Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Município promoveu ação de divulgação sobre apoios no acesso ao Ensino Superior, no âmbito da Ação Social Escolar

2015-03-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

 

A Câmara Municipal levou a efeito no passado dia 25 uma ação de divulgação sobre os apoios sócio-económicos no acesso ao Ensino Superior, dirigida aos alunos do 11º e 12º ano do Agrupamento de Escolas de Mortágua.

Ana Cristina Gonçalves, Assistente Social da Câmara Municipal de Mortágua, prestou informações e esclarecimentos sobre as candidaturas às Bolsas de Estudo, atribuídas quer pelas Universidades/Institutos Politécnicos quer pela própria Câmara Municipal.

O objetivo desta ação é que os alunos estejam sensibilizados para os apoios que existem, de forma a que os fatores económicos não sejam determinantes ou impeditivos no acesso e frequência do Ensino Superior, ou simplesmente na escolha da Universidade, do local de estudo.

Dirigiu alguns conselhos aos alunos, alertando para a necessidade dos processos de candidatura serem instruídos atempadamente, para que mais rapidamente possam receber o valor da Bolsa no momento de pagar as primeiras prestações das propinas, bem como estarem atentos à notificação (via telemóvel ou email) das Universidades e não deixarem passar os prazos de candidatura.

Lembrou que também a Câmara Municipal, desde 1995, atribui Bolsas de Estudo a estudantes do concelho, sendo que este apoio, em certas situações atendiveis, pode ser cumulável com a Bolsa de Estudo concedida pela Universidade.

No entanto, havendo já uma candidatura à Bolsa numa instituição de Ensino Superior, a Câmara Municipal só pode avaliar e tomar uma decisão relativamente às Bolsas que concede depois de saber a resposta dada pela Universidade, o que explica por vezes o atraso nos processos, explicou.

informou ainda que as Bolsas de Estudo são atribuídas anualmente, o que quer dizer que um aluno pode ser contemplado num ano e noutro não, ou vice-versa, dependendo das alterações na situação sócio-económica familiar.

No final Ana Gonçalves deixou a mensagem aos alunos, dizendo, “não desistam de prosseguir os vossos estudos, o vosso sonho”, lembrando que apesar de todas as dificuldades no mercado de trabalho, quem possui uma formação superior tem objetivamente mais portas abertas, mais oportunidades de emprego, sendo um dado factual. E que devem aproveitar os apoios, não tendo nada a perder.

Referiu ainda que em caso de quaisquer dúvidas ou dificuldades no processo de candidatura às Bolsas de Estudo, podem contar com o apoio da Câmara Municipal, através do Centro de Recursos, do Gabinete “Da Escola, Agarra a Vida” ou ainda do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (Viseu ou Coimbra).

Os alunos consideraram que a informação e os esclarecimentos prestados foram cabais e úteis, não havendo por isso muitas questões a colocar. Alguns professores comentaram a iniciativa, afirmando que é importante para que os alunos possam pensar e decidir o seu percurso académico e profissional, felicitando por isso a Câmara Municipal.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade