Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



“Semana das Profissões” apoia alunos na definição das suas opções vocacionais e profissionais

2015-03-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Está a decorrer a Semana das Profissões, uma iniciativa dinamizada pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Mortágua. A iniciativa dirige-se aos cerca de 150 alunos inscritos no Serviço de Orientação Escolar e Profissional, de vários níveis de ensino.

Uma das atividades habitualmente inserida na Semana das Profissões são os “Painéis de Profissionais”, que decorreu nos dias 2 e 3, no Salão Polivalente da Escola Básica 2/3.

Ao longo dos dois dias, seis profissionais, Engenheiro Informático, Psicólogo Criminal, Investigadora/Bióloga, Economista, Terapeuta Ocupacional, Intérprete de Língua Gestual, falaram da sua profissão para uma plateia constituída por alunos do 8º. 9º, e 12º ano. Os profissionais foram escolhidos após uma consulta aos alunos.

Na primeira pessoa, os profissionais falaram da sua profissão, descrevendo as atividades e funções desenvolvidas, as características pessoais essenciais para o desempenho da profissão, o ambiente e a rotina diária no local de trabalho, os aspetos mais e menos agradáveis do seu trabalho.

Na sua apresentação os profissionais fizeram ainda referência ao percurso de formação escolar e profissional que tiveram de fazer para ingressar na profissão, aos motivos que os levaram à escolha da profissão e abordaram a atual situação do mercado de trabalho/emprego na sua área, ao nível da procura e oferta, oportunidades, saídas profissionais e perspetivas de evolução.

Nas suas intervenções, os diferentes profissionais foram consensuais ao referir o gosto e a paixão que sentem pela sua profissão, da sua realização pessoal e profissional, aludindo também à necessidade de formação e atualização constante para poder acompanhar a evolução, o que se torna um desafio aliciante.

O Diretor do Agrupamento de Escolas, Rui Parada, como mensagem aos alunos, pediu-lhes para acreditarem e sonharem, serem disciplinados e estarem focados naquilo que querem para o seu futuro. E a aproveitarem os conselhos deixados pelos profissionais, sublinhando que esta iniciativa pretende apoiá-los, no sentido de que venham a fazer as melhores opções quanto ao seu futuro e possam alargar os seus horizontes.

O Presidente da Câmara, José Júlio Norte, marcou presença nos dois painéis e sensibilizou os alunos para os desafios de um mercado de trabalho globalizado e cada vez mais competitivo, dizendo-lhes que não há nenhuma fórmula mágica para conseguir emprego. “Só com trabalho, determinação e esforço é que se consegue alcançar sucesso na vida”. E incentivou os alunos a seguirem o exemplo dos profissionais ali presentes, lembrando que quatro deles foram estudantes nesta escola. “Foram alunos como vocês, obtiveram a sua formação e hoje estão aqui a falar da sua atividade profissional. Eles são a prova de que o trabalho e o esforço compensa e que vale a pena investir no estudo, na formação”.

O Presidente da Câmara referiu que nem todos têm de ser doutores, mas salientou que a aquisição de competências é fundamental. “Podem seguir outras vias, pensarem numa entrada mais imediata no mercado de trabalho, mas no mínimo têm de possuir uma formação especializada. Hoje fala-se sobretudo em competências e não tanto no curso A ou B, porque isso pode não bastar”.

Lembrou aos alunos que os tempos atuais são muito diferentes daqueles que marcaram a sua geração. “No tempo em que eu me formei, há mais de 30 anos, praticamente todas as pessoas que saiam da Universidade tinham cá fora um emprego à espera, hoje a realidade é completamente diferente. Essa garantia já não existe e hoje os desafios são maiores e mais difíceis”.

E deixou o conselho aos alunos: “não se distraiam, sigam aquilo que gostam mas estejam também atentos à realidade, aquilo que vos espera lá fora, e com consciência e ponderação tomem as melhores decisões”.

Referiu que algumas empresas farmacêuticas instaladas no concelho são obrigadas a recrutar pessoas de fora porque não encontram profissionais para as áreas pretendidas, apontando como exemplo de uma área de futuro no concelho.

Como mensagem final, exortou os alunos a aplicarem-se nos estudos, a trabalharem, dizendo-lhes, “é agora que vocês começam a preparar e a decidir o futuro”.

A Semana das Profissões teve início no passado dia 27 com uma sessão sobre Técnicas de Procura Ativa de Emprego, dinamizada pelo Centro de Emprego e Formação de Coimbra.

No dia 4 os alunos vão realizar uma Visita de Conhecimento à empresa Recypolym, situada no Parque Industrial, que se dedica à reciclagem de polímeros.

A Semana das Profissões termina no dia 5 com Mesas Redondas sobre Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais, dirigidas aos alunos do 8º e 9ºano.

 


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade