Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



“Nós queremos que vocês tenham um futuro e que esse futuro passe por Mortágua” – palavras do Presidente da Câmara Municipal, na Sessão Solene de abertura do novo ano letivo.

2015-09-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

As aulas começaram no passado dia 15 para os alunos do 1º ano e no dia 16 para os restantes alunos do 1ºCEB, 2º, 3ºCiclo e Secundário. Neste ano letivo estão matriculados 244 alunos no 1º Ciclo e 135 no Pré-Escolar. No 2º Ciclo estão matriculados 125 alunos, no 3º Ciclo 225 alunos e no Secundário 195 alunos (ensino regular) e 62 alunos no ensino profissionalizante (Cursos de Mecatrónica Automóvel e Análise Laboratorial).

O Presidente da Câmara Municipal, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Mortágua e restantes elementos da Direção do Agrupamento marcaram presença na receção aos Alunos e Encarregados de Educação, quer no dia 15 quer no dia 16.

No dia 16, pelas 9h30, no Pavilhão Polivalente da Escola Secundária, realizou-se uma Sessão de Boas-Vindas aos alunos do 2º e 3ºCiclo e do Secundário.

Na Mesa de Honra marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, o Diretor do Agrupamento de Escolas, Prof. Rui Parada, a Sub-Diretora do Agrupamento, Profª Maria José Pinto, a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Profª Fátima Potró, as Adjuntas da Direção do Agrupamento, Profª Carla Assis e Profª Dolores Pina, a Presidente da Associação de Estudantes, Diana Ramos e o representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rodrigo Ferreira.

Abriu a sessão o Diretor do Agrupamento, que saudou todos os alunos, esperando que tivessem passado boas férias e regressado com força e entusiasmo para este novo ano letivo. Dirigiu uma saudação especial aos alunos e professores que estão pela primeira vez a estudar e a lecionar na Escola Básica 2.3 e Escola Secundária, bem como aos Funcionários, agradecendo o seu esforço suplementar nesta época do ano.

Relativamente ao funcionamento das aulas, referiu que não existem grandes novidades e que os professores estão quase todos colocados, havendo apenas uma ou outra situação que será colmatada nos próximos dias. Mas há algumas mudanças ou novidades. Uma delas diz respeito à criação de uma sala de estudo específica para os alunos do Secundário, a pedido destes, dado que a Biblioteca da Escola encontra-se muitas vezes lotada.

A segunda novidade prende-se com a proibição do uso de telemóvel dentro da sala de aula. O Diretor do Agrupamento explicou que se trata de “cumprir a lei”, e que a regra é igual para professores e alunos. Os alunos podem levar o telemóvel para a aula, mas tem de estar desligado e colocado ou na secretária do professor ou na mochila/saco. O Diretor do Agrupamento referiu que “um toque de telemóvel são 10 minutos de aula perdida”, gerando desconcentração e prejudicando a aprendizagem dos conteúdos.

Nesse sentido, apelou à colaboração dos alunos no cumprimento desta regra, que além de sensata, reafirmou, decorre da própria lei.

E formulou votos de um bom ano de trabalho e cheio de sucesso para os alunos e suas famílias, professores e funcionários, a nível pessoal, académico e profissional.

A Presidente do Conselho Geral, Profª Fátima Potró, referiu que o Agrupamento trabalha intensamente para ser cada vez melhor na sua missão, mas que o sucesso académico dos alunos depende muito deles, “da sua vontade de aprender, curiosidade cientifica, espírito criativo, abnegação, capacidade empreendedora e de muito trabalho “, para assim atingir os seus objetivos académicos e ganhar competências.

E finalizou, dizendo: “A todos os maiores sucessos e um ano cheio de trabalho e alegria e de consequentes e excelentes resultados”.

Em representação dos alunos, Diana Ramos incentivou os colegas a trabalharem e a empenharem-se para assim poderem alcançar os seus objetivos e sonhos e garantir um futuro. “ Não se esqueçam que é a partir daqui que vamos conseguir alcançar o nosso futuro e melhorarmos as pessoas que somos”.

Em representação da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rodrigo Ferreira, agradeceu o convite dirigido à Associação para estar presente na Sessão Solene e formulou os seguintes votos: “que o novo ano letivo corra tão bem ou melhor do que o anterior”. Para os alunos deixou a mensagem para que trabalhem e se esforcem para conseguirem os melhores resultados.

Perante a plateia de alunos, o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, começou por saudar todos os Alunos, Professores e Funcionários, a Direção do Agrupamento de Escolas, os representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da Associação de Estudantes.

Dirigiu uma palavra especial para os alunos que vão frequentar pela primeira vez a Escola Básica 2.3 e a Escola Secundária, dizendo-lhes que vão encontrar “um quadro de professores de qualidade e um bom ambiente para estar, estudar e viver”.

E afirmou que o sucesso académico que venham a ter depende em grande parte da sua vontade e atitude, e que “da parte do Município, Professores e responsáveis do Agrupamento há todo o empenho em tentar dar-vos o melhor e em criar condições para que a vossa formação seja o mais completa possível”.

Para os alunos que estão a terminar o Secundário, lembrou que estão a entrar numa fase em que têm de ponderar e fazer opções de vida, e que devem estar atentos às perspetivas do mercado de trabalho.

Referiu que o Município está a investir no desenvolvimento económico do concelho e na criação de mais postos de trabalho, com a expansão do Parque Industrial, e salientou que “esse investimento é feito também a pensar em vocês e no vosso futuro”. E acrescentou: ”Nós não gostaríamos que os postos de trabalho que vão ser criados com esse investimento fossem ocupados por pessoas de fora do concelho. O nosso objetivo é que vocês possam ficar em Mortágua e criar mais valor para o nosso concelho”. Nesse sentido chamou a atenção para algumas áreas de futuro em termos de mercado de trabalho no concelho, como a área da saúde /indústria farmacêutica, e para a importância dos alunos adequarem também as suas escolhas vocacionais à realidade do mercado de trabalho.

No final deixou o repto aos alunos:”Façam um esforço, sejam bons alunos, sejam competitivos entre vós, mas leais, partilhem e trabalhem em equipa e comecem desde já a habituarem-se a isso”.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade