Doze dos 20 estabelecimentos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho já têm ligação à Internet em Banda Larga. Brevemente todas as restantes escolas terão ao seu dispor esta tecnologia, que tem a vantagem de permitir um mais rápido acesso aos conteúdos on-line.
Desde o ano lectivo 2001-2002 que todas as escolas do 1ºCiclo do Ensino Básico do concelho de Mortágua utilizam as Novas Tecnologias de Informação (TIC), incluindo a Internet, como ferramenta de estudo. No ano de 2005 a ligação à Internet passou a ser feita em Banda Larga, estando já o processo de instalação concluído em doze dos 20 estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo. O projecto surgiu na sequência da aprovação de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao projecto da Fundação para a Computação Científica Nacional, do Ministério da Ciência e Tecnologia, para a migração da anterior ligação RDIS para a tecnologia de Banda Larga (ADSL), em todas as escolas da rede pública.
Brevemente também os estabelecimentos do Pré-Escolar vão ter à sua disposição computadores e software apropriado à sua idade, para utilização educativa e didáctica. Isto porque a Câmara Municipal candidatou-se ao Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSI) para apetrechamento dos referidos estabelecimentos com aquele equipamento informático e software específico, que vai possibilitar às crianças, desde o início do seu processo de aprendizagem formal, se familiarizarem com estas novas tecnologias, que as vão acompanhar durante toda a sua vida pessoal e profissional.
A autarquia já começou a desenvolver o processo de consulta para a aquisição daquele equipamento. “Traduz a nossa aposta na Educação e Formação das crianças e jovens, para que estejam preparadas para enfrentar os desafios do futuro. Hoje em dia, como todos nós sabemos, o domínio de conhecimentos a este nível é fundamental. A info-exclusão é hoje uma nova forma de exclusão social, para a qual temos de estar também atentos”, refere o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.
|