Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Passeio noturno encenado

2015-09-30
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Comemorações da Batalha do Bussaco

Integrado nas comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco, realizou-se no passado dia 25 o Passeio Noturno Encenado -“As vésperas da Batalha”-, que levou cerca de 200 participantes numa aventura pelos caminhos e locais dos três concelhos (Mortágua, Penacova e Mealhada) onde se travou a famosa Batalha.

O passeio teve início pelas 22 horas, na Cruz Alta, um dos ponto mais altos da serra do Bussaco. Munidos de lanternas e com vestuário e calçado adequado, os participantes calcorrearam a serra onde há cerca de 200 anos o exército francês e o exército anglo-luso se confrontaram, naquela que terá sido, segundo alguns historiadores, a segunda maior batalha travada em solo português, desde Aljubarrota.

Ao longo do percurso os participantes eram surpreendidos com quadros cénicos que recriavam acontecimentos e ambientes do campo de batalha.

Desde um encontro com o General Wellington no seu Posto de Comando, à recriação do confronto entre exércitos na colina de Santo António do Cântaro, com a presença de figurantes (soldados) e armamento iguais aos da época. Fez-se ouvir o troar dos canhões e os disparos dos mosquetes e foi possível imaginar o que seria aquele cenário de guerra, o sofrimento dos soldados, num tempo em que as condições de assistência médica eram tão incipientes.

Foram também recriadas cenas de emboscadas, saques, transporte de feridos. Noutro quadro foi representado o povo (lavradores) abrindo caminho para a passagem das tropas anglo-lusas, por ordem do General Wellington.

Os participantes puderam ainda experimentar uma ração de combate, composta por biscoitos (pão simples de farinha e água, ligeiramente duro) e chá.

Nalguns locais foram lidos trechos sobre as movimentações das tropas e os combates ali travados, dando assim a conhecer a sua importância militar no contexto da batalha.

O passeio terminou na Moura, onde foi simulado o acampamento e a chegada do General Massena.

Aqui chegados, os participantes puderam saciar a fome e a sede, após 13 km de caminho, repletos de aventura e emoções, como a sensação de pisar caminhos e terrenos que as tropas percorreram há mais de 200 anos!

Os Presidentes das Câmaras de Mortágua e de Penacova, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e Vereadores, participaram neste passeio.

Foi um dia diferente, de entretimento e convívio, e ao mesmo tempo muito enriquecedor, recuando no tempo e revivendo o passado.

Nos quadros cénicos participaram cerca de 70 figurantes, do grupo de reconstituição histórica GRHMA (Almeida), Fundação Mata do Bussaco, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Irmâmicos” da Marmeleira, Rancho Folclórico “Os Camponeses do Freixo”, Rancho Folclórico de Penacova, Associação Cultural e Desportiva de Cercosa. É de referir também as colaborações individuais, como a do nosso conterrâneo Jorge Ferraz, de Vila Meã, que interpretou a personagem de Massena.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade