Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Tomou posse o novo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mortágua

2016-02-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Em cerimónia pública realizada no passado dia 31, tomou posse o novo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, Luís Flipe Rodrigues.

Na cerimónia marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Vereadores, Presidentes de Junta de Freguesia, Comandante Operacional Distrital, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros, Presidente da Direção dos Bombeiros, Comandante Interino, representante da Guarda Nacional Republicana, representante da Investigação de Incêndios Florestais da Policia Judiciária.

A assistir ao ato estavam ainda os Comandantes e Dirigentes de várias Corporações vizinhas, nomeadamente Santa Comba Dão, Tondela, Cabanas de Viriato, Penacova, Mealhada; Bombeiros do Quadro de Honra e Reservas, Bombeiros do Quadro Ativo, bem como associados, empresários, familiares e amigos.

A cerimónia teve início com a leitura, pelo Presidente da Assembleia Geral, Afonso Abrantes, do termo de Tomada de Posse homologado pelo Diretor Nacional de Bombeiros, sob proposta da Direção dos Bombeiros. Seguiu-se a imposição das insígnias ao novo Comandante, ato que teve a participação do Presidente da Câmara, do Comandante Operacional Distrital e da bombeira Tânia Rodrigues (sobrinha do empossado).

 

O Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros, Afonso Abrantes, felicitou o novo Comandante e saudou a escolha da Direção e do Corpo Ativo, dizendo que foi uma escolha “acertada”. Falando do Comandante empossado, salientou que o mesmo sempre demonstrou uma enorme dedicação em tudo o que eram as suas responsabilidades ao nível da Proteção Civil, bem como uma grande dedicação e amor à Associação. Finalizou desejando felicidades e um trabalho profícuo neste novo ciclo que agora se abre.

O Presidente da Direção dos Bombeiros, Hugo Fonseca, destacou as qualidades humanas e profissionais que presidiram à escolha do novo Comandante, por parte da Direção. Um homem que não sendo bombeiro, vincou, “é um homem da casa com larga experiência”, que ocupou durante cerca de uma década os mais diversos cargos nos Órgãos Sociais da Associação. Uma pessoa que possui um conhecimento direto, pessoal e profissional do concelho e das suas gentes, das necessidades prementes da população, e das questões relacionadas com a missão dos bombeiros. Por tudo isto, afirmou: “É, e será o homem certo para o lugar certo”.

E expressou o apoio incondicional da Direção nesta caminhada que o novo Comandante agora vai iniciar.

O Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Amaro Nunes, referiu que o novo Comandante tem não só o apoio da Direção, que o nomeou, mas também de todas as Federadas do Distrito de Viseu, “pois o seu sucesso, será o de todos, e quem ganha são as populações que servimos”. Referiu que o futuro reserva muito trabalho e responsabilidade, mas que a sua missão será em muito facilitada com um corpo de” bombeiros de referência e excelência” que vai liderar.

O Comandante Operacional Distrital, Tenente Coronel Lúcio Campos, felicitou o novo Comandante por ter sido a escolha dos Bombeiros de Mortágua e por ter tido a “coragem” de assumir este desafio. “Porque ser Comandante é uma missão honrosa mas é também uma missão espinhosa e difícil, nem sempre compreendida e que exige muito em termos de sacrifício pessoal e familiar”. Afirmou que conhece bem o novo Comandante, por quem tem uma grande estima e consideração pessoal e profissional. “É uma pessoa dedicada, competente e profissional, de muito rigor e planeamento. Estou convicto de que vai ser um excelente Comandante e ao mesmo tempo um elemento que dará um contributo muito positivo para a imagem e para o valor dos Bombeiros do Distrito”. E deixou uma palavra ao Corpo Ativo, para que esteja unido em torno do novo Comandamento. “ O sucesso dele é o vosso sucesso e o sucesso de nós todos”, disse.

O Tenente Coronel Lúcio Campos reafirmou, por outro lado, a abertura e disponibilidade permanente do CDOS para trabalhar em conjunto com o novo Comandante e os Bombeiros de Mortágua.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saudou o novo Comandante, dirigindo também palavras para os seus familiares (pais, esposa e filhos), ali presentes. Destacou as qualidades humanas e profissionais do novo Comandante, como a humildade, dedicação, profissionalismo, solidariedade, a sua maneira de ser e estar na vida, e manifestou a sua certeza absoluta de que o mesmo irá ser bem-sucedido na sua missão. E apelou aos Soldados da Paz para estarem unidos à sua volta, pois sozinho nada se consegue. “Só com equipas fortes, coesas e unidas, com trabalho de equipa, se pode atingir o objetivo”, afirmou.

Júlio Norte destacou ainda o percurso de Luís Filipe Rodrigues na área da Proteção Civil Municipal, a sua experiência no terreno. “Foi um bombeiro sem farda, mas sempre com uma ligação muita estreita com os Bombeiros e com a Proteção Civil”. Referiu que muito do trabalho desenvolvido pelo Município nas infraestruturas florestais, nomeadamente na abertura e beneficiação de caminhos florestais, tem a sua marca.

Júlio Norte deixou ainda palavras de apreço, reconhecimento e gratidão ao Comandante Joaquim Gaspar, lembrando toda uma vida de 50 anos de dedicação aos Bombeiros de Mortágua, dos quais cerca de 30 como Comandante. Deixou também uma palavra de reconhecimento ao Comandante Interino Manuel Sá, pela forma como soube desempenhar e honrar o cargo neste período transitório.

O Presidente da Câmara reafirmou que o Município vai continuar, como sempre o fez, a apoiar e a colaborar com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, trabalhando em parceria e respeitando a autonomia de cada entidade. Referindo-se ao investimento que a Associação pretende fazer, este ano, com a aquisição de equipamentos de proteção individual, afirmou que o Município esteve, está e estará sempre atento às necessidades dos Bombeiros, no sentido de que possam ter ao seu dispor os meios necessários. A terminar desejou as maiores felicidades ao novo Comandante, apelando à união de todos.

Já empossado como novo Comandante, Luís Filipe Rodrigues começou por dirigir agradecimentos à família, aos pais, esposa e filhos, por todo o apoio e estímulo nesta nova caminhada da sua vida. Afirmou que aceitou o desafio não por qualquer causa pessoal, mas pelo serviço à população, ao próximo e ao interesse público.

Dirigindo-se aos homens e mulheres do Corpo Ativo, referiu que conta com a sua prontidão, o seu empenho, o seu voluntariado, a sua dedicação, o seu profissionalismo, para superar e levar a bom porto esta missão. E afirmou: “Todos são necessários e todos têm lugar nesta casa. Esta casa é vossa, mas também tem que ser da vossa família”.

O Comandante Luís Filipe definiu os desígnios para a sua missão à frente do Comando: a disciplina, a formação, o desempenho, a segurança e a imagem. Referiu que ser bombeiro hoje, é muito diferente do passado, não chegando a boa vontade de servir as populações, dizendo, “temos de estar à altura dos desafios que cada vez mais nos colocam”.

“Sei que vou comandar os melhores bombeiros do Mundo”, afirmou o novo Comandante, agradecendo a confiança que nele depositaram. No final dirigiu agradecimentos ao Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros e da Assembleia Municipal, ao Presidente da Direção dos Bombeiros, ao Presidente da Câmara Municipal, ao Comandante Operacional Distrital, a Ângelo Gualter Mendes, Fernando Matos, Urbano Marques (Águas de Penacova), ao Comandante Joaquim Gaspar e 2ºComandante Manuel Sá.

Luís Flipe Rodrigues, 41 anos, é licenciado em Engenharia Floresta e exerce funções profissionais na Câmara Municipal de Mortágua como coordenador do Gabinete Técnico Floresta e do Serviço Municipal de Proteção Civil. Desde há três anos é também Comandante Operacional Municipal.

Integrou a direção dos bombeiros durante 10 anos e recentemente frequentou o curso de Quadro de Comando na Escola Nacional de Bombeiros. No final da cerimónia o novo Comandante recebeu os cumprimentos e as felicitações de todos os que estavam presentes.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade