Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Exposição de Pintores e Almoço no Mercado Municipal fecharam com “chave de ouro” o primeiro ano do programa “Sabores do Mercado”

2015-12-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Uma mostra de Pintores e um Almoço, realizados no Mercado Municipal, marcaram o encerramento do primeiro ano do programa “Sabores do Mercado”, promovido pelo Município. Este programa, lembramos, tem por finalidade incentivar na população o hábito de ir ao Mercado Municipal e contribuir para dinamizar este espaço, através de vários eventos culturais e sociais.

Ivone Ramos, natural de Mortágua, expôs trabalhos de pintura a óleo sobre tela e pintura em acrílico sobre madeira. Entre os trabalhos expostos destacavam-se objetos pintados com paisagens de Mortágua, nomeadamente porta-joias, porta-garrafas, tabuleiros, entre outros.

“As pessoas gostam de levar para oferecer a familiares que estão no estrangeiro ou noutro ponto do país. Tem a vantagem de serem peças leves e fáceis de transportar numa viagem. É uma recordação da sua terra”, contou Ivone Ramos.

Professora de Educação Visual, Ivone Ramos tirou o Curso de Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, e depois o Curso de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes. Além da sua atividade profissional dedica-se paralelamente à Pintura, que funciona como uma terapia e atividade ocupacional dos seus tempos livres. “Eu desenvolvi a pintura por gosto, sempre gostei de desenhar”, contou.

Rogério Rodrigues, natural de Vale de Paredes, foi outro dos pintores presentes nesta mostra. Apresentou trabalhos de pintura a óleo sobre tela, muito coloridos e profusamente ilustrados, que ora retratam a cultura e diversidade das grandes cidades (como Lisboa, Madrid), ou estados de alma, sonhos.

Estes trabalhos têm a particularidade de conjugar a pintura com colagens de diferentes materiais, como grãos de arroz, tecido, recortes de jornais, sementes, flores, pedaços de vidro, de porcelana, búzios, conchas do mar, só para citar alguns exemplos.

Rogério Rodrigues expôs também alguns trabalhos de fotografia, que é outra das suas paixões artísticas. Destacam-se as fotografias de cogumelos, possuindo uma verdadeira coleção. Rogério Rodrigues é um artista autodidata, descobriu que gostava de pintura a visitar galerias e exposições. Começou a pintar de forma experimental, primeiro em papel e só depois em tela.

Até que em 2004 decidiu que queria aprender mais, desenvolver técnicas, e inscreveu-se no Curso Avançado de Desenho e Pintura na ARCO, em Lisboa. Além da Pintura e da Fotografia, dedica-se ainda à Poesia e à Escultura.

“Almoço no Mercado” constituiu novo sucesso

O programa “Sabores do Mercado” arrancou no corrente ano, tendo começado no mês de fevereiro. Em cada mês decorreu um mercado temático, dedicado a áreas tão diversas como Artesanato, Malhas, Rendas e Bordados, Doces, Antiguidades, Chás e Biscoitos, Queijos e Enchidos, Pintura. A Feira do Livro foi outro dos eventos ali realizados. Decorreram ainda dois convívios gastronómicos no Mercado, um no mês de julho e outro no passado dia 5, marcando, digamos assim, o encrerramento do programa.

Este segundo almoço, organizado e confecionado pelos comerciantes instalados no Mercado, contou com a presença de mais de 130 pessoas. A ementa constou de papas com sardinha assada, carne grelhada acompanhada com batata fardada, filhós com mel, fruta da época, e bebidas variadas. Á semelhança do que já tinha acontecido no primeiro almoço, toda a ementa foi confecionada exclusivamente com produtos à venda no Mercado.

Paulo Pinto, comerciante de peixe no Mercado Municipal, referiu que este segundo almoço surgiu como consequência do sucesso registado na primeira vez. “Correu muito bem, as pessoas pediram para fazer mais e nós atendemos a esse pedido”.

Segundo Paulo Pinto, a iniciativa permite às pessoas ver que no Mercado existem produtos variados e de qualidade para fazer uma refeição completa e equilibrada, desde a carne, o peixe, os legumes, a fruta, sendo, ao mesmo tempo, uma forma de agradecer aos clientes que habitualmente frequentam o espaço e ajudam a manter o seu funcionamento.

Relativamente aos mercados temáticos, na sua opinião, o balanço que faz é claramente positivo. “Seguramente que valeu a pena e que se deve continuar. Estes eventos contribuem para uma maior afluência de pessoas, o Mercado anima-se mais um bocadinho”.

A mesma opinião é partilhada por Zilia Lopes, comerciante de legumes e frutas. “As pessoas quando vêm ao Mercado pela primeira vez, gostam de ver os produtos, e começam a ter esse hábito de ir ao Mercado. Acho que devem continuar com este tipo de iniciativas”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade