Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua ocupa o 1º lugar no ranking global dos municípios do distrito de Viseu em termos de eficiência financeira e o 5º lugar a nível nacional entre os municípios de pequena dimensão.

2015-11-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo ao ano económico de 2014, recentemente divulgado, Mortágua é o 5º melhor município a nível nacional em termos de eficiência financeira, considerando o universo dos 184 municípios de pequena dimensão (com menos de 20 mil habitantes).

Mortágua é também o município com melhor posicionamento no ranking dos 5 melhores municípios por distrito, seguido de Viseu, Penedono, Penalva do Castelo e Carregal do Sal.

Para esta classificação contribuíram os excelentes resultados alcançados em varios indicadores.

Mortágua ocupa o 14º lugar no ranking global dos 308 municípios no que concerne aos municípios com maior grau de execução de receita cobrada, sendo o 4º melhor entre os 184 municípios de pequena dimensão.

Mortágua é o 4º classificado no ranking global (308 municípios) no que respeita aos municípios com grau de execução de despesas comprometidas inferior ou igual ao grau de execução de receitas liquidadas. Esta comparação indicia que há uma correta previsibilidade das receitas e uma adequação do orçamento municipal à realidade da execução orçamental, procurando uma situação de equilíbrio entre os dois instrumentos (Orçamento de Despesa e de Receita).

No item prazo médio de pagamentos, Mortágua continua a ser dos municípios que paga aos fornecedores em menor tempo, tendo até reduzido o prazo médio de 10 para 8 dias.

No ranking global da eficiência financeira do exercício (que avalia apenas a atividade financeira desenvolvida no ano económico em apreço, portanto sem considerar valores acumulados de anos anteriores), Mortágua e o 20º entre os municípios de pequena dimensão e o segundo melhor do distrito, atrás de Vouzela (15º).

O Anuário Financeiro é elaborado anualmente pela Ordem dos Contabilistas Certificados, sendo atualmente uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local.
A avaliação da situação financeira dos municípios, que serve de apoio à elaboração dos rankings, é feita com base num conjunto de indicadores, a saber: índice de liquidez; resultado operacional deduzido de amortizações e provisões sobre os proveitos operacionais; peso passivo exigível no Ativo; passivo por habitante; taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício; prazo médio de pagamentos; grau de execução do saldo efetivo; índice de divida total; grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos; impostos diretos por habitante. Cada item recebe uma pontuação , resultando da soma das pontuações a posição no ranking global.

Segundo o Presidente da Câmara, estes dados publicados pelo Anuário Financeiro demonstram que o Município de Mortágua mantém uma situação financeira bastante sólida, que é resultado de uma gestão pautada pelo rigor, pelo critério e pela prudência, como aliás sempre foi apanágio do município ao longo dos anos. Uma gestão que quer assegurar a sustentabilidade das finanças municipais e ao mesmo tempo responder às necessidades e anseios da população, sobretudo a criação de emprego, por forma a encarar o futuro com tranquilidade e confiança.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade