Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Maio é o Mês do Coração. Unidade de Cuidados na Comunidade realizou rastreios no centro da Vila

2015-05-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Mortágua, em colaboração com a Unidade Móvel de Saúde do Município, levou a efeito uma ação de promoção da saúde junto da população. Esta iniciativa pretendeu assinalar o Mês do Coração.

Uma equipa do Centro de Saúde, constituída pelas enfermeiras Sandra Faia, Joana Ramos e Julieta Ramos, realizou diversos testes, como avaliação da Glicemia Capilar, da Tensão Arterial, do Índice de Massa Corporal, que é a relação entre peso e altura da pessoa, e do Perímetro Abdominal.

As pessoas tinham também a possibilidade de experimentar uma consulta de terapia natural e realizar um e exame de diagnóstico com recurso ao analisador quântico, que é um equipamento que permite a deteção precoce de sintomas e sinais de doença.

A maioria das pessoas contou que foi surpreendida pela presença daquela Unidade e aproveitou para fazer os testes. “Foi por acaso, estava num intervalo do trabalho e aproveitei para ver. Eu já faço este tipo de controle em casa, foi mais para confirmar e também levar a opinião de quem sabe destas coisas”, referiu Maria das Dores Ramos, 64 anos, que acrescentou ainda: “ É uma boa iniciativa, devia acontecer mais vezes”.

Albino Marques, 68 anos, confessou que há muito tempo que não fazia o controle dos níveis de glicemia e da tensão arterial. “Ia a passar, chamou-me a atenção e perguntei se era para todos. De vez em quando é preciso fazer estes testes”.

Sandra Faia, enfermeira da equipa da UCC, referiu que o objetivo da ação “é fazer ensinos em função dos resultados e das dúvidas que as pessoas apresentam”. O rastreio permitiu detetar alguns casos em que as pessoas tinham valores anormais. “Se houver alguma situação que não esteja bem, nós fazemos o aconselhamento para irem ao Centro de Saúde”.

Segundo aquela responsável, a presença da Unidade nestes locais facilita uma maior adesão. “É um teste rápido, não perdem muito tempo e ficam logo a saber se estão bem ou qual foi a evolução desde a última vez que fizeram o controle dos parâmetros. Mas isso não invalida a ida regular ao médico de família”.

As principais recomendações incidiram sobre a dieta alimentar, o exercício físico e a vigilância. “ As pessoas também têm de escolher ter uma vida saudável, é preciso ter essa vontade”, diz. E dá um conselho básico: “caminhar meia hora por dia já é um bom principio. E ao ritmo que cada pessoa conseguir fazer”.

Na ação foram também distribuídos folhetos sensibilizando para hábitos alimentares saudáveis, prevenção da hipertensão arterial e benefícios do exercício físico.

No próximo dia 29 de maio está prevista a realização de uma ação idêntica, a ter lugar no Parque Verde, aberta a toda a comunidade.

A atividade de promoção da saúde abrange vários serviços de proximidade, como a Unidade Móvel de Saúde, que se desloca trimestralmente às povoações do concelho, e a Unidade de Cuidados Continuados ao Domicilio, que presta tratamentos, reabillitação, ensino aos cuidadores e aos utentes. Esta desloca-se de segunda sexta feira, das 8h00 às 20h00, conforme as necessidades dos utentes.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade