Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Sessão Solene do “Dia do Diploma”

2015-10-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 16 a cerimónia pública do Dia do Diploma, que teve lugar no Polivalente da Escola Secundária. Na sessão marcaram presença entidades municipais, responsáveis do Agrupamento de Escolas, Professores, Funcionários, Alunos, Pais e Encarregados de Educação.

Na Mesa de Honra tomaram lugar o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, o Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró, o representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rodrigo Ferreira, a Presidente da Associação de Estudantes, Diana Ramos. Um a um foram chamados ao palco os alunos que concluíram com aproveitamento escolar o 12º ano no ano letivo 2014-15. A entrega foi feita pelos respetivos Diretores de Turma.

Além destes diplomas foram entregues vários prémios. A Associação de Pais e Encarregados de Educação procedeu, pelo terceiro ano consecutivo, à entrega dos Prémios de Mérito Dr. Assis e Santos, que contemplou os alunos com melhor aproveitamento do 4º, 6º, 9º e 12º anos, respetivamente. A Vice- Presidente da Associação de Pais, Márcia Jorge, e o Presidente da Assembleia Geral, Rodrigo Ferreira, fizeram a entrega das distinções. O Presidente da Câmara Municipal e o Diretor do Agrupamento de Escolas, por sua vez, procederam à entrega dos Diplomas de Mérito do Ministério da Educação e Ciência, relativos aos melhores alunos dos Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, referiu que era com um misto de sentimentos, de saudade e ao mesmo tempo de alegria, que via partir estes alunos para uma nova etapa na sua vida. “É bom para nós vermos que estão no Ensino Superior ou que estão no mercado de trabalho. Estou certo e convicto de que terão um bom futuro”.

Rui Parada enumerou as três palavras-chave para alcançarem sucesso na vida: “responsabilidade, trabalho e esforço”.

No final deixou agradecimentos ao trabalho de Professores, Funcionários, Pais, bem como ao casal benemérito, louvando o seu exemplo de cidadania.

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Fátima Potró, felicitou os alunos por terem superado este desafio e referiu que “cada diploma encerra uma história própria, feita de sonhos, certamente, mas também de luta, esforço, anseios e frustrações, júbilo e celebração”. E exortou os jovens a sonharem, a transformarem a sociedade e a reinventarem Portugal:“ o país precisa de todos vós, da vossa energia, da vossa capacidade de fazer diferente, da vossa fácil adaptação a novos contextos. Continuem a inspirar o futuro e sejam muito felizes”.

Em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rodrigo Ferreira, referiu que o principal mérito é dos alunos, mas é também dos Professores e dos Pais, porque é com o esforço e empenho de todos que se atingem os objetivos. Afirmou que a entrega destes prémios “é o reconhecimento do esforço e dedicação dos alunos pelos resultados obtidos, do dever cumprido”. E formulou um desejo: “Esperamos que esta recompensa incentive outros alunos a serem determinados e determinantes no seu percurso académico”. E terminou com os seguintes votos: “os maiores sucessos na vossa vida e sejam os melhores no que de melhor sabem fazer”.

A jovem Diana Ramos, Presidente da Associação de Estudantes, dirigiu-se aos colegas dizendo que o diploma agora recebido representa a concretização do trabalho e esforço despendidos nos últimos três anos e ao mesmo tempo uma nova porta aberta para o futuro. “É a partir daqui e desta escola que vão concretizar todos os vossos sonhos e objetivos”, disse.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara saudou todos os presentes e felicitou os alunos homenageados que se destacaram pelo esforço, mérito e capacidades. Referiu que estas distinções devem ser também encaradas como um incentivo e um exemplo para os restantes alunos.

Júlio Norte lembrou aos alunos que na vida nada se consegue sem esforço. “Na vida não nos dão as coisas, temos de as conquistar, e por isso vocês vão ter que fazer um esforço para atingirem os vossos objetivos”.

Felicitou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Escola, no sentido da obtenção de bons resultados, bem como o ambiente humano que caracteriza a escola, destacando a solidariedade, a vivência cívica, o apoio aos alunos com maiores dificuldades. “A nossa escola é diferente, acho que está num estádio de desenvolvimento muito elevado A forma como se vive dentro desta escola é uma prova do que deve ser a cidadania e do que devemos ser todos nós”, afirmou. Acrescentou que todos, Município, Agrupamento, Associação de Pais, trabalham para que o concelho tenha cada vez mais futuro.

O Presidente da Câmara desejou as maiores felicidades aos alunos que agora vão partir para uma nova vida académica ou profissional, manifestando a convicção de que vão bem preparados para vencer os desafios do futuro.

A finalizar, aproveitou para informar que o Município já abriu as candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo destinadas aos alunos do concelho que estejam a frequentar o Ensino Superior e que se candidatem a esse apoio, por razões económicas. Para além destas Bolsas, já habituais, adiantou que o Município está a desenvolver um regulamento para atribuição de Bolsas de Mobilidade Europeia, para apoio a alunos do concelho que pretendam frequentar um curso no estrangeiro.

 Prémio de Louvor e Mérito “Tinos”

O prémio foi criado há quatro anos pelo casal mortaguense Abraltino Lobo e Albertina Lobo, que, desta forma ,quiseram demonstrar o valor que conferem à formação dos jovens e reconhecer o mérito que resulta do trabalho e esforço.

O casal subiu ao palco para fazer a entrega do prémio pecuniário, no valor de 1000 euros, à jovem Carolina Lopes da Silva, que obteve a melhor nota do 12ºano. Em nome do casal, Tino Lobo referiu a grande satisfação por estarem ali a “premiar o valor e o trabalho” e formulou votos das maiores venturas e felicidades para a premiada. E deixou um alerta aos alunos, partindo da sua experiência de vida: “são os bons que têm garantia de um futuro bom, os medíocres vão ficando para trás”. E manifestou o desejo de que este prémio represente um estímulo para os jovens de Mortágua serem bons naquilo que fazem.

O Presidente da Câmara deixou palavras de estima, consideração e reconhecimento para o casal Abraltino Lobo e Albertina Lobo, enaltecendo o seu gesto e o seu exemplo. Falando de Tino Lobo, evocou toda uma vida dedicada à cultura, ao desporto, à cidadania, “o exemplo de alguém que ao longo da vida se deu aos outros, em permanência”. Alguém com uma maneira de ser e de estar na vida muito sui generis, mas sempre solidária.

Prémios de Merito Dr. Assis e Santos (instituídos pela Associação de Pais e Encarregados de Educação)

Melhor aluno do 4º ano – Gustavo Simões Rodrigues

Melhor aluno do 6ºano – Mariana da Costa Rodrigues

Melhor aluno do 9ºano - João Miguel Fernandes Martins

Melhor aluno do 12ºano – Carolina Lopes da Silva

 

Prémio de Mérito do Ministério da Educação e Ciência

 

Melhor aluno do 12º ano do Curso Científico-Humanísticos – Carolina Lopes da Silva

Melhor aluno do 12ºano dos Cursos Profissionais – Ana Rita Morais Prata

 

Prémio de Mérito e Louvor “Tinos” (melhor aluno do 12º ano) – Carolina Lopes da Silva

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade