Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua com a mais baixa taxa de desemprego entre os concelhos da região, segundo dados oficiais relativos a janeiro de 2015

2015-03-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O concelho de Mortágua registava em janeiro de 2015 a mais baixa taxa de desemprego entre os concelhos da região, cifrando-se em 6,8%, revelam dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Esta taxa é calculada com base no número de desempregados inscritos no IEFP e a população economicamente ativa.

Nos concelhos mais próximos as taxas de desemprego registadas foram as seguintes: Tondela – 8,4%, Santa Comba Dão – 11,7%, Carregal do Sal – 14,7%, Penacova – 8,2%, Mealhada – 8%.

Mortágua foi também um dos poucos concelhos a registar, no último trimestre de 2014 (Outubro-Dezembro), uma descida consecutiva da taxa de desemprego, passando de 8,5% para 8,2% e 7,5%, estando agora nos 6,8%.

A taxa de desemprego no concelho é muito inferior à média nacional que é de 13,8%, segundo os últimos números.

Segundo o Presidente da Câmara, José Júlio Norte, estes dados são positivos e um indicador de que a economia local está a resistir e a dar a volta por cima à crise, mas salienta que o combate ao desemprego exige uma luta sem tréguas. “ É a nossa grande preocupação, porque emprego significa também qualidade de vida dos cidadãos e um território mais inclusivo e sustentável”.

No entanto, adianta que não se pode ter a ilusão de que se consegue resolver todas as situações de desemprego, porque nem sempre o perfil do desempregado se enquadra nas necessidades do mercado de trabalho, destacando a importância da formação e requalificação.

O Presidente da Câmara refere a aposta do Município no apoio às empresas, uma vez que são elas que arriscam, investem e criam postos de trabalho.

E reafirma o compromisso do Município de promover as melhores condições que contribuam para a fixação, crescimento e desenvolvimento das empresas. A ampliação do Parque Industrial traduz essa aposta no apoio às empresas e na criação de mais emprego, tendo a Câmara Municipal já iniciado o processo para a aquisição de 150.000 m2 de terrenos, numa primeira fase.

Com este investimento pretende-se dar resposta eficaz aos nossos empresários, cujos pedidos de terrenos para as suas unidades já ultrapassam os 80.000m2.

Este apoio ao tecido empresarial estende-se também às empresas que estão localizadas fora do Parque Industrial, distribuídas pelo concelho.  

As perspetivas de crescimento das nossas empresas estão consubstanciadas nos vários projetos de investimento que já são conhecidos, alguns dos quais já tiveram início.

A Labialfarma vai ampliar a sua unidade farmacêutica na Felgueira, a FHC pretende ampliar a sua unidade no Parque Industrial, prevendo um investimento de 25 milhões de euros, a TRIA adquiriu as instalações da antiga Fabriconsor, prevendo um investimento de 2,5 milhões de euros, a Vidraria de Mortágua tem um projeto de investimento de 1,5 milhões de euros, a Sociedade Agrícola Boas Quintas tem um projeto de investimento numa nova Adega, na Gandarada, a Morgráfica está a instalar-se no Parque Industrial. Outras empresas já manifestaram interesse em se instalar no Parque Industrial. Projetos que representam, potencialmente, a criação de várias dezenas de postos de trabalho.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade