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Expomortágua`2015 quase que duplicou número de visitantes e de expositores.

2015-06-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Mais visitantes e mais expositores. É este o balanço final da Expomortágua, que se realizou nos dias 29, 30 e 31 de maio, na sua segunda edição. A afluência de pessoas foi aumentando ao longo dos três dias do certame e teve o seu ponto alto no domingo, em que registou-se uma verdadeira enchente de público, contribuindo também a presença de muitos visitantes oriundos dos concelhos vizinhos e de toda a região.

Este ano estiveram presentes 120 empresas ligadas aos mais variados setores, desde floresta, agricultura, energia, turismo, comércio de equipamentos de proteção e segurança no trabalho, engenharia, construção civil, alimentação, serviços, entre outras. Um número que representa quase o dobro do ano passado.

Além das empresas estiveram presentes várias Instituições e Associações Locais e Regionais, nomeadamente Bombeiros Voluntários de Mortágua, Destacamento da GNR, Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, Escolas Profissionais, Institutos Superiores, entidades bancárias, associações de desenvolvimento (ADICES, ACIBA). O Município de Mortágua esteve representado através do Ninho de Empresas e do Posto de Turismo.

À semelhança do ano transato, a Feira integrou uma mostra de produtos artesanais, com a presença de 35 artesãos, produtores e criadores das mais diversas áreas. Este ano com um espaço maior de exposição, permitindo uma melhor circulação dos visitantes.

A abertura da Expomortágua contou com a presença do Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Dr. Joaquim Pedro Cardoso da Costa, que teve oportunidade de visitar os stands e trocar impressões com os empresários.

Na cerimónia de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, referiu que o certame “é já uma mostra significativa do nosso potencial, da capacidade de inovação e risco dos nossos empresários”, e destacou a dinâmica, persistência e resiliência dos nossos comerciantes e industriais, que, em contraciclo com o que se passa no país, continuam a lutar pela criação de emprego, bem-estar e qualidade de vida das nossas populações”.

Razão pela qual o Município vai continuar a apoiá-los e a acompanhá-los no seu processo de crescimento e desenvolvimento, sendo resultado disso, ter uma das menores taxas de desemprego da região e do país. “Prova disso é o grande investimento que estamos a fazer na ampliação do Parque Industrial”, concretizou.

 

Júlio Norte salientou o “peso determinante” da floresta na economia local, mas apontou outros setores sediados no concelho que já conseguem chegar a todo o Mundo, dando como exemplos o setor farmacêutico, através do Grupo Labialfarma e Grupo FHC, bem como a TRIA, a Pellets Power, a New Terracota, a Endiprev, a Cerâmica do Vale da Gândara, entre outras.

No entanto, sensibilizou o Secretário de Estado para o problema das acessibilidades na região, desde logo a falta de uma autoestrada que permita aos empresários competir em plano de igualdade com os concorrentes do litoral, cuja única dificuldade que têm é a opção entre as diversas autoestrada à sua disposição.

Júlio Norte referiu ainda que os empresários continuam a debater-se com obstáculos burocráticos que “emperram” os seus projetos de investimento, sendo fundamental a modernização administrativa.

A este nível, avançou que a Câmara Municipal está disponível para celebrar com a Secretaria de Estado um protocolo para a instalação de uma Loja do Cidadão, “em que nos sejam garantidos os atuais serviços existentes no concelho e todos os restantes que já fazem parte integrante das Lojas do Cidadão”. De forma que “os nossos empresários e cidadãos em geral possam ter em Mortágua uma resposta a um conjunto de problemas, que, até agora, só são tratados em Viseu ou Coimbra”, disse.

Fórum Florestal de Mortágua

O programa da Expomortágua integrou a realização do Fórum Florestal de Mortágua, em que estiveram presentes 120 participantes ligados ao setor florestal, desde produtores, comerciantes, industriais, técnicos.

Dois grandes painéis temáticos dominaram as intervenções e debates. No primeiro painel foram abordadas as Medidas de Apoio aos Produtores e Empresários Florestais no âmbito do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR -2014-2020), em que foi orador o Eng. Francisco Correia, da Direção da Regional de Agricultura e Pescas do Centro, e as Estratégias de Desenvolvimento Local e Regional para as Florestas, tendo como oradora a Eng. Rosário Alves, da Forestis.

O segundo painel foi dedicado à otimização e eficiência dos povoamentos florestais, tendo como oradores o Eng. Henk Feith, do Grupo Altri Florestal e o Eng. José Rafael, do Grupo PORTUCEL SOPORCEL.

Como moderadores do debate estiveram a Dra. Isabel Damasceno, Coordenadora do Programa Mais Centro e o Presidente da Câmara Municipal, Eng. José Júlio Norte.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara salientou a importância destes fóruns para a troca de conhecimentos e experiências, de modo a que os produtores florestais possam tirar o maior proveito da floresta em termos de rentabilidade e sustentabilidade, utilizando as melhores práticas e acompanhando a evolução dos processos tecnológicos e científicos na área florestal.

Expomortágua teve cobertura televisiva através da RTP

Este ano foi feita uma aposta forte na divulgação e promoção do evento, destacando-se a transmissão em direto do programa da RTP “Aqui Portugal”, que deu a conhecer a Expomortágua ao país e ao mundo. O programa constituiu ainda um excelente cartaz de divulgação e promoção do concelho, com diversas reportagens de locais e pontos de interesse turístico a visitar. O evento e o próprio programa da R.T.P. serviram também para a apresentação pública do doce “Juiz de Fora”, que pôde finalmente ser apreciado pelo público de Mortágua. O Município distribuiu gratuitamente 1500 pasteis “Juiz de Fora” pelos visitantes da Expomortágua e a reação das pessoas foi de aprovação e agrado.

A cobertura televisiva do evento, para além da animação, da promoção do concelho, ajudou também a estreitar os laços de aproximação aos emigrantes. “Foram muitos os emigrantes que ligaram aos familiares a dizer que estavam a ver o programa. Tenho também de agradecer as muitas mensagens que recebi das nossas comunidades de emigrantes. É também uma forma de estarmos mais perto e mais unidos, de manter esta ligação à terra natal”, salientou o Presidente da Câmara.

 

O certame integrou também a Feira do Bolo de Cornos, promovendo um dos produtos ex-libris da doçaria local, a par da venda do pão caseiro, que tiveram muita procura.

Outra melhoria notória do certame foi a gastronomia. Os visitantes puderam contar com uma maior e melhor oferta em termos gastronómicos, com a presença de 10 “tasquinhas” dinamizadas pelas Associações Locais. “Era um ponto que mereceu reparo no ano passado e acho que demos uma resposta muito boa”, explica o Presidente da Câmara.

Na Feira havia também lugar para a diversão, sobretudo das crianças, desde saltos em elástico, insufláveis, carrinhos, pinturas faciais. “A Expomortágua é na sua base um certame de cariz industrial e comercial, de criação de oportunidades e negócios, mas é também um evento para as pessoas em geral, para as famílias, daí que seja importante esta conjugação de componentes, associando a gastronomia, o artesanato, a animação”.

O último dia foi animado com uma tarde de folclore. Em palco estiveram o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores e o Rancho Folclórico “Os Unidos” de Mortágua.

O ano da consolidação

Finalizada a segunda edição da Expormortágua, o Presidente da Câmara faz um balanço final extremamente positivo do certame. “Temos de estar muito satisfeitos, e quando digo todos, refiro-me ao Município, ao concelho, porque tivemos um acréscimo significativo quer em termos de empresas aderentes quer de visitantes, em ambos os casos quase que duplicámos o número. O primeiro ano foi um grande desafio para nós, porque era a primeira vez e não sabíamos como as coisas iriam correr, foi sobretudo um ano de aprendizagem. Este segundo ano foi de consolidação, serviu para fazermos algumas alterações e melhorias em função da análise que fizemos ao ano anterior e acho que foram do agrado de todos.

Nesta segunda edição decidimos dar uma maior visibilidade e espaço ao tecido empresarial e comercial do concelho, quisemos mostrar à região e ao país a nossa dinâmica económica, o que as nossas empresas são capazes de fazer e bem. Naturalmente que vamos novamente fazer uma análise rigorosa à forma como tudo decorreu, e depois disso pensar já na próxima edição, sendo que o nosso objetivo é continuar a crescer, sobretudo em termos qualitativos. Temos aqui um espaço muito bem localizado e dimensionado, com bons acessos, zonas de estacionamento, uma envolvência favorável, e com grande potencial para multieventos. Foi também distribuído um questionário pelos empresários, para termos o seu feedback, e essa avaliação será também tida em conta”.

Em nome do Município, o Presidente da Câmara deixa agradecimentos às Associações do concelho, ao pessoal da Autarquia, bem como aos empresários, comerciantes e artesãos que marcaram presença, contribuindo todos para que esta segunda edição tivesse ainda mais sucesso.

 

 


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