Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Exposição de Pintura de José Jorge Ferreira

2016-01-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Abriu ao público, no passado dia 23, na Biblioteca Municipal, uma Exposição de Pintura da autoria de José Jorge Ferreira.

Natural da Gândara, antigo funcionário da EDP, Jorge Ferreira é um autodidata que aprendeu por si, lendo livros e praticando, as técnicas de pintura.

“Sempre fiz rabiscos a lápis como brincadeira, coisas simples, sobre isto ou aquilo. A experimentar em tela ou em cartão, uma coisa mais séria, foi em finais dos anos 80”, conta.

Algumas das suas pinturas contam histórias reais vividas, perpetuam memórias, como as paisagens de África que conheceu durante a Guerra do Ultramar, ou momentos mais pessoais, de cariz familiar.

É de destacar também uma pintura que reproduz o antigo Largo 5 de Outubro e um retrato de Tomaz da Fonseca.

  

A abertura da exposição contou com a presença de algumas dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e público em geral. O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, esteve presente e felicitou o artista, dizendo que era com enorme gosto e prazer que estava numa exposição de mais um artista mortaguense, mas também de um amigo de há longa data, que decidiu partilhar, através da pintura, uma outra faceta da sua vida.

Referiu ainda que se estava perante uma “família de artistas”, uma vez que o seu filho (Hugo Ferreira) tem vindo a destacar-se na arte da fotografia, tendo já realizado várias exposições.

O Presidente da Câmara afirmou que em Mortágua há muita gente como José Jorge Ferreira, “que são autodidatas, que têm capacidades inatas para as artes, seja para a escrita, a pintura, a fotografia, ou outras áreas, mas que permanecem escondidos”, não se revelando ao público. E lançou o desafio para que tragam para a luz do dia o seu trabalho, para que possa ser apreciado e valorizado por todos.

A exposição foi complementada com livros da Biblioteca, colocados junto a cada quadro, relacionados com a temática ali retratada.

Para o final da visita à exposição, estava preparada uma surpresa. Os presentes foram convidados a assistir a um momento musical, em que a protagonista foi uma jovem de apenas 10 anos de idade, Inês Fernandes, que encantou toda a gente com a sua voz e o seu dom de fadista. Acompanhado por Valdemar Freire (bandolim e viola) e Humberto Garrote (viola), interpretou temas de Ana Moura (“Desfado”), Marisa (“Rosa Branca”, “Chuva”, um original de Jorge Fernando), António Zambujo (“Pica do sete”) e Flor de Lis (“Pelas ruas do amor”), resgatando vibrantes aplausos do público. É caso para dizer que esta jovem tem o fado a correr-lhe nas veias e que foi o fado que a descobriu, tal a naturalidade e alma como sente o fado, como se fosse uma artista adulta.

A Exposição de Pintura pode ser vista até ao próximo dia 29 de Fevereiro.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade