Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Canoagem de nível mundial. Seleções da Europa estagiam no Centro de Treino do Montebelo Aguieira

2016-01-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mais uma vez o centro de treino do Montebelo Aguieira acolhe seleções de vários países que aqui realizam a sua preparação para a nova época desportiva. Este ano algumas selecções irão realizar a sua preparação final para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, neste centro de alto rendimento, daqui seguindo diretamente para o Brasil.

A Nelo (empresa portuguesa é o maior fabricante mundial de kayaks) e o empreendimento turístico Montebelo Lake Resort & Spa, estão associados numa parceria que permite aos atletas de alta competição dispor das condições ideais para o seu alto rendimento desportivo. O centro de treino da Aguieira é considerado um dos mais sofisticados e conceituados do Mundo, para a prática da modalidade, sendo procurado anualmente por centenas de atletas internacionais.

Várias seleções já passaram pelo centro de treino, como a Rússia, Roménia, República Checa, França, Reino Unido e Espanha. Nos próximos meses espera-se a chegada de mais seleções, nomeadamente Polónia, Rússia, República Checa, Roménia, Hungria, Letónia, Lituânia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Itália, França. Mas há também seleções de países menos prováveis, com reserva marcada, como Egipto, Tunísia ou Nova Zelândia.

A Equipa Nacional de Velocidade de kayaks Femininos e Canoas masculinas também realizou, no Centro de treino do Montebelo Aguieira, mais uma fase da sua preparação para a época internacional 2016.

Entre as seleções internacionais que estão actualmente a estagiar na Aguieira conta-se a seleção feminina de juniores de Inglaterra, composta por 13 atletas e três treinadores.

O treinador Mark Hoile referiu que a escolha da Aguieira deve-se à conjugação de vários fatores favoráveis, desde logo o nosso clima ameno de Inverno: “Em Londres temos temperaturas de 2 graus negativos e aqui as temperaturas oscilam entre os 12 e os 18 graus”. Além disso, destaca o plano de água, o apoio logístico, e o facto de todas as estruturas de apoio, como alojamento, restaurante, ginásio específico, estarem concentradas e perto da água, evitando grandes deslocações. Ao que acrescenta outra vantagem, a facilidade de arranjar voos entre Londres e os aeroportos portugueses, nomeadamente Porto e Lisboa.

A empresa Nelo (um dos maiores e mais prestigiados fabricantes de kayaks a nível mundial) oferece apoio a nível material (cedência de kayaks para os atletas e barcos a motor para os treinadores), quatro pistas balizadas, com 250 metros, para competição, e todo o apoio logístico que precisam. A Nelo faz também a gestão do ginásio e da piscina para utilização dos atletas.

Normalmente é entre os meses de outubro e abril que os atletas e selecções visitam o centro de treino, ou seja, coincide com a época em que nos países de origem se registam condições atmosféricas adversas, que impossibilitam a prática da modalidade. As equipas permanecem em média duas semanas no centro de treino da Aguieira, havendo no entanto selecções que fazem mais de uma estadia, em épocas diferentes do ano.

Além das condições naturais da Albufeira da Aguieira, das estruturas de apoio (ginásio, piscina aquecida, campo de jogos), e do apoio logístico, as equipas dispõem também das excelentes condições de alojamento e de um serviço de alimentação adaptado às necessidades específicas de cada seleção.

 O Presidente da Camara Municipal, Júlio Norte, refere que o centro de treino do Montebelo Aguieira é uma referência que faz com que o nome Mortágua seja falado nos quatro cantos do mundo, e a prova disso é a nacionalidade dos atletas, que vêm desde a Rússia até aos países da América do Sul, África, Oceania.

“Estamos perante uma promoção global do Montebelo Aguieira, da região e do país, não só do ponto de vista da excelência das infraestruturas desportivas e de alojamento que aqui existem, como também do ponto de vista turístico”, referindo os benefícios dessa presença em termos de receitas para o país, incluindo as viagens aéreas, as compras. Além disso, refere, “estes atletas vão ficar a conhecer a região e o país, e provavelmente com vontade de voltar noutra ocasião, em gozo de férias”.      

É também habitual os atletas, durante a estadia, aproveitarem para fazer compras em Mortágua e visitar a região, sendo outra mais-valia que gera a sua permanência.

E adianta que a Câmara Municipal, juntamente com o Montebelo Aguieira, encetou contactos com a Agência Portuguesa do Ambiente (ex-ARH) e a EDP, tendo em vista a instalação de uma pista de canoagem na albufeira, o que constituirá mais um elemento de atração de seleções e de consolidação do centro de treino a nível internacional.

 

Presença de atletas paraolímpicos

Esta temporada regista-se, pela primeira vez, a presença de atletas paralímpicos no centro de treino. “É um elemento diferenciadorque nos enche de orgulho. Já recebemos atletas brasileiros e em março teremos a presença de atletas suecos”, referiu um responsável do Montebelo Aguieira.

 

Aguieira acolhe Nelo Winter Challenge 2016 no próximo mês de fevereiro

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro de Treino do Montebelo Aguieira vai receber mais uma edição do Nelo Winter Challenge. Este evento, a realizar no dia 20 de fevereiro, é já uma referência nas provas de inverno, não só pela elevada qualidade dos atletas que participam, mas também pelo nível de organização que apresenta.

Trata-se de um evento de competição, constituído por duas provas: contrarrelógio de 1500m e torneio de 150 m, com rondas eliminatórias até ao grande final.

Estarão presentes muitos dos melhores canoístas de todo o Mundo, incluindo medalhistas olímpicos. O evento será precedido, no dia 19, com a apresentação mundial dos modelos das Canoas SIX.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade