Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Biblioteca Municipal comemorou 11º aniversário com Música e Poesia

2015-03-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

 

A Biblioteca Municipal assinalou o seu 11º aniversário com o espetáculo “Palavras Musicadas”, no passado dia 28 de fevereiro, o dia oficial da sua inauguração. O evento teve lugar no Centro de Animação Cultural e integrou momentos de poesia e de música, intercalados entre si, a que assistiram cerca de duas centenas de mortaguenses.

A leitura de poesia esteve a cargo das jovens Joana Miranda, Ana Beatriz e Gabriela Almeida, que foram as vencedoras da 4ª edição do concurso de Poesia Bleuet International, em que a Biblioteca Municipal foi a Comissária.

Ricardo Vicente musicou e interpretou os poemas “Sou” de autoria de Bárbara Santos e “Fingimento” de Gabriela Semedo. Estes poemas fazem parte da coletânea de Poesia “Dizer com o Coração”, um livro editado pelo Município em 2010, dando a conhecer os jovens poetas do concelho. Interpretou ainda o poema com o título “Amante”, do poeta Arnaldo Silva, um dos poetas que esteve presente na comemoração do 9º aniversário da Biblioteca Municipal.

Foi um momento em que a poesia e a música deram as mãos, numa união perfeita, dando pleno sentido à designação do espetáculo -“Palavras Musicadas”.

Mas não só os mais novos deram voz às palavras. Octávio dos Santos, 77 anos de idade, residente em Vale de Açores, subiu ao palco para declamar um dos poemas que integram o livro de Poesia “Ribeira da Saudade”, lançado por si, ainda recentemente. Um livro profundamente pessoal, resultado de vivências de um “homem simples, curioso, sabedor, persistente e lutador”. Um livro que reflete a saudade de uma infância vivida com alma e coração.

A música faz-se com sons... e palavras. O grupo Cracking Shells, formado por jovens músicos de Mortágua, interpretou vários temas de música portuguesa e ainda acompanhou as atuações das jovens Andréa Lennon, Rafaela Monteiro e Luisi Martins, que foram as três primeiras classificadas no 1º Festival da Canção Jovem realizado em setembro passado, numa organização do Orfeão Polifónico de Mortágua. Músicos promissores e três brilhantes vozes que confirmam todo o talento e potencial dos nossos jovens.

Foi passado um vídeo gravado ao estilo de uma visita guiada, levando o público a conhecer os vários espaços da Biblioteca, a sua organização, os conteúdos disponibilizados, o trabalho dos funcionários, incluindo também algumas entrevistas a leitores/utentes. Um filme que ajudou a ilustrar a multidisciplinaridade, a riqueza documental, o conforto, que caracterizam aquele espaço, e convidando o público a usufruir do muito que tem para ver, ler e pesquisar.

O Presidente da Câmara Municipal, José Júlio Norte, dirigiu algumas palavras alusivas ao momento, saudando a presença do público e felicitando a “equipa” da Biblioteca pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos, bem como a “equipa” de funcionários da Câmara que esteve envolvida na organização do espetáculo. Destacou o facto de ter sido um espetáculo “feito com a prata da casa, com os nossos jovens, com a sua imaginação”, que se traduziu num serão muito agradável.

Dirigiu ainda uma palavra especial para o Sr. Octavio Santos, pelo seu exemplo de vida e por mostrar que não há limite de idade para criar e sonhar. Mas também ao jovem apresentador, o João, que há 10 anos foi o campeão de requisições de livros na Biblioteca Municipal. Um feito que mereceu rasgado elogio do Presidente da Câmara, dizendo a propósito, “passamos demasiado tempo agarrados a computadores, ipad`s, tablets, também é importante visitar a Biblioteca, ler livros”.

Finalizou deixando palavras de agradecimento a todos os que participaram no espectáculo, e ainda palavras de incentivo, para que a cultura em Mortágua seja cada vez mais viva e dinâmica.

O espetáculo não haveria de terminar sem cantarem-se os parabéns à Biblioteca e cortar o bolo de aniversário, o qual estava decorado com 10 pequenos livros, cada um com uma letra, formando a palavra “biblioteca” e outro com o número do aniversário. Toda a plateia foi convidada associar-se ao momento simbólico, porque a biblioteca é de todos e constrói-se diariamente com todos.  

Integrado ainda na comemoração, esteve patente no Centro de Animação Cultural (Sala de Exposições) uma mostra dos trabalhos elaborados pelas crianças do Agrupamento de Escolas de Mortágua que participaram na Oficina das Árvores e dos Avós, outra das atividades que marcaram o aniversário da Biblioteca Municipal.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade