Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



“Ciência Divertida” sensibilizou as crianças do Centro Educativo para as boas práticas ambientais

2015-04-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

As crianças do Centro Educativo de Mortágua receberam no passado dia 8 o projeto "Ciência Divertida", que proporcionou um dia diferente às cerca de 250 crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico. que frequentam aquele estabelecimento de ensino. A ação foi promovida pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Mortágua.

Os monitores da “Ciência Divertida“ realizaram diversas atividades lúdico-pedagógicas que tiveram como mote o Ambiente, tendo sido uma sugestão do grupo de docentes daquele estabelecimento de ensino. Através de vários exemplos práticos, os monitores sensibilizaram os alunos para os conceitos e para a importância dos 3 Rs – Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

Uma das atividades consistiu no “jogo dos balões”, que quis alertar os alunos para a quantidade de lixo que uma pessoa produz normalmente num dia. Calcula-se que cada habitante produz em média 1,2 kg de lixo por dia e mais de 500 quilos por ano.

Outra atividade alertou para a importância da reciclagem dos óleos alimentares, como aqueles que são usados lá em casa para fritar as batatas. Os óleos podem e devem ser reciclados, seja através do depósito nos oleões ou como no caso da experiência que realizaram, podem ser (re)aproveitados para fazer velas, juntando-se e misturando-se um “pó mágico” e depois é só esperar que o líquido (óleo) passe ao estado sólido. Como recipientes para colocar as velas foram utilizados frascos de vidro habitualmente usados nos iogurtes ou nas compotas. E pode-se até escolher a cor e o aroma desta vela ecológica e inovadora. Desta forma, conseguiu-se o reaproveitamento de duas matérias (óleos e vidro), reduzindo ao mesmo tempo a quantidade de lixo ou desperdício.

Numa terceira experiência os alunos aprenderam a transformar pacotes de leite vazios em pequenas carteiras, usando simples técnicas de corte e dobragem do cartão. As carteiras podem ser decoradas a seu gosto e reutilizadas. No final cada criança exibiu orgulhosamente a sua carteira “amiga do ambiente” .

As atividades foram acompanhadas com bastante curiosidade e interesse, com as crianças a responderem às questões dos monitores e a colocarem as suas próprias questões. No final, questionadas sobre se gostaram das atividades, a resposta foi em uníssono e afirmativa.

Como o próprio nome já indica, o projeto Ciência Divertida visa despertar a curiosidade, criatividade e imaginação de crianças e jovens através de atividades interativas, divertidas e educativas, fazendo com que se apercebam do que é a ciência e da sua importância no mundo que nos rodeia, fomentando posturas eticamente responsáveis em termos sociais e ambientais.E privilegiando a componente prática ou experimental: “O objetivo é que os alunos participem nas experiências e aprendam por eles próprios, porque é mais fácil aprender fazendo do que só vendo ou ouvindo”, referiu a monitora Constança Simões.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade