Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



TEM promoveu tradicional Encontro de Cantadores de Janeiras

2016-01-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 10 o tradicional Encontro de Cantadores de Janeiras. Este foi já o 27º Encontro promovido pelo Teatro Experimental de Mortágua, que habitualmente assinala o encerramento das festividades natalícias em Mortágua.

O Centro de Animação Cultural foi o palco deste evento com fortes raízes na tradição popular, que está associado à celebração dos Reis (adoração ao Menino Jesus) e às boas festas por ocasião da entrada no Ano Novo. Deve-se dizer, antes de mais, que a afluência de público foi prejudicada pelas condições climatéricas, muita chuva e vento, que convidavam mais a ficar em casa ao calor da lareira.

A abertura do Encontro teve uma surpresa, a atuação de um grupo de utentes do CAO- Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, que cantou algumas quadras simples e bem conhecidas.

O Centro de Atividades Ocupacionais dá apoio a pessoas portadoras de deficiência, sendo esta participação um meio de promover a sua integração social e cidadania.

Seguiu-se a atuação do Grupo de Cordas de Mortágua que interpretou dois temas instrumentais, “Balancé” e “Balada da Despedida” (5º Ano Jurídico), acompanhados com bandolim e viola. Este último tema, por ser muito conhecido, teve acompanhamento vocal do público.

O grupo apresentou alguns executantes da chamada classe sénior, ao lado dos mais jovens, que tiveram assim a oportunidade de fazer a sua estreia em público.

Subiu depois ao palco o Rancho Folclórico “Os Camponeses do Freixo”, que interpretou quatro temas, um de adoração ao Menino (“Alegrem-se os Céus e a Terra”) e três de Janeiras (“Santos Reis”, “Vimos Cantar os Reis“ e “Boas Festas”).

Como tem sido habitual em anos anteriores, o TEM também associou-se ao cantar das Janeiras e interpretou dois temas , “Paira Alegria na Terra”e “Aleluia”, sendo este último uma espécie de “hino” do Encontro.

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores encerrou o Encontro, interpretando um cantar de Reis (Ainda Agora Aqui Cheguei), dois cantares ao Menino (“Entrai Entrai Pastorinhos”, “De quem são as Camisinhas”), um canto de Boas Festas (com o mesmo titulo) e um canto de Aclamação (“Ó Anjos Cantai Comigo”).

Os dois grupos folclóricos fizeram-se acompanhar com instrumentos tradicionais, viola, cavaquinho, ferrinhos, bombo, reco-reco, acordeão, e com as candeias com que antigamente se percorria a aldeia a cantar as Janeiras, dado que não havia iluminação pública.

O Presidente da Direção do TEM, António João Lobo, agradeceu a presença dos grupos participantes e fez a entrega de uma lembrança simbólica a um representante de cada grupo.

O Presidente da Câmara Municipal foi convidado a dirigir algumas palavras ao público, tendo começado por felicitar o TEM por presentear o público com um espetáculo que é sempre agradável, decorrendo num ambiente muito familiar. E louvou o TEM por manter viva esta tradição do Encontro das Janeiras, apesar das contrariedades dos novos tempos, deixando ainda palavras de incentivo, para que continuem a realizar este Encontro anual.

E felicitou também o TEM por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, apoiando as iniciativas locais e levando o nome de Mortágua pelo pais fora através do seu grupo de teatro. Referiu que este Encontro e outras iniciativas semelhantes que têm lugar no concelho são uma forma de “reviver o que eram as tradições antigas nas nossas terras e um sinal de que o concelho se mantém ativo no que respeita à vivência e preservação das tradições culturais do nosso povo”.

Felicitou depois os grupos participantes e aproveitou para lançar o repto a outras associações ou grupos para que participem no encontro do próximo ano, trazendo o que são os cantares das janeiras na sua aldeia.

Terminou desejando a todos, aos participantes , às suas famílias e ao público ali presente, votos de um Bom Ano , com muita paz, prosperidade e sobretudo muita saúde.

O Encontro de Cantadores de Janeiras contou com o apoio do Município.

 

TEM foi selecionado para participar

no Concurso Nacional de Teatro

O Teatro Experimental de Mortágua foi um dos 12 grupos selecionados para estar presente no Concurso Nacional de Teatro (Amador), que irá realizar-se entre os meses de fevereiro e março, na Póvoa do Lanhoso. O TEM vai estar presente com a sua última produção teatral, “Muito Moliére”, com encenação de Claudio Hochman.

Há precisamente dez anos o TEM participou no mesmo certame, com a peça “Joana d`Arc”, tendo na altura arrecadado quatro prémios, nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Cenografia, Melhor Encenação, Melhor Iluminação.

O Concurso tem uma vertente competitiva, cabendo a um júri, constituído por personalidades de relevo da área do teatro, avaliar as peças e atribuir prémios por categoria.

Para o ano de 2016 o TEM já tem agendadas 16 apresentações, por vários pontos do país. E no mês de maio irá realizar mais uma edição do FESTEM- Festival de Teatro de Mortágua, que deverá contar com a presença de grupos nacionais e provavelmente um grupo estrangeiro.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade