Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Academia Saber + já está a funcionar e conta com 65 inscritos.

2016-01-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mortágua já possui uma academia vocacionada para a população sénior do concelho. A “Academia Saber+”, como é designada, tem por destinatários pessoas com 50 ou mais anos de idade, que tenham vontade de aprender e saber mais, de partilhar experiências, saberes e vivências. Neste momento conta com 65 inscritos.

O projeto, criado pelo Município, apresenta-se como uma resposta a todos os que procuram melhorar o conhecimento da realidade envolvente, pela criação de um espaço onde a aprendizagem se faz numa perspetiva informal, voluntária, partilhada, promovendo o conceito de aprendizagem ao longo da vida.

Valorizar a experiência, melhorar a qualidade de vida, promover a participação e cidadania ativa, a procura e o acesso à informação, são os fundamentos que tornam este projeto pertinente desenvolvendo a dimensão social do Concelho.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, este projeto representa a concretização de um objetivo definido pelo atual Executivo Municipal, indo ao encontro de um desejo de muitos mortaguenses que manifestaram o seu interesse na existência de um espaço que promovesse a ocupação ativa dos seus tempos livres, numa altura em que têm mais disponibilidade de tempo, nomeadamente por estarem aposentados ou porque já deixaram o mercado ativo de emprego.

O autarca lembra que a esperança média de vida tem vindo a aumentar e as pessoas com 50 ou mais anos de idade têm hoje uma vida muito mais dinâmica e participativa, em comparação com o que passava algumas décadas atrás.

“As pessoas têm mais consciência de que a idade é algo relativo, no sentido de que a “vida vivida” não se resume a uma mera soma aritmética de anos, à longevidade, mas acima de tudo é uma questão de qualidade de vida. Estas pessoas sentem que não perderam as suas capacidades físicas, intelectuais e pessoais, que continuam a ser pessoas socialmente ativas e úteis, e portanto, querem participar e contribuir para o desenvolvimento da comunidade com o seu saber acumulado, a sua experiência de vida. Existem muitas áreas onde a participação e atividade deste grupo etário é extremamente importante, nomeadamente a nível do associativismo, da cultura, da solidariedade, da cidadania, só para dar alguns exemplos. E isso é algo que não devemos desperdiçar, pelo contrário, temos de valorizar e aproveitar ao máximo essa mais-valia”.

E acrescenta: “As políticas locais e nacionais devem adaptar-se à nova realidade demográfica e social, promovendo projetos e ações que vão ao encontro das necessidades e anseios deste grupo etário, não apenas no sentido tradicional, de proteção e apoio , mas igualmente no sentido de integração e valorização das suas capacidades, dos seus saberes, das suas competências.

Pensada com um foco no futuro, a "Academia Saber+", propõe-se desenvolver um programa diversificado e multidimensional que assenta na partilha de conhecimento, abrangendo áreas como o inglês, a música, a informática, as expressões, a cidadania e o património. Ao longo do ano serão também organizados workshops, conferências e visitas temáticas.

Uma das preocupações da Academia é a recolha de informação acerca do Concelho de Mortágua, ambicionando criar um espólio capaz de caracterizar a história e as suas gentes.

Centrada na Câmara Municipal, a "Academia Saber+" desenvolve as suas atividades regulares nos espaços da Biblioteca Municipal e do Centro de Animação Cultural.

Alunos de várias nacionalidades

Entre os inscritos estão sete alunos estrangeiros, oriundos de diferentes nacionalidades (nomeadamente inglesa e malaia), residentes em Mortágua, e que querem integrar-se mais na comunidade.

Diana Brown, natural de Ingaterra e a residir em Palheiros de Baixo (freguesia de Pala) refere que se inscreveu porque queria conhecer mais sobre a região onde vive e as suas gentes.

“ Gosto de conhecer pessoas e as pessoas daqui são muito simpáticas”. Além disso, acrescenta “quero aprender sobre a história da região, ajudar-me no meu português e participar nas atividades da comunidade local”.

Como a generalidade dos alunos, Fernando Porto inscreveu-se movido pela vontade de aprender mais e de conviver com outras pessoas, aproveitando a sua maior disponibilidade de tempo. Mas também com um objetivo especifico: “A informática foi uma das razões, queria saber mais alguma coisa, mas acabei por me inscrever nas outras aulas e estou a gostar muito”. No caso de Jorge Lobo, foi a aprendizagem do Inglês e da Informática: “ São áreas de que nunca precisei na minha profissão, e queria ter mais conhecimento”. Além disso, “as aulas são uma forma de estar ocupado e de preencher os tempos livres”, diz.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade