Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mercadinho de Natal animou a Praça do Município

2015-12-16
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 13 a terceira edição do Mercadinho de Natal, inserido no programa de animação da quadra natalícia. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi organizado pela Comissão de Finalistas da Escola Secundária, com a colaboração da Câmara Municipal. A angariação de fundos para a viagem de finalistas, é o principal objetivo da iniciativa dos alunos, revertendo o pagamento das inscrições dos Expositores para esse efeito.

Este ano estiveram presentes 25 Expositores, entre particulares e Associações Locais. As condições meteorológicas verificadas neste dia, sobretudo a chuva, acabaram por prejudicar a adesão quer de expositores (estavam previamente inscritos 40) bem como de público, uma vez que o estado do tempo convidava mais a ficar à lareira.

Mesmo assim, sobretudo a seguir ao período do almoço, várias centenas de pessoas passaram pela Praça do Município, até porque as condições atmosféricas entretanto melhoraram, embora o sol continuasse ofuscado pelas nuvens.

Distribuídos pelas bancas estavam muitos produtos típicos da quadra, ligados à gastronomia e à decoração natalícia, bem como variado artesanato de fabrico manual. Para além da natural curiosidade, encontrar uma prenda diferente e original é muitas vezes o que atrai as pessoas a este tipo de mercadinhos.

Nalgumas bancas sobressaíam os objetos e arranjos decorativos de Natal, como as figuras do presépio, as coroas, as velas, os panos de mesa, havendo também bonitos artigos feitos com produtos naturais ou com recurso à reciclagem de papel.

No artesanato, a abrangência de produtos ia desde peças de bijuteria criativa, rendas, bordados, aos artigos em madeira, barro e vidro, pintados ou com técnicas de colagem, entre outros.

Os doces são indissociáveis do Natal. Não podiam faltar os doces tradicionais de Natal, como as filhós, as velhoses, os sonhos, os suspiros, as rabanadas, as broinhas de Natal, os bolinhos da Avó, além de uma grande variedade de bolos e biscoitos. Pão caseiro e enchidos de produção artesanal completavam a oferta.

Podiam-se encontrar quase todos os produtos necessários para a Consoada de Natal, incluindo as couves para a acompanhar o bacalhau, as abóboras para as filhós, os limões e as laranjas para a confeção dos bolos.

Os visitantes podiam também adquirir licores, ginjinha, compotas, mel, amêndoas caramelizadas, ou deliciar-se na hora com chocolate quente e café.

Numa das bancas eram as pinturas faciais com motivos alusivos à quadra que atraiam a atenção dos mais pequenos, mas também de adultos rendidos ao espírito da quadra.

Durante a tarde o Mercadinho foi animado com vários momentos musicais, protagonizados pelos alunos da Academia Cogit`Arte e do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

Decorreu também uma pequena peça de teatro intitulada “Trapalhada de Natal”, que divertiu bastante o público.

Ao longo da manhã e tarde as crianças puderam também passear de charrete com o Pai Natal.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade