Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Câmara Municipal transferiu apoios financeiros para quatro IPSS´s do concelho

2016-01-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Câmara Municipal aprovou a transferência de verbas para quatro IPSS´s do concelho, no montante global de 23 mil euros. As Instituições beneficiárias foram a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Centro Balmar – Fundação de Beneficência e Cultura, Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual- Escola de Cães-Guia e Jardim-Escola João de Deus.

As verbas atribuídas destinam-se a apoiar o funcionamento das valências desenvolvidas e/ou investimentos realizados pelas Instituições em causa. Destacam-se as verbas atribuídas à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, no valor de 12 mil euros, e à ABAADV no valor de 7500 euros.

Segundo o Presidente da Câmara, Júlio Norte, a atribuição destes apoios em plena época natalícia são já uma tradição, como que uma “prenda no sapatinho” das Instituições, e representam o reconhecimento da relevante ação que as mesmas desenvolvem em prol da qualidade de vida da população, e particularmente das pessoas socialmente mais vulneráveis, como são os idosos ou as pessoas portadoras de deficiência.

Júlio Norte lembra que o concelho tem uma percentagem elevada de população idosa, havendo muitas situações de idosos que vivem sozinhos, com dificuldades de mobilidade, a que acrescem por vezes problemas crónicos de saúde, daí a crescente necessidade de criar mais respostas sociais, incluindo respostas inovadoras, que promovam a socialização, a inclusão e o envelhecimento ativo e saudável da população idosa.

Além do apoio à IPSS`s existentes no concelho, o Presidente da Câmara refere que o Município está também a investir na requalificação de antigas escolas primárias, reconvertendo-as em estruturas de apoio à população idosa. “Estas escolas tiveram no passado uma função social de grande importância, que foi a educação e formação das nossas crianças e agora podem servir outra causa da maior relevância no contexto atual, que é o apoio aos idosos. Felizmente temos hoje um Centro Educativo que oferece as melhores condições de comodidade e de aprendizagem às nossas crianças, e portanto estes espaços devolutos, até por respeito à sua memória, não podem ficar abandonados e devem continuar a servir outros fins igualmente úteis à comunidade”, afirma.

É disso exemplo a requalificação e readaptação da antiga Escola Primária e Pré-Primária de Vila Moinhos num Centro de Convívio Social da Freguesia do Sobral, uma obra que está em fase de conclusão.

Está também previsto um projeto de reabilitação e reconversão da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da localidade de Pala numa estrutura residencial, dirigida a pessoas idosas, entre outras.

A Academia Saber +, já em funcionamento, é outro exemplo de um projeto direcionado para a população sénior, mas numa vertente mais pedagógica e cívica. Neste caso especifico, com o objetivo de promover a socialização, participação e cidadania ativa deste grupo etário, e ao mesmo tempo valorizar os contributos que o mesmo pode trazer à sociedade, partilhando o seu saber acumulado e a sua experiência de vida.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade