Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mealhada, Mortágua e Penacova juntos nas comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco

2015-07-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 As Câmaras Municipais de Mealhada, Mortágua e Penacova e a Fundação Mata do Bussaco, vão organizar, em parceria, as comemorações dos 205 anos da batalha do Bussaco. A iniciativa está inserido num projeto mais vasto e ambicioso denominado "Caminhos da Batalha do Bussaco", que tem como principal objetivo potenciar o aproveitamento turístico-cultural dos locais diretamente relacionados com a Batalha do Bussaco, permitindo uma simbiose entre turismo de natureza, turismo de aventura e turismo cultural.

O programa das comemorações foi dado a conhecer hoje (dia 28), pelas 11 horas, numa Conferência de Imprensa, realizada no Salão Nobre do Casino do Luso. Na apresentação marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Paulo Oliveira, a Vereadora Fernanda Veiga, da Câmara Municipal de Penacova, além do Coronel Luís Albuquerque, Diretor do Museu Militar de Lisboa e do Bussaco, José Faria e Silva, Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, e Pedro Casimiro, do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.

As atividades comemorativas realizam-se nos três concelhos. Até à data cada um dos municípios tem desenvolvido iniciativas próprias em torno deste acontecimento histórico, sendo disso exemplo a caminhada noturna com a designação “Assalto ao Buçaco” promovida pelo Município de Mortágua no ano passado. Nesta iniciativa, que contou com a participação de 150 pessoas, foi notória a curiosidade de todos os participantes em saber mais sobre este fato histórico das Guerras Peninsulares ao qual o nome de Mortágua está tão intimamente ligado.

Este ano os três municípios, com ligações históricas à Batalha do Bussaco, decidiram unir-se num projeto comum que visa divulgar e potenciar, do ponto de vista turístico-cultural, este acontecimento marcante da história de Portugal e, dessa forma, dar também a conhecer aos visitantes outros pontos de interesse da região, como a gastronomia, as paisagens, o património.

Paulo Oliveira, em representação do Município de Mortágua, referiu que este projeto junta três territórios irmãos, unidos por laços de proximidade, mas também por laços histórico-culturais. E salientou que este contexto histórico comum permite criar um produto com enorme potencial turístico em termos dos locais que foram palco das invasões e da Batalha do Bussaco em si mesma, mas também do aproveitamento de outros produtos que compõem a oferta turística desta região, como a gastronomia, a paisagem, o turismo de aventura, o turismo desportivo, o turismo patrimonial. A finalizar, formulou o desejo de que este seja um projeto para o futuro, que não se esgote num único ano, e sirva para reforçar os laços de amizade e fraternidade entre os três municípios.

O programa comemorativo tem início no dia 29 de agosto com uma atividade a que foi dada a designação “Bussaco ao Luar”. Será um pequeno percurso à noite na Mata do Bussaco com várias surpresas alusivas à época.

No dia 5 de setembro realiza-se uma Conferência intitulada “Memórias da Batalha do Bussaco”, a ter lugar no Centro Cultural de Penacova. Nesta conferência cada município far-se-á representar por um orador que irá falar sobre a Batalha do Bussaco no contexto do respetivo concelho. O palestrante convidado pelo Município de Mortágua é o mortaguense Dr. João Paulo Almeida e Sousa, médico e autodidata, que se tem dedicado ao estudo da história do nosso concelho.

Do programa constam, também, exposições a realizar em cada um dos municípios. Assim, de 6 a 27 de setembro, o Centro de Animação Cultural de Mortágua irá acolher a exposição “Francisco António Ciera”, que evoca o inventor dos telégrafos usados pelo Corpo Telegráfico do Exército Português e que foram determinantes na Linhas de Torres Vedras.  

Estão previstos dois passeios noturnos, com espetáculo cénico. O primeiro, intitulado “As tropas anglo-lusas atravessam o Mondego”, realiza-se em duas edições, dias 11 e 18 de setembro, tendo início em Penacova e culminando com “acampamento anglo-luso” no Montalto. O segundo, intitulado “Vésperas da Batalha”, realiza-se no dia 25 de setembro, com início na Cruz Alta, passando por Cerquedo e finalizando com “acampamento francês” em Moura. Haverá ainda dois concertos, o primeiro no dia 12 de setembro, nos Jardins do Palace Hotel do Bussaco, pela Banda Militar do Porto, e o segundo no dia 26, na Vila do Luso, pela Orquestra Ligeira do Exército.

No dia 26 haverá um Desfile de tropas e combate noturno, na Vila do Luso, e no dia 27 uma Recriação Histórica da Batalha, pelas 12 horas, na Porta de Sula, que irá reproduzir da forma mais fiel possível, nomeadamente através de uniformes e armamento da época, essa página da nossa história. A representação contará com a participação de associações napoleónicas de vários países.

O programa comemorativo conta com o apoio do Exército, Associação Napoleónica Portuguesa, Fundação Luso, Extramotion, Associação de Aposentados da Bairrada e do Grupo de Recriação Histórica de Almeida.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade