Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Júri elegeu Doce “Juiz de Fora”. Doce vai poder ser comercializado.

2015-05-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Dia do Município foi a data escolhida para revelar o vencedor do concurso “Doce de Mortágua”, um desafio lançado pela Câmara Municipal a particulares, pastelarias, padarias, restaurantes, escolas, ou qualquer outro estabelecimento comercial do setor, com sede no concelho.

O concurso teve como finalidade a criação de um produto (doce) de referência para produção intensiva e comercialização, assumindo-se o mesmo como um agente de promoção associado à marca “Mortágua” e de valorização da nossa identidade e diferenciação.

Pretendeu também desenvolver, valorizar e divulgar os produtos endógenos, sabores e saberes locais e dinamizar o setor da restauração.

  
  

Ao concurso apresentaram-se 14 participantes, num total de 22 propostas/receitas, sendo a grande maioria da autoria de particulares. Cada concorrente poderia apresentar até ao máximo de duas propostas.

A vencedora foi a mortaguense Maria Helena Nobre, que fabricou um pastel que mereceu a unanimidade do júri, o qual era constituída por Lígia Santos, vencedora da 1ª edição do concurso da RTP “Masterchef Portugal”, Chefe Ricardo Santos, em representação da Escola de Hotelaria de Coimbra, eOlga Cavaleiro, Confrade Mor da Confraria do Pastel de Tentúgal e Presidente da Federação das Confrarias Portuguesas.

O chefe Ricardo Alves, referiu que todos os elementos do júri reconheceram “muito potencial” no doce vencedor, tanto a nível de aroma, como de criatividade e do processo de confeção em si mesmo.

O doce tem a designação de “Juiz de Fora”, numa homenagem à famosa Lenda que desde tempos imemoriais está associada à história e ao património cultural do concelho.

O doce vencedor pode ser comercializado por pastelarias, padarias, doçarias, restaurantes, e outros comércios do setor do concelho que solicitem autorização para o efeito e que cumpram os requisitos definidos pelo Município de Mortágua, nomeadamente o respeito pela receita vencedora, bem como pelo nome escolhido.

Cumpre felicitar todos os concorrentes que aceitaram este desafio do Município, pelo seu interesse, pela sua ousadia, pela sua criatividade. Segundo o Presidente da Câmara, José Júlio Norte, “todos os participantes merecem os parabéns e são vencedores, destacando o seu exemplo de cidadania e participação no desenvolvimento da comunidade, para além das qualidades culinárias que mereceram rasgados elogios do júri.

O Presidente da Câmara manifestou ainda o desejo de que as restantes ideias sejam aproveitadas pelas pastelarias locais e da região e que este concurso tenha sido uma experiência proveitosa, um incentivo para continuarem a criar e a inovar e uma janela aberta para novas oportunidades de negócio.

Agora o próximo passo é a divulgação e promoção deste doce de Mortágua junto do público, sendo que o Município vai desde já aproveitar a realização da Expomortágua para dar a conhecer aos mortaguenses e aos inúmeros visitantes este novo produto que vem enriquecer e valorizar a nossa oferta turística.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade