Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mais de 700 seniores do concelho visitaram o Jardim Zoológico de Lisboa

2015-07-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

A Câmara Municipal proporcionou, no passado dia 16, uma ida a Lisboa e a visita ao Jardim Zoológico, a 718 seniores do concelho que se inscreveram na iniciativa. A viagem foi realizada em comboio especial fretado para o efeito, com partida às 7h00 na Estação de Mortágua e chegada à Estação de Sete Rios por volta das 10h30.

Antes do início da marcha, o Presidente da Câmara, Júlio Norte, através do intercomunicador da cabine do maquinista, saudou todos os participantes e desejou que tivessem uma boa viagem e desfrutassem da visita ao Zoo de Lisboa, palavras reconfortantes que foram brindadas com uma grande salva de palmas.

A acompanhar os participantes estiveram ainda os Vereadores Paulo Oliveira e Serafim Oliveira, funcionários do Município, da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Balmar, além de duas enfermeiras do Centro de Saúde de Mortágua.

Após a entrada no Zoo e porque se aproximava a hora do almoço, os participantes encaminharam-se para o Parque de Merendas, uma zona com muito arvoredo, vegetação e frescura. Ocuparam-se as mesas e bancos, e outros locais mais resguardados do sol. O dia esteve aliás muito quente, mas se há coisa que não falta no parque é arvoredo, jardins, bancos para descansar, lagos, além das esplanadas. Curiosamente, logo ali houve um primeiro contacto com os animais do Zoo, vendo-se pavões a circular pelos passeios, sem medo das pessoas, e à procura de algumas migalhas de alimento.

Mesmo ao lado do parque das merendas, no chamado Bosque Encantado, os participantes tiveram oportunidade de assistir a uma das múltiplas atrações do parque. Uma demonstração de voo livre de aves de rapina, além de um “show” de catatuas, demonstrando as suas habilidades para imitar pessoas e até dançar!

Durante a tarde as pessoas percorreram livremente e sem pressa todas as áreas, desde as aves exóticas, o Templo dos Primatas, o Vale dos Tigres, o Reptlilário, entre tantos outros espaços.

 

 

Muitos dos participantes utilizaram o teleférico que proporcionou uma vista panorâmica e privilegiada sobre todas as áreas do parque e variedade de espécies ali residentes (mais de 300). Houve também quem fizesse a opção do comboio turístico do Zoo, sendo o percurso acompanhado de explicações áudio sobre os animais que se iam observando, o seu habitat natural, características, comportamentos, etc.

Pelas 15 horas estava marcado o inicio do show na Baia dos Golfinhos, num dos melhores Delfinários da Europa.

Antes do início do espetáculo o grupo de Mortágua mostrou que estava ali presente, com bastante animação e palmas.  

Os nossos seniores vibraram de entusiasmo e emoção com os saltos acrobáticos dos golfinhos, a sua interação com os treinadores, a sua inteligência, o seu comportamento meigo. Mas também com as brincadeiras dos leões-marinhos. O Delfinário do Zoo de Lisboa oferece uma novidade ímpar, golfinhos e leões- marinhos a nadarem juntos. Vendo estes animais tão perto e como se comportam com os seres humanos, ficamos todos mais sensibilizados para a importância de defender e preservar estes animais.

Após seis horas de visita ao parque, estava na altura de regressar a Mortágua. Para trás tinha ficado um dia diferente e animado, e com as pessoas bastante agradadas com tudo o que puderam ver, experimentar e viver.

O Presidente da Câmara referiu a sua satisfação por saber que todos gostaram do passeio. “Eu tive oportunidade de falar com muitos deles e o que me disseram foi que gostaram muito deste dia, não só da visita ao Zoo, como da própria viagem de comboio, que consideraram muito agradável e relaxante. Como Presidente da Câmara não posso ficar mais feliz, porque o que nós queremos é que as pessoas passem um dia diferente, longe daquela rotina do dia a dia, possam conhecer outros locais, outras gentes, e conviver. Alguns participantes confidenciaram-me que não vinham a Lisboa há 20, 30 ou até 40 anos, outros disseram que era a primeira vez que visitavam o Jardim Zoológico ou que já tinham cá estado há muitos anos e que esta visita trouxe-lhes memórias da sua juventude, boas recordações. Isto diz bem do significado desta iniciativa para muita gente” .

Segundo Júlio Norte, muitos destes seniores, por questões de mobilidade ou porque vivem sozinhos, não têm a motivação individual para viajar. “Se não houvesse estes passeios organizados pela Câmara Municipal, dificilmente conheceriam os locais do país e até do estrangeiro que já tiveram oportunidade de conhecer. Eu creio mesmo que para algumas pessoas é a concretização de um sonho que julgavam quase impossível”.

Por todas estas razões, afirma que a Câmara Municipal ao promover este tipo de iniciativas “está a prestar a sua solidariedade e o seu reconhecimento a uma geração que teve uma vida difícil, de muito trabalho e sacrifício, sem os recursos e as possibilidades que nós felizmente temos hoje, e que merecem nesta fase da vida ser recompensados por tudo aquilo que já nos deram, por tudo o que contribuíram para o desenvolvimento de Mortágua”.

 

E deixa já a garantia de que no próximo ano haverá novo passeio e um novo destino a descobrir.  

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade