Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Servidas cerca de duas mil doses no Fim de Semana da Lampantana

2015-11-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Já se pode fazer um balanço do Fim de Semana da Lampantana que durante três dias, 30, 31 de outubro e 1 de novembro, animou o concelho de Mortágua, atraindo muitos visitantes que são apreciadores deste prato ou quiseram experimentar pela primeira vez. Ao todo foram servidas 1982 doses, um número ligeiramente inferior ao do ano transacto, ainda assim o segundo melhor ano no historial do evento, que vai já na sua sexta edição.

“O balanço que fazemos é claramente positivo. Apesar deste ligeiro decréscimo, acho que valeu a pena este esforço conjunto do Município e dos restaurantes, e todos temos razões para estar satisfeitos. Naturalmente que iremos ter anos muito bons, outros bons e outros razoáveis, mas o mais importante é que o saldo final seja positivo, ou seja, que haja um aumento das vendas, uma maior transacção de bens”, refere o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte.

Este ano houve menos dois restaurantes aderentes do que no ano anterior. Houve ainda o caso particular de um restaurante, que normalmente recebe muitos visitantes, que, devido a obras, teve de mudar de instalações para um espaço mais pequeno, e viu-se obrigado a recusar alguns pedidos de grupos numerosos.

Finalmente não podemos esquecer a conjuntura económica, a crise que teima em não desaparecer, e que condiciona os gastos das pessoas, nomeadamente nas idas aos restaurantes.

“Sem estes factores, o mais provável é que teríamos números muito parecidos com o ano anterior”, explica Júlio Norte.

Este ano e aproveitando as comemorações dos 205 anos da batalha do Bussaco, houve uma associação entre a Lampantana e as Invasões Napoleónicas. No primeiro dia do evento, um grupo de recriadores, trajados com uniformes do tempo das invasões, visitou e animou os vários restaurantes, dando a conhecer algumas curiosidades sobre a ligação desse acontecimento histórico ao concelho de Mortágua. Da presença das forças napoleónicas ficaram várias marcas no concelho, incluindo na gastronomia, e uma delas terá sido a Lampantana.

O Município também lançou a sugestão aos restaurantes para que incluíssem nas sobremesas o Pastel Juiz de Fora, como forma de promover este doce típico de Mortágua junto dos visitantes. “É um pastel rico em citrinos, e que julgamos nós, faz um bom contraste com a Lampantana, que é um prato de sabor forte”.

Alguns estabelecimentos comerciais e até unidades turísticas do concelho estão já a produzir o Pastel Juiz de Fora. “O pastel Juiz de Fora tem ainda pouco tempo de vida e tem agora uma nova fase à sua frente que é a criação de um circuito de fabrico e comercialização, envolvendo as padarias, as pastelarias e outros interessados na sua comercialização, de forma a que tenhamos este doce acessível a toda a gente, seja os mortaguenses, seja quem nos visita. É um processo que vai ter o seu desenvolvimento”, refere.

Júlio Norte salienta que este evento beneficia vários sectores da nossa economia local e funciona como um “balão de oxigénio” nesta época baixa do ano, não só para o sector da Restauração como para outros sectores do nosso comércio local.

O Município vai continuar a apostar neste evento que atrai anualmente muitas centenas de visitantes a Mortágua e constitui já uma referência na agenda turística da região.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade