Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua assinalou o Dia Mundial do Coração. Atividades envolveram crianças, jovens e adultos.

2015-10-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

O Dia Mundial do Coração comemorou-se no dia 29 de setembro. A data foi assinalada em Mortágua com um conjunto de atividades de sensibilização e promoção da saúde organizadas pela Unidade de Cuidados da Comunidade (Centro de Saúde de Mortágua) e Centro Balmar da Marmeleira, e com o apoio do Município de Mortágua.

As atividades decorreram ao longo de todo o dia no Parque Verde e foram dirigidas a crianças, jovens, idosos e comunidade em geral.

De manhã as atividades foram direcionadas para os mais novos, com a presença das crianças do Jardim- Escola João de Deus e alunos do 5ºano do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

Entre as atividades realizadas constou um peddy-paper com vários jogos relacionados com o tema do coração e hábitos saudáveis. Cada equipa estava identificada com um nome de um elemento constituinte do sistema cardiovascular, como artéria, aorta, veia, ventríloquo. Numa das atividades as crianças tinham papeis com desenhos de alimentos saudáveis e não saudáveis. A missão era separá-los e colar num prato unicamente aqueles que eram saudáveis.

As crianças do Jardim-Escola João de Deus (3-5 anos) assistiram a um filme infantil alusivo ao coração e no final fizeram ilustrações sobre o que tinham visto.

Todas as crianças assistiram à confeção de uma refeição saudável, elaborada por alunos do Curso de Cozinha da Escola Profissional da Mealhada.

“Vai ser uma refeição com legumes salteados e peixe, com pouca adição de gorduras e sal, para ser o mais saudável possível”, explicou Luís Lavrador, formador do Curso, que orientou este show cooking.

A refeição colorida e com o aspeto de uma pizza seduziu facilmente o olhar e o estômago dos jovens.

Depois de provar, todas quiseram repetir, o que significa que foram conquistadas pelo sabor.

As crianças experimentaram espetadas confecionadas exclusivamente com frutos e elaboradas por elas próprias. A Catarina, de 10 anos, aprovou esta espetada original. “Gostei muito. São diferentes das outras mas também são saborosas”.

No final foram largados balões vermelhos, com a forma de coração, com as crianças a mostrarem um enorme entusiasmo.

A Liliana Duarte, 10anos, estava radiante com as atividades realizadas. “Foi um dia muito divertido e cheio de atividades. Fizemos abdominais, flexões, saltos à corda, saltos de tesoura, corrida com sacos”.

A iniciativa dirigiu-se também à comunidade em geral. Ao almoço, as pessoas podiam escolher entre quatro menus saudáveis, desde o prato principal, à sopa e sobremesa. O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, e o Vereador Paulo Oliveira, juntaram-se aos participantes neste almoço saudável, tendo sido servidas cerca de 60 refeições no total.

  

No período da tarde as atividades tiveram como destinatários o público em geral e os idosos das IPSS´s do Concelho (Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Centro Balmar e Lar da Cruz). Os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia também juntaram-se à iniciativa.

As atividades para os idosos constaram de jogos tradicionais e exercícios de memória com recurso a ditados populares. Os utentes do CAO realizaram atividades desportivas adaptadas à sua condição física e psíquica.

Durante a tarde houve ainda um espaço dedicado a pinturas faciais para crianças.

Estava também prevista uma aula de Pilates para o público em geral, mas devido ao estado do tempo acabou por não se realizar.

A Unidade Móvel de Saúde do Município realizou rastreios dos parâmetros da Tensão Arterial Diabetes e Índice da Massa Corporal, para a comunidade em geral.

As atividades alusivas à efeméride encerraram com a formação de um coração humano.

Com esta comemoração pretendeu-se alertar a população para os fatores de risco cardiovasculares, incentivar para hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, como a prática do exercício físico, sensibilizar para a importância da saúde do coração, lembrando que para se ter uma vida plena é fundamental cuidar deste órgão vital.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade