Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programas ocupacionais das férias de verão, promovidos pelo Município, envolvem 340 jovens

2015-07-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Com o objetivo de proporcionar umas férias mais ativas e diferentes aos jovens após o final do ano letivo, o Município de Mortágua está a promover vários programas ocupacionais dos tempos livres de verão, com características e destinatários diferentes.

Um desses programas é o JEF- Jovens Estudantes em Férias, que arrancou no passado dia 29 de junho. O programa convida os jovens do concelho a desenvolvendo atividades de caráter cívico durante as férias de verão. Alguns jovens estão a dar apoio no funcionamento de vários equipamentos municipais, como Piscinas e Pavilhão Gimnodesportivo, outros estão integrados nas equipas de vigilância florestal ou ainda a dar apoio às atividades de outro programa ocupacional de verão do Município - as “Férias Ativas”, destinado a um público mais jovem.

O JEF envolve um total de 100 jovens, distribuídos por quatro grupos e quinzenas, prolongando-se até ao dia 21 de agosto. Por cada quinzena de ocupação, os jovens recebem uma compensação financeira, uma espécie de bolsa, permitindo-lhes, por exemplo, aplicar essa bolsa nos seus planos de férias.

Férias Ativas... com muito desporto

Outro programa ocupacional de verão que está a decorrer é as “Férias Ativas”, envolvendo 170 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. Este programa proporciona sobretudo atividades lúdico-desportivas, a decorrerem nos vários equipamentos municipais (Piscinas, Pavilhão, Centro Educativo), Campo relvado da Gandarada e ao ar livre. Entre as atividades desportivas a desenvolver contam-se Futebol, Andebol, Basquetebol, Ténis, Natação, Canoagem, entre outras.

Através do desporto e do convívio, o programa ajuda ainda a promover um conjunto de valores pedagógicos associados à prática dos desportos coletivos, como a disciplina, o companheirismo, o espírito de grupo, o fair-play.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que estes programas são uma resposta a uma necessidade sentida pelos jovens numa altura em que muitos não sabem o que fazer após o términus do ano letivo. ““Aqui estão a fazer atividades diversificadas e em convívio com outros jovens, pensamos que é muito mais saudável para eles em vez de ficarem em casa agarrados à televisão e à Internet”. Além disso, acrescenta, estes programas são também importantes para os jovens “em termos do seu desenvolvimento pessoal e aprendizagem de novas experiências fora do contexto escolar, mais viradas para a cidadania ativa”.

Há ainda uma outra finalidade associada, que é o apoio às famílias, numa fase em que os filhos ficam a maior parte do dia sozinhos em casa enquanto os pais estão a trabalhar, havendo mais preocupação por parte destes.

 Estudantes de Mortágua na “Universidade Júnior”

Pelo nono ano consecutivo, o Município de Mortágua patrocinou a participação de estudantes do concelho nos cursos de verão da “Universidade Júnior”.

Durante uma semana, de 29 de junho a 3 de julho, 69 alunos do 8º, 9º, 10º e 11º anos, tiveram oportunidade de conhecer a Universidade do Porto, a vivência académica e estar envolvidos em atividades científico-pedagógicas que lhes permitiram explorar futuras áreas, como a Química, a Biologia, a Geologia, a História, o Desporto, a Cultura, a Arte, entre outras, além de conviver com jovens de vários pontos do país.

O Município, à semelhança de anos anteriores, assegurou as despesas da participação, nomeadamente transporte, estadia e propina de inscrição.

Com esta iniciativa, é objetivo do Município sensibilizar e motivar os estudantes para a meta da formação universitária, incentivando-os à continuação e empenho nos estudos, e nesse sentido, esta experiência pré-universitária poderá ser marcante.

Por outro lado, considera-se que esta experiência também é benéfica para o desenvolvimento pessoal e a vivência cívica dos alunos, contribuindo para abrir horizontes e para uma maior consciencialização sobre os desafios do futuro.

O Programa “Universidade Júnior” consiste em Cursos de verão, de caráter científico e apoiados por professores e investigadores da Universidade do Porto, e abrange áreas tão diversificadas como as Ciências, as Tecnologias, as Humanidades, as Artes e o Desporto, tentando apoiar o processo de escolha vocacional que os alunos terão de fazer ao longo do seu percurso escolar.

É o maior programa nacional de programa nacional de iniciação de jovens ao ambiente universitário, envolvendo mais de 5000 jovens de todo o pais.

 

 

 

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade