Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Teatro Experimental de Mortágua estreou a sua nova peça - “Muito Molière”

2015-07-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O TEM - Teatro Experimental de Mortágua estreou no passado dia 10 a sua nova produção teatral -“Muito Molière”. Uma apresentação com direito a casa cheia, à semelhança do que já tinha acontecido na véspera com a anteestreia, esta reservada a convidados, familiares de atores e amigos do TEM.

A peça é uma adaptação de três peças de Moliére- “O Avarento”, “O Médico à força” e “As Mulheres Sábias”, que cedem as suas personagens e situações para uma única comédia. O encenador, Claudio Hochman, escreveu este texto especialmente para o TEM, tendo sido também a sua estreia na direção artística do grupo.

Como em todas as peças de Molière, aparece a crítica social revestida de um grande sentido de humor. O excessivo valor pelo dinheiro, as relações entre pais e filhos, os falsos intelectuais, as relações matrimoniais são alguns dos temas que circulam por esta divertida comédia.

Em palco estiveram 13 atores, juntando a experiência e a nova geração do TEM, sendo de registar a estreia absoluta da jovem Felipa Ferreira, de 14 anos.

A narrativa da peça é de um humor inteligente, com momentos muito divertidos, ao mesmo tempo que suscita a reflexão sobre os valores humanos.

No final o público agradeceu uma grande noite de teatro com uma forte ovação, de pé, aos atores.

O Presidente da Direção do TEM, António João Lobo, dirigiu agradecimentos a todas as entidades, empresas e pessoas que patrocinaram a nova produção teatral, bem como aos colaboradores diretos (maquilhagem, cenários, guarda-roupa). De seguida fez a entrega de um troféu alusivo à peça a cada um dos Atores, ao Encenador, ao Assistente de Encenação e aos Colaboradores. O Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da União de Freguesias e o Presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, receberam idêntico troféu, num gesto simbólico de agradecimento pelo apoio dado ao evento.

Convidado a subir ao palco, o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, cumprimentou pessoalmente cada um dos atores, encenador e assistente de encenação.

No uso da palavra, Júlio Norte felicitou os atores, o encenador (Claudio Hochamn) e o assistente de encenação (Manuel Jerónimo), pelo excelente trabalho realizado. “Acho que passámos aqui uma noite brilhante que nos deixou a todos encantados. As calorosas palmas do público falam por si”, afirmou. E acrescentou que “o TEM é como o vinho do Porto, parece que cada vez está melhor”. Júlio Norte afirmou que este resultado só é possível porque há muito trabalho, esforço, carolice e amor ao teatro, e um Grupo e uma Direção coesos.

Saudou ainda a presença de gente nova no TEM que trazem uma “lufada de ar fresco”, ao lado de outros atores mais experientes.

Em nome do Município agradeceu ao TEM e manifestou a certeza de que esta nova peça vai ter um enorme sucesso na sua digressão e dignificar o nosso concelho por esse pais fora.

Esta nova peça (54ª produção do TEM) irá entrar em digressão nacional a partir do mês de outubro, após o período de férias dos atores, estando já agendada a participação em vários festivais de teatro.

Na forja está entretanto uma nova apresentação ao público de Mortágua, provavelmente no dia 8 de agosto (data ainda a confirmar), a pensar sobretudo na presença dos muitos emigrantes que estão de regresso a Mortágua para gozar as suas férias. “É uma forma de retribuir o carinho que recebemos dos nossos emigrantes, como aconteceu na nossa deslocação ao Luxemburgo”, explicou António João Lobo.

Está também previsto que o espetáculo possa ser apresentado em localidades do concelho, embora dependendo das condições logísticas, nomeadamente dimensões de palco, de cada sala.

O encenador Cláudio Hochman referiu que foi um enorme prazer trabalhar com os atores do TEM e manifestou o desejo de continuar ligado ao Grupo. A vinda de um novo encenador, adiantou, traz sempre mudanças, nova mentalidade, nova estética e uma visão pessoal.   E fez até uma comparação: “É como um novo treinador que chega a uma equipa de futebol. É um desafio para o treinador e para os jogadores”.

Sobre a peça, Cláudio Hochman referiu que Moliére é um autor popular, como Shakespeare. “São autores que funcionam bem com o público, que já tem estruturas provadas, e além disso, tem narrativas muito atrativas”.

Cláudio Hochman, natural da Argentina. está em Portugal há 13 anos. Possui um extenso currículo no teatro a nível internacional, tendo encenado peças em Espanha, Argentina, México, Paraguai e Uruguai. Com os seus espetáculos participou em Festivais da ex-Jugoslávia, Espanha, Uruguai, Costa Rica, Venezuela, México, Colômbia, Portugal, Holanda, Hungria, França, E.U.A., Peru, Bolívia, Jordânia e Brasil.

Em Portugal já trabalhou com vários Grupos e Companhias, nomeadamente no Teatro da Trindade, Teatro Nacional D. Maria II, CCB, Seiva Trupe, Teatro Gil Vicente, Teatro Tivoli (Lisboa), Teatro Rivoli (Porto), Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Aveirense, Teatro de Carnide, entre muitos outros. As suas produções, que abrangem áreas como o Teatro, Ópera, Musicais, têm sido distinguidas com vários prémios, no estrangeiro e em Portugal.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade