Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas presidiu à inauguração de Monumento de Homenagem ao Emigrante

2015-08-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José de Almeida Cesário, presidiu, ontem (dia 11), à inauguração do Monumento de Homenagem ao Emigrante. A cerimónia assistiram muitos emigrantes Mortaguenses que quiseram associar-se a este momento, que representa um ato de homenagem e de reconhecimento aos emigrantes mortaguenses espalhados pelos quatro cantos do Mundo.

 O Secretário de Estado, o Presidente da Câmara e o Presidente da Assembleia Municipal, descerraram uma placa colocada no monumento onde se pode ler: “Partiram em busca de uma vida melhor! A coragem com que partiram seja a esperança de um regresso. Obrigado!”.

O Monumento ao Emigrante é um projeto concebido pelo arquiteto Carlos Santos e a escultura é do artista galego Armando Martinez. Está localizado no centro da rotunda do Nó de Monte Grande, numa das entradas da Vila, com ligação à EN234 e EN334-1.

Após o acto simbólico, o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, saudou os emigrantes ali presentes e afirmou que este era o momento indicado para homenagear todos os emigrantes Mortaguenses, aproveitando a sua presença na “Festa das Tasquinhas”.

E afirmou tratar-se de uma “homenagem justa e devida”, destacando o papel da comunidade emigrante a vários níveis, na ajuda aos Bombeiros Voluntários, no intercâmbio com as associações locais e no desenvolvimento do concelho. Além do seu espírito de solidariedade, como foi demonstrado face ao fatídico acidente ocorrido em maio último, aquando da peregrinação de um grupo de Mortaguenses a Fátima.

Lembrou também os 10 anos da geminação entre Mortágua e Wormeldange e saudou o facto do Presidente da Confederação das Comunidades Portugueses no Luxemburgo ser atualmente uma Mortaguense, Paula Martins.

Segundo Júlio Norte, os emigrantes tiveram de partir em busca de uma vida melhor “mas mantiveram-se fiéis às suas origens”, sendo a sua presença maciça nestes meses de julho e de agosto um sinal dessa ligação permanente à terra natal.

Júlio Norte deixou a garantia de que o Município “vai continuar a trabalhar pelo desenvolvimento do concelho e a criação de emprego, para que os nossos jovens não tenham que recorrer à emigração”, como infelizmente tem acontecido nos últimos anos. O apoio aos empresários, no sentido de criar condições para que eles se possam instalar e desenvolver os seus projetos de negócio, é uma prioridade do Executivo Municipal, disse.

“É por tudo isso que, na semana passada, o Município procedeu à aquisição de 400 mil euros de terrenos para a ampliação do Parque Industrial, sendo que, cerca de 100 mil m2 já estão comprometidos para 4 unidades industriais e uma ampliação, representando investimentos na ordem dos 35 milhões de euros”, avançou.

A finalizar a sua intervenção, o Presidente da Câmara agradeceu ao Secretário de Estado o papel que desempenhou na criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante do Município de Mortágua (a funcionar desde o final do ano passado), pelo apoio que tem dado aos empresários do concelho sempre que é solicitado, bem como a sua ação em prol da comunidade portuguesa em geral.

Na sua intervenção, o Secretário de Estado felicitou a Câmara Municipal por ter tomado esta iniciativa de homenagem, “um ato simbólico, mas que concerteza toca a todos”, “e que sinaliza o vosso contributo para o desenvolvimento desta terra e para o desenvolvimento de todas as terras onde vós estais”. José Cesário destacou o contributo da comunidade emigrante no desenvolvimento local e regional, bem como na promoção turística do nosso país nas comunidades estrangeiras onde estão radicados.

E dirigiu um cumprimento especial à comunidade luxemburguesa e à CCPL, “que é uma instituição fundamental para garantir a integração dos portugueses naquele país”. “Nós temos cerca de 13 mil associações espalhadas pelo mundo, cada uma delas é um ponto de referência daquilo que são os valores nacionais e ao mesmo tempo de integração local nas comunidades onde estão inseridos”, afirmou.

José Cesário felicitou ainda a Câmara Municipal pelo bom trabalho que está ser feito pelo seu Gabinete de Apoio ao Emigrante, tendo já começado a produzir resultados.

 

Entrega de cheque de 3 mil euros ao Agrupamento de Escuteiros de Mortágua

 

Aquando do fatídico acidente de maio, os emigrantes Mortaguenses radicados no Luxemburgo (entre outros) demonstraram toda a sua consternação e ao mesmo tempo a sua solidariedade com os familiares das vítimas, partilhando à distância a dor que todos os Mortaguenses sentiam naquele momento.

Uma comissão tomou a iniciativa de prestar uma homenagem às vítimas, nomeadamente através da compra de coroas de flores e a celebração de uma missa. A adesão foi extraordinária e todos quiseram contribuir com um donativo, de tal forma que o produto final foi largamente superior ao necessário.

Daí surgiu a ideia de entregar a quantia restante aos Escuteiros de Mortágua, ajudando assim esta coletividade que viu partir, de forma precoce e brutal, dois dos seus jovens.

O cheque no valor de 3.169,60 euros foi entregue, no final desta cerimónia, à responsável do Agrupamento, Mafalda Pardal, que agradeceu o gesto e adiantou que o dinheiro irá ser usado numa homenagem às vitimas.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade