Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Biblioteca Municipal assinalou Dia do Pijama e dos Direitos da Criança

2015-11-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Biblioteca Municipal de Mortágua, em parceria com a Cogit`Arte, aderiu à iniciativa Dia Nacional do Pijama, a qual está associada à comemoração do Dia Internacional dos Direitos da Criança, cuja data se assinala no dia 20 de novembro.

O desafio lançado às crianças, dos 6 aos 10 anos de idade, é que viessem vestidas de pijama e trouxessem o saco-cama, o travesseiro, as pantufas, a escova de dentes, e passassem uma noite de animação com histórias, música, dança e outros momentos divertidos. Cerca de 20 crianças participaram nas atividades, acompanhadas dos pais ou outros familiares. Por uma noite, a Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca tornou-se o quarto das crianças, rodeadas de estantes de livros.

Antes do início das atividades as crianças cantaram o hino da Missão Pijama – “O Melhor está p´ra vir”, canção criada por Pedro Abrunhosa e com coreografia de Cifrão. Seguiu-se uma sessão de dança (zumba) que pôs toda a gente a mexer.

Por vários espaços da Biblioteca, como a Sala Polivalente, Área de Exposição, Sala de Audiovisuais, Escadas, Sala Infantil, foram contadas várias historias, algumas ilustradas e encenadas, como “Não faz mal ser diferente”, “Direitos da Criança”, A Estrela Dourada ,“Os elefantes equilibristas, “Xana, a zebra do pijama”. A animação da leitura esteve a cargo da Biblioteca Municipal, Sofia Almeida / Isabel Sousa, Eduarda Faia / Vitória Marques,  e Luís Coelho. Por sua vez, a pintura das personagens esteve a cargo de Cláudia Almeida.

Um grupo de crianças da Cogit`Arte contou e representou a história “Não faz mal ser diferente”, da autoria de Todd Parr, que quer sensibilizar as crianças para a aceitação e a valorização das diferenças. “Não faz mal ter um dente a menos (ou dois ou três); Não faz mal pedir ajuda; Não faz mal ter um nariz diferente; Não faz mal ser de cor diferente; Não faz mal ser Pequeno, Médio, Grande, Muito Grande; Não faz mal usar óculos; Não faz mal ter mães diferentes; Não faz mal ter pais diferentes; Não faz mal ser adotado; Não faz mal ter um amigo imaginário; Não faz mal ser simpático para alguém”, são alguns dos ensinamentos da história.

As crianças foram também convidadas a ler cada um dos 10 princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

No final e após um pequeno lanche, realizou-se uma sessão de relaxamento, orientada pela Profª. Ana Marques, que proporcionou às crianças e aos adultos o ambiente propicio a um adormecimento rápido e tranquilo.

As crianças viveram com enorme entusiasmo e alegria uma noite diferente, de diversão e convívio, sentindo-se ao mesmo tempo num ambiente confortável, aconchegador e familiar. Esta foi a terceira vez que a Biblioteca Municipal convidou as crianças e os pais a dormirem na Biblioteca; as anteriores aconteceram em 2007 e 2012, através da iniciativa “Acampar entre os livros”, ambas inseridas no aniversário da Biblioteca.

No Centro Educativo de Mortágua, a data foi também comemorada, com a participação das crianças da Creche, Pré-Escolar e 1ºCiclo.

O Dia Internacional dos Direitos da Criança comemora-se anualmente no dia 20 de novembro, assinalando a data da proclamação da Declaração dos Direitos das Crianças, em 1959. Foi tambéma 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança.

O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama, criada pela Mundos de Vida, em 2012, com a finalidade de sensibilizar para o direito de uma criança crescer em família, promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade