Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mercado Municipal acolheu evento dedicado às Malhas, Rendas e Bordados

2015-03-11

Realizou-se no passado dia 7 o segundo mercado temático no âmbito do programa de dinamização do Mercado Municipal, sendo este dedicado às Malhas, Rendas e Bordados. Ao todo estiveram representadas 11 bancas, sendo a maioria individuais, além de três associações (Centro de Atividades Ocupacionais da Sobrosa, Associação Cultural de Vila Nova e Associação de Desenvolvimentos Social de Quilho (ADESQ).

Os artigos expostos, todos confecionados de modo artesanal, à mão, preenchiam uma grande variedade, desde panos de cozinha, cestos em renda, naprons, toalhas, lençóis de linho, jogos de quarto e almofadas, passando pelo vestuário e acessórios, como cachecóis, golas, gorros, camisolas, carteiras, ganchos para o cabelo, pregadeiras, colares. Encontravam-se também expostos trabalhos em arraiolos e rendas de bilros.

Para além do artesanato mais tradicional, estiveram expostos artigos que são já uma combinação do tradicional e do moderno, adaptando as rendas a outras utilizações, mais adequadas aos nossos tempos.

Ou ainda artesanato baseado na reciclagem de materiais que normalmente seriam deitados fora, como garrafas, copos de iogurte, tampas de plástico, que são reaproveitados e decorados com aplicações de tecido, adquirindo novas funcionalidades, servindo como objetos de decoração.

A grande maioria destas pessoas confidenciou que desenvolve estas atividades como forma de ocupação dos seus tempos livres, sendo ainda para algumas um complemento económico.

Entre os expositores sobressaiu um grupo de três senhoras a fazer rendas e bordados ao vivo. “Faz-se um bocadinho à noite enquanto se vai vendo a televisão e no verão também se faz à tarde”, contou-nos Maria Luisa, residente em Vila Nova. Quanto ao destino dos trabalhos, disse-nos: “ fazemos para nós, para os filhos, para oferecer no Natal”.

Sentada ao seu lado, Maria do Céu Almeida, lembra que “antigamente só se usavam sacos de pano, para o pão, para os cereais, para as taleigas da farinha, praticamente para tudo”.

E numa altura em que os sacos de plástico passaram a ser pagos, diz que seria boa ideia voltar aos sacos de pano, apontando as vantagens: “Podem-se lavar e voltar a usar, não vão para o lixo, e é mais saudável para tudo”. E exemplifica: “o pão respira melhor, as sementes desenvolvem-se melhor”.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, e o Vereador Paulo Oliveira, mais uma vez, marcaram presença no evento e trocaram impressões com os expositores, deixando-lhes uma palavra de agradecimento e felicitando o seu trabalho.

O próximo mercado temático realiza-se no dia 4 de abril e será dedicado aos Doces, por ser altura da celebração da Páscoa.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade