Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua foi “capital do mundo” da canoagem. Nelo Winter Challenge juntou alguns dos melhores atletas do mundo na modalidade.

2016-02-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Os melhores atelas de canoagem do mundo, incluindo campeões olímpicos, europeus e mundiais, estiveram em competição no passado dia 20, no centro de treino de alto rendimento do Montebelo Aguieira, situado em Mortágua.

Cerca de 300 atletas, estrangeiros e nacionais, competiram no Nelo Winter Challenge, uma prova que tem vido a crescer ano para ano e que reúne alguns dos maiores nomes da canoagem mundial, que estão neste momento a estagiar naquele centro de treino, integrando as seleções dos seus países. Atletas oriundos de países como Rússia, Polónia, República Checa, Roménia, Lituânia, Dinamarca, Reino Unido, Itália, França, Espanha, entre outros.

Para além dos atletas estrangeiros, estiveram também em competição os atletas portugueses que estão apurados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, como Emanuel Silva, Fernando Pimenta, Teresa Portela João Ribeiro, David Fernandes, que obtiveram posições de relevo. Lembramos que a seleção nacional esteve a estagiar durante três semanas neste centro de treino.

“É uma celebração que nós fazemos aqui com os atletas que escolhem Mortágua para realizarem os seus treinos de Inverno, é proporcionar-lhes um dia diferente, num modelo competitivo, em que acima de tudo o que interessa é esta interação entre países, num espírito de camaradagem e de início de época, em que a performance desportiva não é o mais relevante, mas outros valores”, explicou André Santos, Diretor Geral da Nelo.

A competição, pelas suas características, permite aos atletas mais novos ou menos renomados competirem diretamente com as principais figuras da modalidade a nível mundial ou pelo menos ver em ação estes atletas de topo.

Este ano por causa dos Jogos Olímpicos é expectável um ligeiro aumento de afluência de atletas de todo o mundo ao centro de treino da Aguieira. Algumas seleções vão partir daqui diretamente para o Rio de Janeiro, casos da Suécia, Dinamarca e Nova Zelândia.

“Queremos tornar este centro numa referência mundial”- André Santos, Diretor Geral da Nelo

A Nelo e o Montebelo Aguieira, que são parceiros neste projeto, têm vindo a investir fortemente no centro de treino, procurando dotá-lo dos melhores equipamentos e condições de apoio aos atletas, em complemento às condições naturais excelentes para a prática da modalidade. Um extenso plano de água e praticamente sem ondulação.

“Os passos que têm vindo a ser dados é no sentido deste centro se tornar num centro de referência mundial”, afirma André Santos. Além da construção de um ginásio específico para os atletas, mais recentemente foi montada uma pista para competições. “É uma pista de 3 mas que tem a opção de ser uma pista de 9, onde podem ser realizadas competições ao mais alto nível, como esta, e ao mesmo tempo permite a organização de competições ao nível do desporto escolar, e provas de âmbito regional e nacional”.

Com estes investimentos, pretende-se que o centro de estágio tenha uma utilização durante todo o ano e com uma grande rotatividade de equipas e seleções.

“Temos hoje um centro que permite que as equipas no período de preparação mais específico possam ficar aqui, em qualquer altura do ano, seja em junho, julho, outubro, dezembro. Antes não tínhamos essa possibilidade, porque não tínhamos uma pista calibrada, mas neste momento já temos todas as condições”.

André Santos traça o objetivo: “ Queremo-nos tornar uma referência da canoagem mundial, não só quando o clima nos favorece, mas também quando o clima é indiferente, quando o clima é igual aqui como noutro país, mas que os atletas sintam que em Portugal têm melhores condições, seja em termos de ginásio, hotel, alimentação, apoio logístico. Naturalmente que vai haver sempre mais afluência nesta altura do ano, mas nós estamos a trabalhar para que Mortágua seja o centro de treino da canoagem mundial, durante todo o ano, porque isso é que dá sustentabilidade à operação”.

O responsável adiantou que a Nelo está em negociações avançadas para trazer para Mortágua, já no próximo ano, a cerimónia da entrega dos prémios da canoagem mundial, uma espécie de “Óscares” da modalidade, que a concretizar-se, decorrerá em paralelo com esta competição.

 

 

 

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade