Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Freguesias do Sobral e de Pala acolheram sessão de divulgação sobre medidas de apoio à agricultura

2015-03-11

A primeira sessão sobre os pagamentos diretos e os apoios ao investimento na agricultura, realizou-se no passado dia 3, na freguesia do Sobral. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal em articulação com a ADICES, tendo o apoio da CALME, do Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS) e da CONFAGRI.

A Eng. Maria José, Técnica do Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS), divulgou as ajudas existentes ao nível dos pagamentos diretos, pequena agricultura, indemnizações compensatórias, prémio de animais (ovinos, caprinos, vacas aleitantes, vacas de leite) e medidas agroambientais. As candidaturas a estas ajudas começaram no dia 2 de março e terminam no dia 15 de maio.

O Presidente da Direção do ADS, Dr. Manuel Florindo, falou dos vários apoios (subsídios de base e prémios) que estão previstos para a pecuária, e salientou o apoio que os jovens agricultores podem obter, desde logo um prémio de 15 mil euros para instalação, podendo ainda buscar até 60% de financiamento através doutras medidas de apoio, que lhes permite cobrir praticamente todo o investimento.

Este responsável destacou a colaboração entre as entidades ali presentes, com o propósito de facilitar a vida aos agricultores, tornar os processos mais rápidos e menos burocráticos.

A Eng. Maria Antónia, da CONFAGRI, lembrou que existe uma verba de mais de 8 mil milhões de euros para a agricultura vindos do Quadro Comunitário e que a região tem de aproveitar ao máximo esses recursos, que doutra forma irão para outras regiões.

Nesse sentido, salientou que estas parcerias entre várias entidades tem um objeto comum, que é criar uma maior dinâmica no acesso e utilização dos fundos comunitários para a agricultura, nesta região, desenvolver as organizações de produtores e promover o desenvolvimento local.

A Dra. Regina Lopes, Coordenadora da ADICES,deu a conhecer as medidas nacionais do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) que a partir de março estão à disposição dos agricultores. Essas medidas referem-se aos apoios na exploração agrícola para investimentos acima de 25 mil euros e aos apoios à transformação e comercialização de produtos agrícolas, em que são elegíveis investimentos acima de 200 mil euros; e aos apoios aos jovens agricultores. Regina Lopes informou ainda que a ADICES irá disponibilizar medidas de apoio à agricultura, geridas pela própria associação, que estarão disponíveis a partir do 2ºsemestre do ano.  

Segundo aquela responsável, o acesso aos fundos comunitários para a agricultura, a nível do território de intervenção da ADICES (Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela), não tem sido o mais interessante, sendo necessário mudar este panorama, de forma que os fundos disponíveis cheguem de facto aos agricultores.

Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, saudou a presença de um número considerável de interessados no tema e destacou a importância dos agricultores estarem atentos a estes apoios “que poderão constituir a última e derradeira oportunidade para realizarem investimentos nas suas explorações e atividades agrícolas aproveitando os fundos comunitários”.

O Presidente da Câmara deixou também a mensagem aos agricultores para que não desistam à partida, incentivando-os a arriscarem, a elaborarem os projetos e apresentarem as candidaturas, porque se o não fizerem é que de certeza não vão receber nada.

Na sua intervenção abordou também a questão da Barragem do Lapão, situada na freguesia do Sobral, que deveria estar a servir uma várzea de excelente qualidade, e deixou a garantia de que o Município irá continuar a bater-se pela reabilitação da barragem.

A segunda sessão, realizou-se na freguesia de Pala, no passado dia 9, tendo o mesmo objetivo, ou seja, informar os agricultores e demais interessados sobre os apoios à agricultura no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural. Nesta sessão marcaram presença o Presidente da Câmara, o Presidente da Junta de Freguesia, técnicos da Adices e do Agrupamento de Defesa Sanitária.

No conjunto das duas sessões registou-se a presença de cerca de 70 pessoas, entre agricultores, técnicos e outros interessados.

Os agricultores podem obter informação especializada junto do Agrupamento de Defesa Sanitária, através do contacto 232 821 936, havendo dias de atendimento para o efeito no concelho de Mortágua, nas instalações da CALME, mediante pré-marcação.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade