Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Presidente da Câmara efetuou visita às IPSS´s do concelho

2015-12-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

O Presidente da Câmara realizou no passado dia 18 uma visita às Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho. Esta visita pretendeu marcar a quadra natalícia que estamos a viver, na qual os valores da fraternidade e solidariedade adquirem todo o seu sentido e plenitude.

Além dos tradicionais votos de um Feliz Natal, com esta visita pretendeu-se também deixar uma palavra de esperança e de solidariedade a todos os utentes e funcionários.

O Presidente da Câmara, Júlio Norte, que esteve acompanhado pelos Vereadores Paulo Oliveira e Serafim Oliveira, visitou as várias valências da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua (Lar, Unidade de Cuidados Continuados e Centro de Atividades Ocupacionais para Pessoas Portadoras de Deficiência) Lar da Cruz, na Cruz de Vila Nova, e Centro Balmar, na Marmeleira.

Na visita às três Instituições, o Executivo Municipal foi recebido e guiado pelos responsáveis das respetivas Instituições, Técnicos e Diretoras.

Os membros do Executivo Municipal fizeram questão de cumprimentar e desejar Boas Festas a cada utente, entregando também um Pai Natal de chocolate, uma prenda meramente simbólica, porque acima de tudo o mais importante foram as palavras, os gestos de carinho, a atenção, as conversas, as histórias contadas. Esta visita serviu também para trocar algumas breves impressões com os responsáveis das instituições, relativamente ao número e características dos utentes a quem prestam apoio.

O Presidente da Câmara referiu que acompanhou estas visitas com muita emoção, até porque já exerceu as funções de Provedor, conhece muitos dos utentes e esteve diretamente envolvido na criação de algumas destas unidades.

E afirmou que estas instituições encarnam a essência do Natal, porque fazem da solidariedade e da ajuda aos que mais precisam a sua razão de existir, destacando ao mesmo tempo o trabalho único e extraordinário que é feito pelos responsáveis das Instituições e pelos funcionários, que não sendo fácil, é de uma humanidade, generosidade e dedicação a todos os níveis inexcedível, proporcionando um ambiente de carinho, compreensão e proteção aos idosos, aos deficientes, aos mais necessitados.

Segundo Júlio Norte, o envelhecimento populacional, que é uma realidade nacional e local, traz grandes desafios à sociedade, ao Município e às IPSS`s, no sentido de dar respostas sociais ajustadas a esta realidade e garantir às pessoas idosas e grandes dependentes uma vida com qualidade e dignidade.

Nesse sentido, o apoio ao funcionamento e a investimentos das IPSS`s, a criação de Centros de Dia, Centros de Noite e outras estruturas que promovam a socialização, a integração e qualidade de vida da população idosa, constitui uma prioridade na intervenção social do Município.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade