Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortaguenses mostraram que solidariedade não é palavra vã. “É Tempo de Caminhar!” juntou cerca de 1600 participantes.

2015-09-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Os Mortaguenses demonstram mais uma vez o seu enorme coração, o seu espírito solidário, e que quando se trata de apoiar quem precisa não faltam à chamada e aderem com todo o gosto, empenho e entusiasmo.

Foi o que aconteceu mais uma vez no passado dia 20 com a iniciativa solidária “É Tempo de Caminhar!”, promovida pela Associação Coração Delta (Grupo Nabeiro-Delta Cafés), com a parceria do Município de Mortágua, e que teve como objetivo angariar fundos para ajudar na realização de obras de melhoria das condições habitacionais da jovem Joana Gomes, natural do Barril. A Joana tem 18 anos e sofre de uma doença neurológica degenerativa, tendo de deslocar-se em cadeira de rodas.

Nesta manhã a Joana foi o centro das atenções, recebendo muitas manifestações de carinho e amizade, das amigas da escola, de conhecidos da família, ou mesmo de pessoas anónimas, que naturalmente a emocionaram.

À caminhada responderam cerca de 1600 pessoas, de todas as idades, maioritariamente do concelho de Mortágua, além doutros concelhos vizinhos e da região. Cada participante recebeu um kit composto de t-shirt, mochila, garrafas de água, e fruta. Na t-shirt branca estava escrito o lema que a todos mobilizava: “Tempo para Dar!”.

Aos poucos a Praça do Município transformou-se numa grande maré branca, cor da paz e da esperança.

Antes do início da caminhada as escolas de zumba do concelho, orientadas por vários instrutores (de Mortágua e doutros concelhos) animaram o ambiente. Faltava chegar o padrinho do evento, o conhecido Ator a Apresentador de Televisão Fernando Mendes. Logo que surgiu viu-se rodeado de abraços, cumprimentos e beijos, e muita gente a tirar fotos, confirmando a sua popularidade e o carinho que as pessoas nutrem por ele.

Seguiu-se então o percurso, curto e suave, de cerca de 2 km, que percorreu a zona urbana da Vila, durante a qual reinou a boa disposição e a alegria de estar presente por uma boa causa. Chegados à Praça do Município, os participantes puderam recuperar as energias despendidas, com água, fruta, biscoitos e bolachas,

Deve-se referir que, no ato de inscrição, muitas pessoas quiserem dar mais dinheiro do que o valor de inscrição, que era de 3 euros. Houve também pessoas que não podiam estar presentes no dia, mas mesmo assim fizeram previamente inscrição para poderem contribuir.

Antes do anúncio e entrega simbólica do cheque com o valor total angariado na iniciativa, foram chamados ao palco o Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua e a responsável pelo Agrupamento de Escuteiros de Mortágua, para receberem uma máquina de café oferecida pela marca, por terem sido as associações que mais participantes inscreveram. Ao todo participaram 24 associações.

O Vereador da Cultura, Paulo Oliveira, fez os agradecimentos aos parceiros institucionais da iniciativa, GNR, Bombeiros Voluntários de Mortágua, Agrupamento de Escolas de Mortágua, Associação de Pais e Encarregados de Educação, Associação de Estudantes e Agrupamento de Escuteiros de Mortágua. Agradeceu também aos patrocinadores, Caldas de Penacova, Supermercados Feirão, Dan Cake e Montebelo Aguieira. E finalmente à comunidade de Mortágua e às associações locais pela extraordinária mobilização.

Em representação do Grupo Nabeiro, o Diretor Comercial Engº José Casas Novas, referiu que foi com grato prazer que a Delta Cafés se associou ao Município de Mortágua nesta iniciativa de cariz solidário.

E afirmou que esta postura de responsabilidade social da empresa insere-se naquilo que é a reconhecida matriz social, o ADN, do Presidente do Conselho de Administração, Comendador Rui Nabeiro, que entende que a empresa, além do seu natural escopo lucrativo e de criar valor, deve também distribuir esse valor acrescentado pelo território onde desenvolve a sua atividade e pela sociedade.

José Casas Novas referiu que é gratificante este exemplo de colaboração e união entre empresas, instituições, sociedade civil, artistas, em torno de um objetivo comum, dizendo: “Podemos não conseguir mudar o mundo mas podemos contribuir para melhorá-lo, é esse o nosso objetivo”.

Fernando Mendes referiu que é sempre com enorme prazer que participa neste tipo de iniciativas e que está sempre disponível para colaborar, desde que a sua agenda profissional o permita.

Em nome do Município de Mortágua, José Júlio Norte agradeceu a presença de todos e afirmou que “mais uma vez Mortágua demostrou que é um concelho solidário”. Dirigiu também agradecimentos ao Sr. Mário Esteves, que foi o grande responsável pela vinda desta iniciativa até Mortágua, ao Sr. Urbano Marques, da empresa Caldas de Penacova, destacando o seu espírito benemérito, a sua disponibilidade e apoio em tudo o que são manifestações culturais e desportivas do concelho.

Agradeceu depois a presença de Fernando Mendes e afirmou que era um orgulho recebê-lo em Mortágua e tê-lo como padrinho desta iniciativa. “Apesar de ter uma vida profissional intensa, não quis deixar de estar presente, o que demonstra a sua solidariedade, que tem um coração à dimensão dele”. E acrescentou: "Os homens bons mostram aquilo que valem por gestos desta natureza”.

Deixou também agradecimentos ao Agrupamento de Escolas e mais concretamente à Escola Secundária, por todo o acompanhamento e apoio que tem dado à Joana Gomes, que está a frequentar o 12ºano.

Adiantou que a partir de agora a Câmara Municipal, através dos seus Serviços Técnicos, vai desenvolver um projeto para melhorar as condições de acessibilidade e conforto na habitação, “e caso a comparticipação solidária obtida não seja suficiente, a Câmara Municipal no âmbito do seu programa de índole social “Município Presente” irá custear o diferencial entre o custo final das obras e esta oferta que todos nós fizemos”.

“Continuem a ser solidários porque gestos como este é que nos fazem diferentes. Por isso eu tenho muito orgulho em ser Presidente da Câmara desta comunidade”, afirmou no final da sua intervenção.

A terminar, procedeu-se à entrega simbólica de um cheque com o valor angariado, de 6.473,15€, valor que entretanto já foi ultrapassado, estando atualmente nos 6.550,15€.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade