Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Setembro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Oficinas de Teatro culminaram com apresentação do espetáculo “Artes de Palco”

2015-03-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 A apresentação de um espetáculo, realizado no passado domingo, no Centro de Animação Cultural, marcou o encerramento das oficinas de teatro Artes de Palco, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal.

Neste espetáculo final a que foi dado o nome Artes de palco... no palco”, os participantes mostraram tudo o que aprenderam ao longo das várias sessões e nas diferentes áreas.

E ficaram evidenciados os bons resultados do trabalho desenvolvido, uma vez que os participantes mostraram uma grande espontaneidade em palco e proporcionaram momentos de puro divertimento a quem estava na plateia, um sinal de que a experiência valeu a pena e produziu frutos.

As oficinas contaram com 30 participantes, com idades que variaram entre o 7 e os 73 anos, sendo a grande maioria crianças. A orientação do workshop pelo grupo NRJ, que resulta da contração dos nomes Neide Simões, Rita Nobre e Gabriela Ferreira. As três jovens estão ligadas ao teatro e trabalham na área da perfomance, nomeadamente na animação de rua.

Ao todo foram quatro sessões, realizadas nos dias 1,8,15 e 22, aos domingos de manhã, tendo cada uma a duração de duas horas. Nas sessões foram abordadas noções gerais de teatro, seguiu-se a formação de grupos de trabalho em três áreas: Representação; Cenografia, Maquilhagem e Figurinos e Improviso.

Em representação do Município, o Vereador Paulo Oliveira dirigiu algumas palavras no final do espetáculo, e afirmou que era uma “boa surpresa” ver tantos jovens a participar nas Oficinas de Teatro, ainda por cima num domingo de manhã, “o que demonstra gosto, vontade e querer”, e felicitou ainda os participantes por terem proporcionado um espetáculo maravilhoso e uma tarde bem passada que divertiu todos os presentes.

Paulo Oliveira afirmou que estas iniciativas são importantes “para criar nos mais novos o entusiasmo e gosto pelo teatro, ajudando a despertar e a descobrir novos talentos”.

Rita Nobre confessou que a adesão superou as expectativas, até porque de início havia poucas inscrições. “No primeiro fim de semana vieram 26 pessoas e no segundo já eram 30. Funcionou um pouco o passa a palavra”, explica.

Segundo Rita Nobre, este tipo de formação é fundamental para incutir nos mais novos o gosto pelo teatro mas também em termos de “postura em palco, disciplina, responsabilidade, trabalho em grupo”.

“Não esperávamos ter tantos participantes e de idades tão diferentes. Notou-se que as pessoas que vieram já tinham algum gosto ou curiosidade, que agora aumentou com este workshop. Acho que num próximo vai ter mais pessoas”, referiu, por sua vez, Neide Simões.

Neide Simões realça o interesse, a motivação, o saber estar, demonstrados pelos mais pequenos, e dá o seu exemplo para dizer: “Eu comecei a fazer teatro com cinco anos e foi a partir dai que o palco me agarrou, até aos dias de hoje. Eu acho que com eles pode acontecer o mesmo”.

Entre as participantes contou-se Ana Rodrigues, que esteve na área da representação. Está habituada a subir ao palco, uma vez que estuda Animação Cultural - vertente Artes do Espetáculo na Escola Superior de Educação de Viseu, frequenta o teatro da Academia de Viseu e atualmente está a estagiar na companhia de teatro ACERT, onde está envolvida num projeto vocacionado para as crianças intitulado “Felizmente há Luar”.

“É muito bom ver que há tantas crianças interessadas no teatro. Acho que esta experiência é uma mais valia para a cultura em Mortágua e devemos fazer mais vezes”.

Depois de tamanha adesão, abre-se a possibilidade de realizar um novo workshop com estas ou outras vertentes, para que o “bichinho” do teatro permaneça vivo.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos - Batalha do Bussaco. Mortaguenses assistiram à representação de “Renascer” - 1º ato.2022-08-29
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal marcaram presença no Encontro Nacional de Autarcas realizado em Viseu2022-09-21
Abertura do novo ano letivo saudado pelo regresso à normalidade. Alunos matriculados aumentaram em todos os níveis de ensino.2022-09-19
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
XCO Irmânia / Taça da Associação de Ciclismo da Beira Alta. Bruno Sancho venceu em casa.2022-09-06
Floresta. Projeto-piloto em Mortágua vai recuperar 600 hectares de área ardida até ao final do ano.2022-09-05


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade