Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Escola de Vila Moinhos vai ser adaptada para Centro de Convívio da Freguesia do Sobral

2015-07-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Foi adjudicada a obra de adaptação/reconversão da antiga Escola Primária e Pré-Primária de Vila Moinhos. O edifício vai albergar o Centro de Convívio da Freguesia do Sobral.

As obras estão orçadas em 67.434,54 euros (IVA incluído) e deverão iniciar-se ainda no corrente mês.

Segundo o Presidente da Câmara, José Júlio Norte, esta intervenção “irá dotar este equipamento de condições essenciais para o desenvolvimento das atividades ocupacionais e de lazer da população idosa da freguesia e simultaneamente potenciar toda a zona envolvente”, que compreende o Parque de Lazer, o Pavilhão Gimnodesportivo e a Associação Local.

“Esta zona tem as condições ideais para que os nossos idosos tenham uma qualidade de vida que em muito casos não lhes foi possível, devido à dureza da vida, à falta de tempo, às condições financeiras. Pensamos que este é o local adequado para a freguesia poder encontrar aqui um pólo de aglutinação entre as suas gentes”, refere.

Após a conclusão das obras, o Município pretende protocolar a cedência e gestão do espaço com uma instituição local, a indicar.

 

Escola Primária de Vila Meã dá apoio ao Centro de Atividades Ocupacionais

Para Pessoas Portadoras de Deficiência

 

O Município procedeu já a obras de adaptação da antiga Escola Primária de Vila Meã. Atualmente o edifício presta apoio ao funcionamento do Centro de Atividades Ocupacionais Para Pessoas Portadoras de Deficiência (CAO), da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. A cedência daquele edifício teve por base um protocolo de colaboração entre o Município e aquela Instituição Social.

Este Centro desenvolve atividades ocupacionais em várias áreas de atuação, sendo uma delas a vertente das madeiras, que visa trabalhar a motricidade, desenvolver hábitos de trabalho e proporcionar autonomia criativa.

Este tipo de atividades é da maior importância para a integração e autoestima dos cidadãos portadores de deficiência, fazendo-lhes sentir que são pessoas úteis e plenos cidadãos, com as suas diferenças.

Alguns dos trabalhos executados pelos utentes têm sido mostrados em feiras e exposições de artesanato, permitindo à população local tomar conhecimento dos resultados do trabalho desenvolvido nesta área.

O Presidente da Câmara salienta que as preocupações sociais estão no centro das políticas do município, traduzindo-se em medidas concretas nas áreas da educação e juventude, habitação, ação social, no apoio a investimentos e ao funcionamento das IPSS`s do concelho, tendo como objetivo a proteção das pessoas e famílias que estão em situação de maior vulnerabilidade social e a qualidade de vida dos munícipes. “Fazemos uma grande aposta no apoio às empresas, na criação de emprego, no apoio aos jovens, mas tendo sempre presente os valores da coesão social, da inclusão e da solidariedade”.

Este ano foi também assinado um protocolo tripartido entre o Município, a Pescamor e o Rancho Folclórico “Os Ribeirinhos” de Caparrosinha, tendo em vista a utilização da antiga Escola Primária de Caparrosinha.

Segundo José Júlio Norte, com a celebração destes protocolos consegue-se, por um lado, “evitar que estas escolas sejam votadas ao abandono e consequente degradação com o passar dos anos”, e por outro, “possam continuar ao serviço da comunidade local, mas agora com novas funções sociais, seja o apoio aos deficientes, aos idosos, ao associativismo”.

 

 

 

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade