Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua aderiu à Hora do Planeta

2015-04-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Mortágua aderiu à iniciativa “Hora do Planeta” que se assinalou no passado dia 28 de março, a nível mundial. Em Portugal foram 116 as localidades que associaram-se a esta iniciativa em prol de um mundo mais sustentável, entre as quais Mortágua.

Entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação dos principais edifícios municipais (Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Pavilhão Gimdesportivo, Piscinas Municipais, Ninho de Empresas), bem como a iluminação do Jardim Municipal, esteve desligada.

O Município lançou também o desafio à comunidade mortaguense, convidando a participar uma sessão de Zumba às “escuras”, que decorreu durante o mesmo período, na Praça do Município. A atividade foi dinamizada pelo grupo de zumba da Cogitar´te e pelas Zumbalinas, e reuniu mais de meia centena de participantes. As escadarias do edifício dos Paços do Concelho foram iluminadas com archotes, por sua vez os participantes ostentaram pulseiras e colares com cores fluorescentes, entre outros acessórios, que criaram um efeito cénico muito interessante.

Consciente da importância de dar um contributo ativo no caminho da sustentabilidade ambiental, o Município de Mortágua subscreveu a declaração de compromisso de contribuir para a defesa do ambiente e de um planeta mais sustentável, associando-se a este gesto simbólico, mas de grande significado.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, “estes exemplos ajudam a despertar a consciência pública para um problema que é sério e que terá graves repercussões no futuro caso não sejam tomadas ações concretas no presente”. E acrescenta. “Todos nós, as instituições, as empresas, os cidadãos, podemos ajudar a travar as alterações climáticas, ´mas para isso é preciso mudar comportamentos e atitudes, praticar simples gestos como desligar as luzes que não são necessárias, utilizar lâmpadas de menor consumo, consultar a informação da eficiência energética quando adquirimos um eletrodoméstico, entre outros. São pequenos gestos que somados por milhões de pessoas fazem toda a diferença”

A Hora do Planeta é uma iniciativa da World Wildlife Found (WWF), uma organização não-governamental, que visa alertar e sensibilizar para o problema das alterações climáticas e para a necessidade de racionalização do consumo de energia elétrica e da gestão eficiente dos recursos naturais, que são escassos.

É hoje reconhecida como a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 7.000 cidades e vilas em 163 países e territórios.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade