Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Câmara Municipal aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2016

2015-11-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foram aprovados no passado dia 29 de outubro, em reunião extraordinária da Câmara Municipal, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2016. Os dois documentos de gestão foram aprovados por maioria, com os votos favoráveis dos Vereadores do PSD e a abstenção dos Vereadores do PS.

O Orçamento Municipal, no valor de 9,5 milhões de euros, mantém a sua matriz orientadora assente numa política pró-ativa, virada para o futuro, mas de grande rigor orçamental, garantindo uma gestão sólida e sustentável.

“Ao elaborarmos este documento, fomos arrojados, mas simultaneamente realistas. Temos a consciência de que o nosso Concelho só terá futuro se formos capazes de gerir bem o nosso Orçamento e privilegiar políticas dirigidas às pessoas e às suas necessidades prementes,projetando, desde já, o futuro, de forma a que as políticas implementadas sejam capazes de assegurar a sustentabilidade do Concelho em todas as suas vertentes”, refere o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte.

Segundo o Presidente da Câmara, os tempos continuam difíceis, devido à incerteza política, à crise económica no país e na Europa: “as nuvens negras ainda não estão dissipadas e o ano de 2016 ainda vai ser de sacrifício e grandes dificuldades para a maioria dos portugueses”. Por essa razão a componente social vai continuar a merecer toda a atenção do Município no próximo ano, não só em termos orçamentais, mas também ao nível das respostas sociais, do acompanhamento e vigilância das situações mais vulneráveis.

O Município quer continuar a ser reconhecido como um exemplo de gestão e rigor, mas sem nunca descorar do que é determinante para a melhoria da qualidade de vida dos mortaguenses. “Queremos ser exemplo pela boa gestão e rigor nas contas, mas, também, pela coragem e determinação de sermos capazes de lançar novos projetos e novos desafios aos nossos jovens, aos nossos empresários e à nossa comunidade, para que o futuro da nossa terra e dos mortaguenses seja de esperança”.

Os grandes investimentos na Infraestruturação do Concelho estão praticamente concluídos e a prioridade é a criação de condições favoráveis que permitam alavancar a economia local, reforçar a competitividade das empresas já instaladas e atrair mais investimento empresarial ao concelho.

“As nossas energias vão estar muito focadas na área do emprego e do desenvolvimento sócio- económico. “São as empresas as grandes geradoras de riqueza e do seu êxito depende a manutenção e criação dos postos de trabalho”.

A ampliação do Parque Industrial é, por essa razão, o principal investimento contido no Orçamento. “Já adquirimos terrenos no valor de cerca de 400 mil euros e até ao final do corrente mês esperamos concluir a aquisição dos restantes, para iniciar as obras das primeira e segunda fases da infraestruturação do Parque Industrial. Várias empresas já manifestaram a intenção de aquisição de lotes, cuja concretização representa investimentos na ordem dos 40 milhões de euros”.

É disso exemplo o grande investimento que a LWC (que adquiriu as antigas instalações da FABRICONSOR) está a fazer no Parque Industrial e que irá representar um significativo número de postos de trabalho. A Vidraria de Mortágua também está a executar as obras de ampliação da sua unidade industrial, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

Também o Grupo Farmacêutico FHC/BASI fez o seu processo de intenção de aquisição de um lote. Estão a desenvolver o projeto, e assim que as infraestruturas estejam concluídas, iniciarão as obras.

Na Educação, o Município vai continuar a apoiar o funcionamento do Pré-Escolar e 1.º Ciclo e as atividades Extra Curriculares da EB2/3 e Secundário.Na área do Apoio às Famílias (Ação Social Escolar) vai continuar a dar apoio nas refeições, transportes, manuais escolares, serviços de prolongamento de horário, entre outros.

E projeta-se a construção de um novo Pavilhão Oficinal na Escola Básica 2/3, para que seja dada resposta conveniente ao Ensino Profissional.

Na Juventude, mantém-se o Programa de Apoio à Natalidade, o projeto “Da Escola, Agarra a Vida”, as Bolsas de Estudo, com a novidade de que estas passam a poder contemplar Bolsas de Mobilidade Europeia.

Na Cultura, Desporto e Tempos Livres é de destacar o projeto Academia Saber+”, que deverá começar a funcionar muito em breve. Será um espaço vocacionado para a Classe Sénior, incentivando a aprendizagem ao longo da vida, e simultaneamente, um local de convívio, conhecimento e lazer.

Na Área Social inscrevem-se os projetos de criação do Centro Comunitário da Freguesia de Espinho, através da Reabilitação e Reconversão do antigo edificio do Centro de Animação e Educação Infantil e Associação Cultural e Desportiva, assim como a Reabilitação e Reconversão da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Pala numa estrutura residencial.

O Município aposta também em projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável, a qualidade de vida e autonomia da população idosa, e na promoção do voluntariado social.Prevê-se também a criação da Comissão de Proteção de Idosos.

Na área da Habitação merece referência o Programa “ Casa dos Avós É Boa Para Nós”. Neste momento está em fase de preparação o regulamento que irá enquadrar este programa, o qual visa incentivar a recuperação de imóveis, seja para habitação própria ou arrendamento, e a fixação das pessoas nas zonas rurais do concelho.

Na Urbanização prevêem-seintervenções de conservação e requalificação de arruamentos, que serão desenvolvidas em conjunto com as Juntas de Freguesia, e dá-se continuidade ao programa de melhoria das acessibilidades, sobretudo a peões e a pessoas com dificuldades de mobilidade.

Nas Comunicações e Transportes é de referir o projeto de execução da rotunda no cruzamento da EN234 com a EN334-1, na zona da Gândara.

No Saneamento Básico vai prosseguir o programa de intervenções que estão planeadas até ao final do presente mandato.

Vai continuar a investir-se na Proteção e Valorização da Mancha Florestal, tendo sido reforçada a verba inscrita nesta rubrica. O Município vai associar-se ao programa LIFE – Natureza e Biodiversidade.

A Valorização Ambiental é também uma prioridade, sendo de destacar aqui a Requalificação e Valorização das Margens da Ribeira da Fraga, com a execução de um percurso pedestre entre o Barril/ Parque das Nogueiras/ Parque Verde.

Na vertente Turismo é de destacar o projeto de criação de um Centro Interpretativo das Invasões Francesas e o projeto intermunicipal “Rotas e Memórias da Batalha do Bussaco”. Além da parceria do Município, com os restantes municípios da ADICES (Associação de Desenvolvimento Local), num projeto denominado “Histórias, Território, Competitividade e Internacionalização” e num projeto de Divulgação, Oferta Turística e Produtos Endógenos, liderado pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA).

“Vamos continuar a trabalhar, com garra e determinação, rumo a um futuro de esperança, com o objetivo de construir um Concelho cada vez melhor, sustentável, inclusivo e solidário”. E conclui: “A qualidade de vida dos Mortaguenses vai estar sempre na primeira linha das nossas preocupações”.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade