Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Centro de Atividades Ocupacionais promoveu 1º Encontro de Boccia em Mortágua

2016-01-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Realizou-se no passado dia 26, no Pavilhão Desportivo de Vila Moinhos, o 1º Encontro de Boccia organizado pelo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

O evento contou com a presença de 70 participantes, em representação da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estevão (Viseu), Cooperativa Vários, de Tondela, além do próprio Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua.

Os utentes do CAO da Santa Casa começaram há poucos meses a praticar esta modalidade, com treinos no Pavilhão de Mortágua e de Vila Moinhos, daí que haja um grande desnível competitivo com as outras instituições, que já praticam a modalidade há mais tempo e estão habituados a participar em torneios regionais e nacionais.

César Seabra, Técnico de Desporto da Santa Casa da Misericórdia, referiu-nos que o Boccia “é um desporto que desenvolve a perícia, a coordenação, o raciocínio”, porque os jogadores têm de fazer opções táticas, “ao mesmo tempo que promove a socialização e integração dos utentes na sociedade”. Além disso, “é um desporto que pode ser praticado por quase todos os utentes, incluindo os que se deslocam em cadeira de rodas”, porque se adapta a vários graus de deficiência.

No final teve lugar um almoço-convívio que reuniu atletas, monitores e técnicos, seguido da entrega de uma lembrança alusiva à participação no Encontro, a todos os atletas.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Vítor Fernandes, usou da palavra para agradecer a presença das Instituições e de todos os participantes, e sublinhou que o mais importante destes encontros não é o resultado, não é quem ganha, “mas sobretudo o convívio, a amizade, a troca de experiencia que proporciona entre Instituições e participantes”. O CAO da Santa Casa desenvolve várias atividades ocupacionais que visam promover a ocupação ativa, desenvolver a autonomia e as competências dos utentes, que abrangem áreas como Madeiras, Expressão Plástica, Oficina Artística, Tapeçaria, Atividades da Vida Diária, Piscina, Desporto adaptado e Hipoterapia.

A Instituição está a encetar contactos com várias empresas do concelho no sentido de poderem vir a integrar utentes do CAO, sendo uma forma de promover a sua integração no mercado de trabalho.

O Município de Mortágua congratula-se com a organização de uma iniciativa deste género, pela primeira vez, em Mortágua, e destaca o valioso trabalho que a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua e concretamente o CAO tem feito com o objetivo de contribuir para a socialização e integração das pessoas portadoras de deficiência.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade