Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua vive cinco dias de grande animação

2015-08-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

De 11 a 15 de agosto, Mortágua é palco de mais uma edição da Festa da Juventude/ Feira das Associações, mais conhecida como “festa das tasquinhas”. Organizadas pela Câmara Municipal, em parceria com as associações do concelho, as festas são um dos momentos altos na vida cultural, económica e social do concelho e um ponto de encontro e de confraternização de toda a comunidade mortaguense.

Nesta altura do ano a população do concelho aumenta em cerca de 50%, com a presença dos nossos conterrâneos a residir noutros locais do país e no estrangeiro e que regressam a “casa” para gozarem as merecidas férias e simultaneamente viver este momento festivo junto dos seus familiares e amigos.

Mais uma vez espera-se que milhares de pessoas se desloquem a Mortágua, nomeadamente dos concelhos vizinhos, atraídos pela gastronomia, pelos espectáculos e pelo ambiente acolhedor das nossas festas.

A gastronomia é uma das principais referências das festas. Ao todo são mais de três dezenas de tasquinhas, dinamizadas pelas nossas Associações Locais, com serviço de refeição e Bar. As ementas são constituídas, na sua grande maioria, por pratos da cozinha tradicional beirã, onde não pode faltar a Lampantana, o Leitão assado, o bacalhau à lagareiro, entre tantos outros, além dos petiscos. Algumas Associações apostam sobretudo nas sobremesas, nomeadamente nos doces caseiros, como complemento às refeições.

Mais uma vez estará presente uma associação em representação da Comuna de Wormeldange (Luxemburgo), no âmbito da geminação existente entre o municípios de Mortágua e Wormeldange.

A Câmara Municipal terá também a funcionar um posto de informação turística. Neste posto, além de informação sobre o concelho, os visitantes podem adquirir o passaporte das festas, que contém informação sobre a localização e ementas diárias de cada tasquinha.

Este posto irá também fazer a divulgação do Cartão Mortágua Jovem, que vai entrar em vigor a breve prazo.

Mickael Carreira na abertura e Emanuel no fecho das festas

Mas a gastronomia não é o único motivo para visitar Mortágua nesta semana festiva. É preciso também animar a alma (já basta falar de crise todos os dias!), e por isso, os visitantes terão à sua espera um cartaz de concertos ecléctico e de reconhecida qualidade, que vai ao encontro de diferentes idades, públicos e gostos.

Mikael Carreira (dia 11), D.A.M.A (dia 12), Berg (dia 13), Quinta do Bill (dia 14) e Emanuel (dia 15) são os nomes mais sonantes de um cartaz que promete grandes enchentes de público. Os concertos têm início às 23 horas, à excepção de sábado em que será às 23h45.

Em cada uma das noites, no palco 2 das festas, haverá actuações de bandas locais e outros grupos que vão animar o ambiente antes e depois dos grandes concertos. Filarmónica de Mortágua (dia 11), Banda CRF (12), Hopus Band (dia 13), Orxestra Pitagórica de Coimbra (dia 14), vão assumir essa responsabilidade.

No dia 15 realiza-se, pelas 21 horas, a XXIV Gala Internacional de Folclore, com a presença de cinco grupos nacionais e dois grupos estrangeiros provenientes de Espanha e da Polónia.

À semelhança de anos anteriores, as festas integram um programa desportivo, incluindo o 15º Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua (dia 15), organizado pelo Velo Clube do Centro, e o VI Torneio de Tiro aos Pratos (dia 15), organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua.

Feira de Artesanato

As festas integram a segunda edição da Feira do Artesanato, com a presença de 20 artesãos de diversas áreas. Este ano, como novidade, o certame vai beneficiar de uma maior proximidade e integração com as restantes zonas da festa, ficando instalada na Praça do Município. Por outro lado, a Câmara investiu na montagem de barraquinhas, melhorando toda a estética da feira e as condições de comodidade para artesãos e visitantes.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, destaca o significado das festas para a comunidade mortaguense em geral e para os emigrantes em especial, “sendo uma oportunidade de juntar toda a família, saborear a boa comida portuguesa e reencontrar amigos que não vêem há muito tempo”.

Júlio Norte manifesta o desejo de que as festas sejam um renovado sucesso e do agrado geral, e contribuam para promover a boa imagem de Mortágua.

E deixa o convite a todos para visitarem Mortágua nestes dias e desfrutarem de momentos bem passados, num ambiente acolhedor e de são convívio.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade