Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Divulgação do programa Comércio invest – incentivos à modernização e inovação no comércio

2015-03-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 5, no Ninho de Empresas de Mortágua, uma sessão de divulgação dos incentivos à modernização e inovação no Comércio, no âmbito do programa Comércio invest – 2ª fase de candidaturas.

A sessão foi promovida pela Câmara Municipal em articulação com a Adices, com o apoio do IAPMEI, tendo como destinatários os empresários do comércio do concelho.

Fernando Ribeiro, técnico do IAPMEI, esclareceu os presentes sobre incentivos concedidos, beneficiários, tipo de investimentos abrangidos, condições para elegibilidade dos projetos, despesas elegíveis e não elegíveis, prazos de candidatura e de execução dos projetos, entre outros aspetos.

O programa Comércio invest consiste num sistema de incentivos para a requalificação das micro e pequenas empresas do comércio a retalho, no sentido de valorizar a sua oferta comercial, através da aposta na inovação e da utilização de formas avançadas de comercialização.

São beneficiários as micro e pequenas empresas com atividade principal na divisão 47 da CAE (comércio a retalho), que tenham uma área de venda inferior a 500 m2.

Para efeitos de concessão do incentivo são consideradas as seguintes despesas elegíveis: aquisição de equipamentos e software para suporte da atividade comercial; equipamentos de mobiliário para as áreas de venda ao público; equipamentos de software e conceção de conteúdos destinados a criação e dinamização da presença na Internet; assistência técnica especifica que tenha como objetivo o aumento da atratividade dos espaços de atendimento; certificação de sistemas, produtos e serviços; a criação e proteção da propriedade industrial; requalificação da fachada; remodelação da área de venda ao público no interior do estabelecimento (vitrinismo, design, decoração de interiores); aquisição de toldos ou reclamos para colocação no exterior do estabelecimento; estudos, diagnósticos, conceção de imagem; projetos de arquitetura e das especialidades e processo de candidatura.

Não são elegíveis as obras de ampliação dos edifícios, a remodelação de interiores fora da área de venda ao público, a aquisição de equipamentos que não se destinem a área de venda ao público.

Para terem acesso ao incentivo, os promotores dos projetos têm de reunir um conjunto de condições, como ter a empresa legalmente constituída, possuir licenciamento legal, ter dado início à atividade para efeitos fiscais, dispor de contabilidade organizada, possuir a sua situação regularizada junto da Segurança Social e da Administração Fiscal, apresentar um racio de autonomia financeira igual ou superior a 15%, e necessariamente ter o estatuto de micro ou pequena empresa.O promotor deve apresentar os comprovativos das condições no prazo de 20 dias úteis após a publicação da decisão de concessão do incentivo no sítio na Internet do IAPMEI(22 de julho de 2015).

Relativamente à matéria mais importante, os incentivos a conceder são de 40% sobre as despesas elegíveis, sendo um subsidio concedido a fundo perdido e até ao limite máximo de 35 mil euros.

Além deste apoio, os projetos podem obter um prémio de boa execução, que se traduz numa majoração de 5% sobre o valor do incentivo concedido, o que significa que o teto máximo do incentivo pode atingir os 36.750 euros.

Adicionalmente, como complemento ao incentivo, os promotores dos projetos aprovados podem aceder, se assim entenderem, a uma linha de crédito, que pode ir até 160 mil euros por empresa, com um limite máximo por projeto.

O prazo de execução dos projetos é até 12 meses após a publicação da decisão (com mais uma tolerância de três meses).

O prazo para apresentação das candidaturas termina a 27 de março. É necessário fazer o registo da candidatura e a confirmação da mesma através da efetiva submissão do formulário. Os interessados podem obter mais informações e esclarecimentos através dos seguintes contactos: www.iapmei.pt; info@iapmei.pt; Linha Azul IAPMEI – 808 201 201. Podem também contactar o Gabinete de Apoio ao Empreendedor do Município, situado no Ninho de Empresas.

Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara referiu que o objetivo da iniciativa é divulgar os incentivos existentes para o setor do comércio e apoiar as pequenas empresas, e destacou o seu peso no tecido económico local. Por outro lado, incentivou os empresários a aproveitarem as verbas do Quadro Comunitário 20-20 para modernizarem o seu negócio, dado que poderá constituir uma última oportunidade em termos de volume de fundos disponíveis.

Referiu ainda que os comerciantes podem contar com a colaboração da Câmara Municipal, nomeadamente através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, bem como da Adices, no esclarecimento de eventuais dúvidas.

 

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade