Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Centro de Animação Cultural recebeu espetáculo musical e teatral “Uma Aventura de Natal”

2015-12-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O espetáculo musical e teatral “Uma aventura de Natal” subiu ao palco do Centro de Animação Cultural de Mortágua, no passado dia 19, promovido pelo Município no âmbito do programa de animação da quadra natalícia.

Com produção da Companhia “Embaixada do Conhecimento”, este espetáculo estreou há uma semana no Teatro Villaret, em Lisboa, estando agora a percorrer o pais.

O espetáculo inspira-se nos vários episódios tradicionais e típicos da época de Natal, sendo agora as personagens atualizadas, onde através de diversas aventuras, se cruzam e vão trazendo ao palco episódios mitológicos e outros mais contemporâneos.

Neste espetáculo conjugam-se várias expressões artísticas, a música, a poesia, a representação, a improvisação, a projeção multimédia. A interpretação de temas como “A Procissão” celebrizada pela voz de João Villaret nos anos 50, ou “Algodão Doce, um original de Joel Branco; a declamação de poemas de Augusto Gil, Miguel Torga e António Aleixo, constituíram alguns dos momentos do espectáculo.

Baseando-se nas histórias tradicionais, além das figuras do presépio, os atores fazem o paralelismo para a atualidade, com a missão de apelar e sensibilizar as crianças e jovens, para valores como a solidariedade, a ecologia e a proteção do ambiente, a defesa dos animais, a cidadania, o perdão e o respeito pelo próximo e até os conceitos de família e liberdade.

Em palco estiveram dois atores já conhecidos do grande público, Rui Santos e Nuno Miguel Henriques, e dois jovens talentos do teatro, Eduardo Molina e João Pedro Leal.

Sendo divertido e dinâmico, o espetáculo tenta ao mesmo tempo transmitir uma mensagem educativa, pedagógica, didática, interativa, apostando num conceito diferente do que é habitual nos espetáculos natalícios. “Acima de tudo queremos que tenha o espirito verdadeiro do Natal, o que está na essência do próprio Natal, que é a família, o Menino Jesus, o presépio, a amizade, a fraternidade”, referiu o ator, autor e diretor do espetáculo, Nuno Miguel Henriques.

Segundo explicou, não há dois espetáculos iguais. “ O espetáculo é sempre diferente de terra para terra, há sempre alusão a referências locais, temos a preocupação de adaptar o conteúdo ao próprio público”.

Neste espetáculo em Mortágua, por exemplo, foram exibidas imagens da Praça do Município, da Igreja Matriz, houve referências aos Bombeiros, aos Escuteiros, e foram chamadas ao palco algumas crianças para dois números de improvisação.

O ator faz questão de frisar que não se trata de um espetáculo infantil: “É um espetáculo para todas as idades, para toda a família, e com uma vertente muito pedagógica”.

Cerca de centena e meia de pessoas assistiram a um espetáculo cheio de ritmo, cor e animação, que divertiu miúdos e graúdos, e sobretudo nas crianças, fez soltar muitas gargalhadas.

No final do espetáculo, o ator Nuno Henriques convidou o Presidente da Câmara e os Vereadores do Executivo a subirem ao palco, e agradeceu ao Município o convite para trazer este espetáculo a Mortágua.

E deixou estas bonitas palavras: “Façam o favor de serem felizes e haja alegria no coração e muita saúde, porque o resto a gente resolve”.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, agradeceu a presença da companhia de teatro e felicitou os atores por terem proporcionado um espetáculo diferente e uma noite bastante agradável, que deixou todo o público satisfeito e bem disposto. E aproveitou a ocasião para desejar um Feliz Natal e um Bom ano de 2016 a todos os presentes, especialmente com votos de muita saúde.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade