Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Biblioteca Municipal assinalou Dia Internacional do Livro Infantil

2015-04-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 A Biblioteca Municipal assinalou hoje o Dia Internacional do Livro Infantil com vários momentos de leitura dirigidos aos mais pequenos.

A efeméride é uma homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido a 2 de abril de 1805, uma das maiores referências da leitura infanto-juvenil e autor de clássicos como "A pequena sereia", "A vendedora de fósforos" e "A princesa e a ervilha", “A Polegarzinha”, entre tantos outros.

Na parte da manhã a Biblioteca recebeu a visita de um grupo de 22 crianças do Jardim-Escola João de Deus que ouviram contar três histórias: “O traje novo do Imperador”, de Hans Christian Andersen, “O ovo do Ivo”, de David Badford, e “Adivinha os Animais”. As crianças, com idades entre os 3 e os 6 anos, interagiram nas histórias, e no final cantaram os parabéns a Hans Christian Andersen, agradecendo as suas maravilhosas e intemporais histórias, que continuam a encantar miúdos e graúdos.

À tarde foi a vez de 35 crianças do ATL da Santa Casa da Misericórdia ouvirem o conto “Uma história cheia de lobos”, escrito por Roberto Aliaga e ilustrado por Roger Olmos. Nesta história há lobos pequenos e lobos maiores, lobos acordados e lobos dorminhocos, lobos recém-nascidos… e lobos idosos. Lobos de todas as cores: pretos, castanhos, azul-céu…, lobos de óculos e lobos de chapéus, lobos a escrever cartas, lobos a jogar ao lencinho... re(criando) um universo onírico que é o da nossa  imaginação e criatividade!

 

Hans Christian Andersen escreveu peças de teatro, contos, relatos de viagens, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.Na sua época era muito raro livros voltados especificamente para crianças.

Nas suas histórias buscava sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela nova sociedade que se organizava, inclusive apontando os confrontos entre "poderosos" e "desprotegidos", "fortes" e "fracos", "exploradores" e "explorados". Ele também pretendia demonstrar a ideia de que todos os homens deveriam ter direitos iguais.

Hans Christian Andersen esteve em Portugal em 1866, a convite da família O`Neill, tendo visitado Lisboa, Sintra, Setúbal, Palmela, Coimbra e Aveiro. Na narrativa da viagem elogiou a hospitalidade das pessoas e a beleza pitoresca das paisagens de Portugal.

 

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade