Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Feira da Primavera” marcou início de um ciclo de atividades que celebram a entrada da primavera

2015-03-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

Mortágua está a dar as boas vindas à primavera com um conjunto de atividades culturais que pretende celebrar esta estação do ano associada ao nascimento, à renovação, às flores. A esse ciclo a Câmara Municipal deu a designação de Festival da primavera. O programa teve início no passado dia 21, com a realização da Feira da Primavera, que decorreu no Largo 5 de outubro.

Com um horário alargado (10h00 às 24h00), contou com a presença de perto de 60 expositores/bancas, individuais e de associações locais, representados com variado artesanato, gastronomia e produtos da terra. Estiveram presentes expositores de Mortágua, Santa Comba Dão, Viseu, Coimbra, Coja, Oliveira do Hospital e Seia.

Uma das áreas que se destacava era a dos bolos e doces caseiros, desde os mais tradicionais, como coscorões, velhoses, sonhos, queijadas, broinhas, pão de ló, letria, até às sobremesas mais elaboradas. Para além das amêndoas, Bolo de Cornos, Folar de Páscoa, produtos típicos desta quadra. O mel, o pão caseiro, o queijo da Serra da Estrela, os enchidos, as compotas, os licores caseiros, eram outros produtos expostos. No artesanato a panóplia também era muito abrangente, desde rendas, bordados, acessórios de moda, cestaria ao vivo, entre outros.

Fazendo jus ao colorido da estação, todas as bancas encontravam-se decoradas com flores da época. Foi atribuída uma menção honrosa à banca com melhor apresentação /decoração, que contemplou a Sweet Cork, de Mortágua.

 

Ao longo do dia centenas de pessoas passaram pela praça, sendo que a proximidade entre as bancas e a organização do espaço criaram um ambiente muito agradável e aconchegador, propício para confraternizar.

A partir da tarde a afluência de pessoas aumentou e o ambiente também animou com o desfile da escola de samba Amigos da Tijuca, pertencente à associação de Enxofães, Cantanhede. O grupo desfilou com cerca de 40 elementos, entre bateria e figurantes, e trouxe a alegria e o colorido que caracterizam a estação. Animação que continuou noite dentro com um baile abrilhantado pelo grupo musical Hopus Band, de Mortágua, com muita gente a dar um pé de dança.

O Presidente da Câmara Municipal, que esteve presente no evento, destacou a grande adesão de expositores, a tal ponto que a Câmara Municipal teve que parar as inscrições porque já não havia espaço disponível. Mas também a grande afluência de visitantes, registando-se a circulação de centenas de pessoas durante todo o dia.

“Foi uma primeira experiência e acho que começámos bem. Superou mesmo as nossas expectativas, quer em termos de adesão de expositores quer de visitantes. Tivemos aqui a praça cheia, um ambiente de alegria, e o feedback que nós temos é que as pessoas estão satisfeitas”. O Presidente da Câmara salienta que esta e outras iniciativas que têm sido levadas a cabo dão possibilidade às pessoas de mostrarem o seu trabalho e também fazerem algum negócio. “Este movimento faz mexer com o comércio no seu todo, ajuda a dar vida à nossa terra”.

Face ao sucesso deste primeiro evento, é certo que a Câmara Municipal irá repetir o mesmo no próximo ano, neste ou noutro local. “Vamos agora fazer uma avaliação do evento, para ver que aspetos podem ser melhorados, isso é muito importante. Mas se o mantivermos neste local teremos porventura de repensar alguns aspetos, como o estacionamento e o trânsito de viaturas nesta rua durante o evento, até porque esta praça vai sofrer obras de requalificação a breve trecho. Mas neste momento parece-nos que o balanço é muito positivo”.

Festival da Primavera prossegue com espetáculos em várias localidades do concelho

O seguimento do festival será feito com as associações culturais do Concelho, promovendo espetáculos descentralizados, no âmbito de abranger um leque alargado de localidades. Assim, no dia 29 de março o Coral Juvenil Silvia Marques irá atuar na Felgueira, no âmbito do Festival de Sopas e Petiscos; no dia 11 de abril o Teatro Experimental de Mortágua atuará na Sobrosa; no dia 12 de abril o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores atuará em Cercosa. No dia 19 de abril, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” do Freixo atuará no Carvalhal e a Filarmónica de Mortágua apresenta-se na Marmeleira.O programa festivo encerra no dia 1 de maio com a atuação do Orfeão Polifónico de Mortágua na Gândara.

Todos os espetáculos terão lugar às 15 horas, à exceção do teatro, que subirá ao palco pelas 21horas.

 

Câmara Municipal ofereceu árvores aos visitantes da Feira da Primavera

O dia 21 de março assinalou o Dia Mundial da Árvore. A Câmara Municipal quis também assinalar a data e ofereceu árvores aos visitantes que passaram pela Feira da Primavera. Cada pessoa preenchia uma ficha de apadrinhamento, onde constava os dados pessoais, o nome científico da árvore e uma breve descrição da espécie. Foram oferecidas árvores autóctones, como carvalho, freixo, sobreiro e medronheiro.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade