Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Desporto 



8ª Maratona BTT Mortágua constituiu renovado êxito em termos desportivos e de promoção do concelho

2015-04-23
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

Realizou-se no passado dia 19 de abril a 8ª Maratona BTT Mortágua, pontuável para a Taça de Portugal XCM. A prova, numa organização conjunta do Velo Clube do Centro e da Câmara Municipal de Mortágua, teve a participação de 675 atletas, dos quais 358 da categoria Promoção e 317 da Taça de Portugal XCM.

Com partida e chegada junto à Praça do Município, a prova foi disputada em três circuitos distintos: Maratona Elite com aproximadamente 100 km, Maratona Curta, com aproximadamente-80 km, e Meia Maratona com aproximadamente 42 km, e divididas por escalões.

O percurso da Maratona Elite, pontuável para a Taça de Portugal XCM, destinava-se a atletas masculinos federados nos escalões de Elite e Master 30/35/40/45. Podiam também participar nesta distância os atletas não federados masculinos classe Promoção nos escalões de Elite e Master 30/40.

A Maratona Curta, também pontuável para a Taça de Portugal XCM, destinava-se aos atletas federados masculinos nos escalões de Master 50/55, femininos nos escalões de Elite e Master 30/40 e Paraclismo masculino. Nesta distância podiam também participar atletas não federados classe Promoção masculinos nos escalões de Master 50 e femininos.

Finalmente a Meia Maratona, destinada a atletas federados de Paraciclismo feminino e atletas não federados classe promoção, nos diversos escalões.

A Maratona percorreu todas as freguesias do concelho, chegando mesmo aos limites da sua fronteira com os concelhos vizinhos, como as zonas de Cerdeirinha, Moura e Linhar de Pala.

Estiveram presentes equipas e atletas individuais de diversos pontos do país, de norte a sul, nomeadamente Loulé, Campo Maior, Viana do Castelo, Gondomar, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Famalicão, Mirandela, Fundão, Almeirim, Viseu, Castro Daire, Mangualde, Vouzela, Águeda, entre outros.

Na prova rainha, a maratona, o vencedor foi David Vaz, da equipa Saertex Portugal /EDAETECH, que fez o percurso em 4h.02m.45s, uma média de 25 km por hora. David Vaz, foi ex-atelta profissional de ciclismo de estrada pela equipa de Mortágua. “Foi uma maratona muito dura, mas para ser da Taça de Portugal é mesmo assim. Tenho que dar os parabéns à organização, estava tudo muito bem marcado, os abastecimentos eram cinco estrelas, trilhos muito bonitos, espero que continuem”.

Na Maratona Curta o mais rápido foi Carlos Lima, da equipa EDV- Viana Cycles, com 3h25m.29s. Tânia Neves, do Clube BTT de Águeda, foi a melhor no setor feminino. “Uma prova muito bonita, levou-nos por trilhos espetaculares, e um percurso cinco estrelas”, referiu a atleta.

Na Meia Maratona o melhor foi Gil Azoia, da equipa Róódinhas Santos Silva, com 1h41m.39s. “Gostei muito, tudo muito bem organizado, percurso bem marcado, pessoal em todos os cruzamentos, uma prova ao nível da Taça de Portugal, sem dúvida”.

Ana Rodrigues, da equipa Real BTT Race, foi a melhor nos setor feminino, com 2h41m.09s. “Muitos bons trilhos, muita segurança. Gostei da experiência, é para repetir”.

Mortágua esteve representada com três equipas na prova,. A Avança/Labialfarma correu na Maratona, por sua vez as equipas da Cascalheira Bike Team e da ACRDFelgueira/Labialfarma, participaram na Meia Maratona. “Já há três anos que participamos em provas, em Mortágua e na região. Isto começou como uma brincadeira e agora é já uma coisa mais séria, mas acima de tudo andamos nisto porque gostamos de btt, pelo convívio, pelo espírito de companhia” , contou Francisco Fernandes, da equipa Cascalheira Bike Team.

No final procedeu-se à entrega dos troféus, que contemplaram os três primeiros classificados de cada escalão, por prova, e da geral absoluta da Meia Maratona e Maratona Elite. Foram ainda entregues troféus coletivos, à equipa mais numerosa e às três equipas melhor classificadas da Taça de Portugal XCM (Elite e Master).

Após a prova os atletas dirigiram-se para a zona das Piscinas/Pavilhão Municipal e Escola Secundária, onde funcionou o apoio logístico a nível de lavagem de bicicletas e banhos. O almoço teve lugar no Pavilhão Municipal.

O Presidente da Câmara, que esteve presente no momento da partida e na cerimónia de entrega dos prémios, referiu que a prova foi um renovado êxito e constituiu um excelente cartaz de promoção do concelho. “Correu tudo muito bem e tenho que dar os parabéns ao Velo Clube do Centro, ao Pedro Silva e à sua equipa de apoio, que mais uma vez organizaram um grande evento desportivo, com muito mérito mas também muito trabalho e esforço. A Câmara Municipal é parceira do evento desde o início e estará sempre disponível para apoiar”.

Segundo Júlio Norte, o evento trouxe animação e movimento ao concelho, e não só do ponto de vista desportivo. “O facto da prova integrar a Taça de Portugal fez com que tivéssemos aqui atletas de norte a sul do país, houve equipas que no dia anterior já cá estavam instaladas e que lotaram algumas unidades de alojamento, e esse acréscimo de movimento é sempre positivo para a economia local”, realçou.

Além disso, a prova foi do agrado geral dos atletas. “Isso naturalmente deixa-nos satisfeitos. Nós queremos que as pessoas que nos visitam levem consigo a melhor imagem do concelho e este evento também é uma forma de promover o que de melhor temos no concelho, a nível das paisagens, dos trilhos, da gastronomia e da arte de bem receber”.  

O Presidente da Câmara destaca ainda o espirito de cooperação e de união de esforços de muitas pessoas e entidades no sentido de realizar um evento de qualidade, englobando nesse desígnio coletivo o Velo Clube do Centro, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as Associações Locais, os Bombeiros, a GNR, as empresas patrocinadoras.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua: Bruno Magalhães vence e Ricardo Teodósio é campeão nacional2021-11-08
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01
Joaquim Silva foi Rei da Montanha e das Metas Volantes no GP Abimota 2021-06-07
Ciclismo. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) vence Classificação das Metas Volantes na Volta a Albergaria2021-05-31
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade