecycling e hoje vão visitar os Laboratórios Basi e o interior da Barragem da Aguieira.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade